65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 5. Enfermagem Pediátrica
DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE EDUCATIVO PARA CONSTRUÇÃO DA ATITUDE CIDADÃ NA CRIANÇA NO ACIONAMENTO DE SERVIÇOS DE URGÊNCIA
Bianca Rafaela Correia - Depto. de Enfermagem - UFPE
Eudanúsia Guilherme de Figueiredo - Depto. de Enfermagem - UFPE
Rosalie Barreto Belian - Profa. Dra./Orientadora - Depto. Medicina Clínica - UFPE
INTRODUÇÃO:
O trote telefônico constitui uma ligação anônima feita com o intuito de zombar de quem está do outro da linha. Apesar de parecer uma brincadeira inocente, os trotes quando direcionados ao serviço de urgência pré-hospitalar móvel, podem trazer sérias consequências, desde congestionar as linhas telefônicas, até causar saídas indevidas de ambulâncias.
O Ministério da Saúde já reconhece o trote como problema para o serviço Pré-Hospitalar Móvel (SAMU 192) e aponta as crianças como as principais autoras. Em 2011, só no estado do Espírito Santo, 80% das ligações para o 192 eram trotes. Em Recife, só em 2008 os trotes corresponderam a 79% de todas as chamadas telefônicas realizadas a este serviço.
A falta de atitude cidadã da criança em situações de urgência é um reflexo de uma construção mais geral que permeia todo o conteúdo abordado durante o ensino fundamental que é a formação do cidadão.
Os jogos educacionais são grandes aliados na educação por modificarem a dinâmica do ensino, as estratégias educacionais e o comprometimento aluno e professor. Os avanços das tecnologias de softwares facilitaram o processo de construção de jogos educacionais eletrônicos, permitindo a inclusão desta ferramenta no ensino infantil.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Considerando a importância dos jogos eletrônicos no processo de ensino-aprendizagem, o presente trabalho objetiva construir e validar uma proposta de jogo eletrônico educativo infantil para apresentação do Sistema Único de Saúde (SUS) e estimular o exercício da cidadania no acionamento dos serviços de urgência.
MÉTODOS:
O estudo foi do tipo descritivo com abordagem qualitativa. O jogo foi desenvolvido para crianças de 7 a 10 anos, em forma de tabuleiro virtual abordando três temas principais: reconhecimento do SUS, o papel e o acionamento do SAMU e a construção da solidariedade entre indivíduos. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal Vila Sésamo da Prefeitura do Recife junto a professores comunitários do Programa Mais Educação. Para coleta de dados utilizou-se a técnica do Grupo Focal Foram utilizadas duas perguntas condutoras: “você faria alterações nos passatempos ou inseriria outros jogos?” “ você acha que este jogo vai permitir que a criança reflita sobre a importância de utilizar os serviços de saúde (como o SAMU) de forma consciente e responsável?”. As respostas foram gravadas em áudio e contou com um observador externo para realizar anotações complementares quanto a comportamentos e gestos dos participantes. Para transcrição e organização do Discurso do Sujeito Coletivo, foi utilizado o programa qualiquantisoft versão 1.3c. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob CAAE nº.0111.0.236.000-11 e os participantes concordaram em participar do estudo através da assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Após as pesquisas feitas, foi construída uma proposta de jogo educativo infantil abordando os conceitos de solidariedade e cooperação no acionamento dos serviços de saúde de urgência. O jogo em formato de tabuleiro está estruturado a partir de três temas: o Sistema Único de Saúde (SUS), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o exercício da cooperação e solidariedade. No contexto destas três temáticas, são apresentados, à medida em que se avança nas casas do tabuleiro, cenários de contextualização, situações-problemas e passatempos.
Das respostas dos educadores, foram extraídas cinco Idéias Centrais: Inserir no jogo a problemática das conseqüências do trote - É relevante apontar as conseqüências que um trote telefônico pode acarretar; aproximar o jogo da realidade da criança – o jogo permite uma aproximação com situações reais do cotidiano promovendo uma reflexão quanto a vulnerabilidade às situações de urgência; disponibilizar material impresso para criança – devido ao uso restrito das crianças a computadores; a temática pode estimular a participação dos pais - a contribuição dos pais também implica na participação no processo educacional da criança; o jogo utilizado como estratégia de ensino problematizador para promover reflexão sobre o tema.
CONCLUSÕES:
A construção de um jogo eletrônico educativo infantil poderá apresentar à criança de forma lúdica o SUS e promover o exercício da cidadania através do raciocínio crítico-reflexivo no ato de jogar.
A temática do trote é atual e oportuniza a discussão do processo de cooperação entre as crianças, essencial no desenvolvimento da cidadania saudável.
Os professores comunitários ressaltaram a importância do jogo conter situações do cotidiano das crianças aproximando-as de suas realidades. Afirmaram também que a utilização de material impresso sobre o tema favoreceria a consolidação do conhecimento e que o jogo poderia estimular a participação dos pais.
Os recursos tecnológicos nas instituições educacionais exige do professor o domínio da ferramenta para possibilitar a construção do conhecimento de forma lúdica e divertida.
É necessário que o jogo seja validado na prática, através da utilização pelas crianças no laboratório escolar, aplicado como ferramenta para auxiliar o professor na problematização do tema.
Palavras-chave: Educação em Saúde, Jogos educacionais, Unidades Móveis de Urgência.