65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 6. Recursos Florestais e Engenharia Florestal
COMPARATIVO DA CLASSIFICAÇÃO MECÂNICA DA MADEIRA DE PEÇAS ESTRUTURAIS, ORIGINAL E SUBSTITUÍDA, DE UMA CASA CONSTRUÍDA NO SÉCULO XVIII
Wilson de Souza Barbosa - Engenheiro Florestal – UFRPE
Thiago Maurício de Moraes - Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas – CODAI
Marcelo Nogueira - Prof. Dr. - Depto.de Ciência Florestal - UFRPE
INTRODUÇÃO:
A identidade de uma cultura é um bem valioso que torna dinâmica as alternativas de realização da sociedade, fazendo da preservação do patrimônio cultural um serviço de importância social.
A maioria dos problemas relacionados à solidez e à durabilidade da madeira é encontrada com muita frequência nas estruturas de prédios históricos. Como suas patologias são de difícil visualização, é de extrema importância à utilização de um método que permita avaliar as condições internas das peças sem destruí-las.
A Casa-Grande da Fazenda Cachoeira do Taepe está localizada no município de Surubim /PE à 120 km de Recife e distando aproximadamente 10 km da sede do município. Pouco conhecida até o final dos anos setenta, quando foi identificada pelo Plano de Preservação dos Sítios Históricos do Interior, elaborado pela FIDEM. Constitui raro exemplar de arquitetura, tendo sido por isso, tombada em nível federal, em 1980, tendo sido construída provavelmente no início do século XVIII.
A velocidade ultrassônica é um bom parâmetro para avaliar a degradação biológica da madeira no seu estágio moderado. Uma diminuição de 50% na velocidade indica um decréscimo de 60% no módulo de elasticidade.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliar qualitativamente pelo uso do ultrassom peças estruturais de uma casa construída no século XVIII, fazendo o comparativo de peças originais Aspidosperma pyrifolium Mart com peça de Eucalyptus sp substituída recentemente devido ao processo de degradação avançado de umas das peças originais da edificação.
MÉTODOS:
Na obtenção do tempo de propagação da onda ultrassonora, foi utilizado equipamento marca Steinkamp, modelo BP-7, de fabricação alemã, e transdutores piezoelétricos planos de frequência 45kHz.
Os ensaios foram realizados medindo-se o tempo de propagação da onda ultrassonora e, posteriormente, no laboratório calculou-se a velocidade de propagação para cada peça de madeira.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Para as peças originais que fazem parte da sustentação das vigas do teto, em sua grande maioria apresentaram valores para velocidades de propagação próximos a 2.000 m/s. Por serem de peças de madeira mais densa, o esperado seria que os valores para a velocidade próximo ao encontrado, para as peças em bom estado de conservação.
Em virtude de um desprendimento do barro da parede de fechamento da edificação, em virtude do rompimento de uma das vigas estruturais, a título de comparação, monitorou-se o pilar de sustentação que serve atualmente como escora da viga 3 do teto, observou-se que, os valores das velocidades de propagação da onda ficaram em torno de 1500 m/s, valores inferiores aos observados nos outros pilares de sustentação.
CONCLUSÕES:
Por tratar-se de uma peça de Eucalyptus sp., o valor encontrado na peça substituída é bem abaixo do encontrado pelas peças originais, pelo fato de que, no restante da edificação, a madeira nativa original faz parte da estrutura de cobertura, apresentando valores na velocidade de propagação e consequentemente de resistência mecânica muito superiores.
Palavras-chave: Ultrassom, Patrimônio Estrutural, Peça.