65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
CARACTERIZAÇÃO FÍSICA DE FRUTOS DE UMBU NO MUNICÍPIO DE SANTANA DO IPANEMA-AL
Jorge Luiz Xavier Lins Cunha - Dr. Orientador - Departamento de Fitotecnia - UFAL
Moisés Tiodoso da Silva - Departamento de Fitotecnia - UFAL
Felipe dos Santos de Oliveira - Departamento de Fitotecnia - UFAL
Douglas Ferreira dos Santos - Departamento de Fitotecnia - UFAL
Artur Pereira Vasconcelos de Carvalho - Departamento de Fitotecnia - UFAL
Jackson da Silva - Departamento de Fitotecnia - UFAL
INTRODUÇÃO:
O umbuzeiro é uma planta nativa da região semi-árida do Nordeste e contribuí substancialmente para a sobrevivência dos pequenos agricultores e animais da região. A produção de frutos do umbuzeiro (Spondias tuberosa Arr. Cam.) constituem-se também como fonte de renda e absorção de mão-de-obra para muitas famílias rurais, que no período de safra, realizam a colheita dos frutos para comercialização e consumo "in natura" em feiras livres e ou para a agroindústria de processamento de polpa. Entretanto seus frutos são nutritivos e saborosos, sendo também utilizado como fonte alternativa de alimento para pequenos animais, principalmente, caprinos e ovinos. É uma planta de porte arbóreo, podendo atingir até 7m de altura, com copa de até 12 m de diâmetro. Seu fruto é uma drupa com 10 a 14 cm de comprimento, ovoide ou oblongo, de cor amarelo-esverdeada quando maduro, chegando a pesar entre 5 e 22 g, de sabor agridoce. Apesar de sua importância, existem poucos trabalhos sobre a cultura do umbuzeiro no estado de Alagoas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
A presente pesquisa teve por objetivo avaliar aspectos físicos do fruto de umbu no município de Santana do Ipanema-AL.
MÉTODOS:
Foram selecionados Trinta e três frutos de seis comerciantes da feira livre do município de Santana do Ipanema-AL, região onde se concentra maior produção e comercialização no Estado de Alagoas. Os frutos foram levados ao Laboratório de Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal de Alagoas, onde foram consideradas as variáveis quantitativas: comprimento do fruto (CF); diâmetro do fruto (DMF); peso do fruto (PF); volume do fruto (VF); densidade do fruto (DF) e densidade da polpa (DP). As medidas de comprimento do fruto (mm) e diâmetro do fruto (mm) foram tomadas com o uso de um paquímetro. O peso dos frutos (g), foram obtidos através de pesagem individual dos mesmos em balança analítica. O volume do fruto (dm³) foi mensurado com auxílio de uma proveta de 50 mL, onde a leitura do volume do fruto foi determinada pela diferença de água contida no recipiente, com e sem o material introduzido. Para determinar a densidade do fruto (kg/dm³) foi calculada a relação entre peso do fruto e volume do fruto, sendo esse mesmo procedimento utilizado para obtenção da variável densidade da polpa (kg/dm³). As variáveis foram submetidas a uma análise realizada no programa Statistix, tornando possível a caracterização do fruto do umbuzeiro.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Para os frutos do umbu a variável CF teve média de 34,75mm, com desvio padrão de 2,51mm demostrando uma pequena variação entorno da média, o coeficiente de variação de 7,22% tendo uma ótima precisão experimental. A variável DMF teve média de 29,63mm, com o desvio padrão de 2,14 sendo a média pouco influenciada por essa variação, os quais contribuíram para um coeficiente de variação de 7,24%, tendo uma ótima precisão experimental. O caractere PF apresentou média de 18,26g, com desvio padrão igual a 3,70g, considerado regular quando comparado com a média, no entanto demonstrou um elevado coeficiente de variação, 20,28%. Para VF a média alcançada foi de 0,016dm³, com apenas 0,003dm³ de desvio padrão, avaliado como pequeno, quando observado a variação causada pelo mesmo, visto que o coeficiente de variação igual a 21,61% sendo classificado como alto. Quanto a DF foi obtido uma média de 1,093dm³, resultando um desvio padrão de 0,087 dm³, expressando um ótimo coeficiente de variação de 7,982%. Quando estudado a DP a média encontrada foi de 1,002 dm³,com elevado valor para o desvio padrão (0,322dm³), colaborando significativamente para a elevação do coeficiente de variação de 32,13% para esse caractere.
CONCLUSÕES:
O umbu oriundo da feira livre do município de Santana do Ipanema apresenta maior comprimento, diâmetro e peso de frutos que os avaliados em outros trabalhos, mostrando assim, que suas características apresentam grande potencial para o setor agroindustrial.
Palavras-chave: Umbu (Spondias tuberosa Arr. Cam.), Caracterização, Processamento de frutos..