65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 1. Antropologia - 8. Antropologia
TRAJETÓRIAS DE VIDA E ESCOLHAS DE PARCERIAS HOMOAFETIVAS: Um estudo das representações homossexuais na Região Metropolitana do Recife
Anderson Vicente da Silva - Doutorando em Antropologia do PPGA/UFPE
INTRODUÇÃO:
Pensar nas trajetórias tomadas pelos homossexuais na constituição de suas relações afetivo-sexuais requer um esforço para compreender como o enamoramento nesse processo e, por sua vez, isso permite sinalizar como a sociedade formula as normas de aceitação/reconhecimento as díades homossexuais. As trajetórias de vida baseadas na construção de um “descobrir-se” homossexual é oportuno, pois o resgate é marcado por visões/representações acerca do envolvimento no namoro e no casamento desses sujeitos. Outro momento importante para os homossexuais da Região Metropolitana do Recife é o “assumir-se” homossexual. Esse processo recebe influência de diversos contextos socioculturais no processo de socialização do indivíduo. Nesse contexto, nota-se que surge uma nova ênfase em um dos aspectos das relações homossexuais: a conjugalidade. É a partir a modernidade que esses estudos passam a pressupor a constituição da intimidade entre parceiros, destacando-a como condição para uma relação baseada na complementaridade entre os homossexuais e instrumentalizando a legitimação do “eu” a partir do “nós”. Essa categoria é acompanhada por uma discussão sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo que ganhou força com a luta dos movimentos gays pela legalização da parceria civil desde 1995.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Descrever as trajetórias de vida de homossexuais da Região Metropolitana do Recife, bem como, apresentar os aspectos considerados nas escolhas de companheiros para a formação da parceria homossexual.
MÉTODOS:
O método utilizado na pesquisa é caracterizado como qualitativa. A investigação se baseou em um estudo etnográfico, que identificou e descreveu as categorias analíticas destacadas em observações e entrevistas semiestruturadas com dez homossexuais que constituía relações estáveis com outros homossexuais e residiam em municípios da Região Metropolitana do Recife. O levantamento bibliográfico também foi fundamental para pensar as principais abordagens teóricas que tratam da temática. Isso permitiu dar maior consistência aos dados empíricos coletados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Para Hart e Richardson descobrir-se diz respeito ao processo de passar de uma identidade confusa, para um sentimento forte, positivo e de aceitação da própria identidade como homossexual. Esse momento é compreendido em três estágios entrelaçados: revelar-se a si mesmo; revelar-se no mundo gay e; revelar-se no mundo heterossexual. Revelar-se nos espaços sociais implica desenvolver um sentido de self, além de construir um reconhecimento e uma aceitação da identidade sexual por parte do grupo. Evidenciam-se algumas características que compõe o esquema de roteiros afetivo-sexuais baseados em regras sociais. Então, Bowlby diz que os padrões de comportamento de ligação manifestados por um indivíduo dependem da idade atual, sexo e circunstâncias e das experiências que teve com as pessoas nos primeiros anos de sua vida. Assim, o vínculo conjugal é caracterizado pelo apaixonar-se, manutenção, amar alguém e perda do parceiro. Aspectos que foram evidenciados na pesquisa. Parker diz que a linguagem do corpo na vida contemporânea brasileira desempenha assim um papel crucial na construção do gênero como um fato social. Selecionar um indivíduo dentre tantos para constituírem uma relação estável é interessante para entender como a sociedade atua, moldando escolhas e incitando outras.
CONCLUSÕES:
As trajetórias tomadas pelos homossexuais masculinos em sua orientação sexual são marcadas por uma variação de conflitos, que proporcionam um “descobrir-se” homossexual. Esses roteiros recebem a contribuição dos diferentes grupos de sociabilidade aos quais os homossexuais são expostos no processo de socialização. Todavia, percebe-se que as trajetórias de vida dos informantes são formadas pelos critérios sociais e culturais ligadas aos valores fundantes das famílias de origem de cada um deles. Quanto aos caminhos do enamoramento homossexual, nota-se que após o processo de descoberta e afirmação da orientação sexual, os homossexuais buscam os “guetos” na tentativa de se fazer percebido em espaços e perceber outros homens com a mesma orientação. Esse “perceber-se” e “perceber o outro” é um processo importante na formação de roteiros de encontros entre homossexuais e, posterior, aproximação dos mesmos para formação de parcerias. Esse processo acarreta uma seleção do parceiro para constituição das relações de conjugalidade. Escolher um sujeito para se relacionar afetivamente e sexualmente é um processo complexo que depende dos roteiros de encontro, de aproximação e de enamoramento influenciados pela cultura do grupo social em que os homossexuais foram previamente socializados.
Palavras-chave: Homoafetividade, Trajetórias, Enamoramento.