65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 1. Astronomia - 5. Astronomia do Sistema Solar
Análise dos conteúdos de astronomia em livros didáticos do ensino fundamental
Marcela Martins Pereira - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
José Ramon Dantas de Medeiros - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
INTRODUÇÃO:
O estudo da astronomia é fundamental para o entendimento da construção e desenvolvimento da ciência. Acontecimentos recentes, como a queda e explosão de meteorito na Rússia, em 15 de fevereiro do corrente ano, deixando quase mil pessoas feridas e o asteróide 2012 DA14, que passou perto da Terra no mesmo dia, despertaram muita curiosidade na população, especialmente nas crianças e jovens. Este fato deveria servir de incentivo para o estudo da astronomia por parte dos professores. Entretanto, um levantamento realizado em escolas públicas de Teófilo Otoni/MG, apontou que apenas uma pequena fração dos docentes aborda esse tema. Por outro lado, o desenvolvimento da tecnologia tem proporcionado o acesso rápido e fácil às informações, principalmente por meio de programas televisivos ou da internet. Com isso, o aluno acaba achando as aulas cada vez menos interessantes e o professor, desmotivado por diversas razões, termina por enxugar cada vez mais os conteúdos lecionados, dentro das possibilidades permitidas pela flexibilização curricular. Em razão disso, o que se observa é que muitas crianças e jovens ignoram completamente assuntos básicos, como por exemplo, quais as causas das estações do ano, o que são as 4 fases da Lua, ou mesmo quais os movimentos que a Terra e a Lua apresentam.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho teve por objetivo analisar os livros didáticos de escolas públicas da cidade de Teófilo Otoni/MG com respeito a conteúdos de astronomia no ensino básico.
MÉTODOS:
O trabalho inicial consistiu em percorrer as escolas do ensino fundamental da cidade de Teófilo Otoni em busca dos livros didáticos utilizados pelos professores durante suas aulas. A tarefa seguinte foi a de buscar textos e trechos que abordassem temas relacionados à astronomia. Cada texto foi analisado cuidadosamente de modo a investigar tópicos abordados de forma similar por diferentes autores. Temas que envolviam qualquer discussão a respeito do sistema Terra-Lua foram avaliados e os modelos foram produzidos como forma de melhor visualizar as situações abordadas nas bibliografias analisadas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Dois dos livros analisados obtinham informações a respeito da visualização da Lua em apenas uma de suas faces com justificativas que necessitaram um estudo mais particular. De acordo com uma das bibliografias, 'A Lua gira em torno da Terra, atraída por sua força de gravidade. Esse movimento dura exatamente o mesmo tempo que ela leva para dar uma volta em torno de si própria. É a combinação desses dois movimentos que faz com que a Lua mantenha sempre a mesma face voltada para a Terra'. No outro livro observa-se o seguinte trecho: 'O movimento de rotação é o movimento que a Lua realiza em torno de seu eixo imaginário. A duração desse movimento é aproximadamente a mesma do movimento de translação. Em vista disso, a Lua somente nos mostra uma de suas faces'. Nessas duas afirmações observa-se que os autores atribuem o fato de observarmos sempre a mesma face da Lua à combinação dos movimentos de rotação e translação, de forma sincronizada, ou seja, no mesmo intervalo de tempo. Entretanto, o trabalho mostrou que, se nada for dito a respeito do sentido do movimento, existem dois modelos que atenderiam a condição de sincronismo, mas não a de se ver a mesma face sempre, indicando claramente um conceito incompleto.
CONCLUSÕES:
O estudo apontou que a simplificação de certos conceitos pode conduzir a erros ou interpretações duplas de certas afirmações. A necessidade de facilitar o ensino no ciclo básico pode trazer prejuízos enormes para a compreensão dos conteúdos e limitar a capacidade de raciocínio do aluno. Os livros didáticos tem procurado simplificar os conteúdos abordados com a justificativa, dentre outras coisas, de melhorar a didática. Por outro lado, os docentes não se sentem à vontade, ou não acham importante, abordar temas relacionados à astronomia. Com isso, questões da atualidade como a vida de astronautas em órbita ou a possibilidade de, em breve, se fazer viagens espaciais durante as férias, ficam apenas para as redes de televisão. Por fim, pode-se observar que algumas questões, como o referencial por exemplo, que não são abordadas no ensino fundamental, deveriam ser tratadas como forma de estimular o pensamento e a capacidade de abstração do estudante.
Palavras-chave: Ensino de Astronomia, Sistema Terra-Lua, Rotação e revolução.