65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 7. Fisiologia - 3. Fisiologia de Orgãos e Sistemas
AÇÃO DA SUPLEMENTAÇÃO COM L-ARGININA E L-ALANINA SOBRE A ADIPOSIDADE E SECREÇÃO DE INSULINA EM CAMUNDONGOS OBESOS-MSG
Thiago dos Reis Araujo - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus UFRJ-Macaé, Macaé, RJ
Israelle Netto Freitas - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus UFRJ-Macaé, Macaé, RJ
Junia Carolina Santos-Silva - Departamento de Biologia Estrutural e Funcional, UNICAMP, Campinas, SP
Jean Francisco Vettorazzi - Departamento de Biologia Estrutural e Funcional, UNICAMP, Campinas, SP
Rosane Aparecida Ribeiro - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus UFRJ-Macaé, Macaé, RJ
INTRODUÇÃO:
A obesidade é considerada um dos mais graves problemas de saúde e resulta do desequilíbrio no metabolismo energético, onde o ganho de energia excede seu gasto. O aumento da adiposidade está associado ao desenvolvimento de hipertensão, doenças cardiovasculares e principalmente do diabetes do tipo 2 (DM2). O glutamato monossódico (MSG) quando administrado em roedores no período neonatal provoca lesões hipotalâmicas e a ocorrência da obesidade. Roedores MSG são hiperinsulinêmicos, intolerantes à glicose, resistentes à insulina e dislipidêmicos. Diferentes planos terapêuticos e estratégias preventivas são utilizadas na tentativa de tratar a obesidade. Dentre eles destaca-se a suplementação com o aminoácido L-arginina (Arg). A Arg é precursora para síntese de óxido nitrico, sendo essencial para a função cardiovascular, processos de divisão celular, cicatrização e tem demonstrado potencial na redução da obesidade, melhora da homeostase da glicose, e portanto, do DM2.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Nosso objetivo foi avaliar o desenvolvimento da obesidade, tolerância à glicose e secreção de insulina em camundongos MSG suplementados com Arg ou L-alanina (Ala).
MÉTODOS:
Camundongos neonatos machos da linhagem C57Bl/6J receberam injeções subcutâneas de MSG [4g/Kg peso corporal (PC), grupo MSG] ou salina (1,25g/Kg PC; controle: CTL), durante os 6 primeiros dias de vida. Aos 30 dias de vida os camundongos foram distribuídos nos grupos: CTL e MSG; CTL ou MSG suplementados com 2,55% de Ala adicionado à água de beber (CAla e MAla, controles isonitrogenado); e tratados com 1,51% de Arg (Carg e MArg). Aos 90 dias, procedeu-se o teste de tolerância à glicose (GTT). As ilhotas pancreáticas foram isoladas pelo método da colagenase para avaliação da secreção de insulina em resposta à diferentes concentrações de glicose. Resultados foram analisados por ANOVA de uma via seguida de Newman-Keuls, P<0,05 foi adotado como critério de significância.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Camundongos MSG apresentaram elevação de 66% no total da glicemia durante o GTT comparado aos CTL. A suplementação com Ala ou Arg não alteraram esse parâmetro. Camundongos MSG tiveram maior índice de Lee (338±5), peso das gorduras retroperitoneal (15,5±1,9mg/g PC) e perigonadais (44,5±3,1mg/g PC) em relação aos CTL (316±4; 2,5±0,4 e 8,8± 1,1mg/g PC, respectivamente). O grupo MAla apresentou redução de 30% e 37,5% nas gorduras retroperitoneal e perigonadal comparado ao MSG, enquanto o grupo MArg apresentou diminuição de 27% na gordura perigonadal em relação ao MSG. Ilhotas MSG secretaram menos insulina em resposta à 11,1 e 22,2 mM de glicose (0,60±0,05 e 1,23±0,07 ng/ilhota.h, respectivamente) comparado às CTL (0,82±0,07 e 2,12±0,18 ng/ilhota.h, respectivamente). Esse efeito foi associado à diminuição de 30% no influxo de Ca2+ frente à 11,1 mM de glicose nas ilhotas MSG comparado às CTL. Ilhotas CAla secretaram mais insulina (1,10±0,11 ng/ilhota.h) e tiveram aumento de 49% no influxo total de Ca2+ frente à 11,1 mM de glicose. Ambas suplementações melhoraram parcialmente a secreção de insulina em resposta à 11,1 e 22,2 mM de glicose nas ilhotas MAla (0,50±0,12 e 2,11±0,29 ng/ilhota.h) e MArg (0,67±0,06 e 1,66±0,12 ng/ilhota.h, respectivamente), sem alterar o influxo de Ca2+.
CONCLUSÕES:
O tratamento com MSG em camundongos C57Bl/6J efetivamente desenvolveu obesidade, prejuízos na homeostase da glicose e secreção de insulina. A menor secreção de insulina no grupo MSG é devido ao menor influxo de Ca2+. A suplementação com Ala melhorou a capacidade secretória e o movimento de Ca2+ em ilhotas controle. Tanto a Ala quanto a Arg reduziram a adiposidade nos camundongos MSG, sendo a ação da Ala mais proeminente, pois teve ação sobre gorduras retroperitoneal e perigonadal. Portanto, nossos dados demonstram que a utilização da suplementação com Ala como controle isonitrogenado para estudos que utilizam a suplementação com Arg não é adequada, pois ela demonstrou ação sobre a regulação da secreção e manejo de Ca2+ nas ilhotas pancreáticas, bem como adiposidade, e portanto a Ala pode mascarar os distúrbios metabólicos evidenciados na obesidade e DM2.
Palavras-chave: Obesidade, Secreção de insulina, Suplementação com aminoácidos.