65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
A Educação Ambiental e o processo ensino-aprendizagem de alunos com deficiência visual: propondo estratégias metodológicas inovadoras.
Polliana Farias Veras - Dpto.de Ciências Biológicas - IFMA
Regiana Sousa Silva - Profa. Msc./Orientadora-Depto. de Ciências Humanas e Sociais - IFMA
Lorena Rúbria de Oliveira Coelho - Dpto.de Ciências Biológicas - IFMA
Paula Maria Mesquita Santiago - Dpto.de Ciências Biológicas - IFMA
Leila Cristiane Souza e Silva - Pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Educação Especial-IFMA
Charliane de Sena LIma - Pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Educação Especial-IFMA
INTRODUÇÃO:
A Educação Ambiental é um tema que deve envolver todos os públicos, já que diz respeito à qualidade de vida na Terra, incluindo, portanto, a diversidade do público escolar, entre eles, os alunos com necessidades educacionais especiais. Acreditando nisso, esta pesquisa visou à elaboração de uma Proposta de ensino de Educação Ambiental para alunos com Deficiência Visual, que contempla um conjunto de atividades com estes alunos e a produção de recursos no campo da tecnologia assistiva.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este projeto teve como objetivo geral produzir uma metodologia para o ensino de Educação Ambiental, que contemple a produção de recursos no campo da tecnologia assistiva, para alunos com deficiência visual.
MÉTODOS:
Para a elaboração da referida Proposta Metodológica, partiu-se inicialmente do estudo dos conceitos, classificações da deficiência visual e das condições do ensino-aprendizagem necessárias ao aluno com esta deficiência, a fim de que o planejamento das atividades pudesse corresponder às demandas impostas pela deficiência, garantindo as adaptações e o tratamento adequado ao atendimento a estes alunos. A Proposta Metodológica então foi elaborada, sendo constituída por um conjunto de atividades. São elas: a realização de uma palestra sobre lixo marinho, um passeio ecológico, oficina de produção de utensílios a partir da reutilização de materiais e a produção e utilização de recursos da tecnologia assistiva. Estes consistiram em cartilhas de Educação Ambiental adaptadas para alunos com Deficiência Visual, contendo informações sobre o que é Meio Ambiente e sobre um dos principais problemas relacionados a ele: o lixo. Elas foram produzidas em duas versões, uma em Braile e com ilustrações em relevo, para isso utilizou-se um equipamento chamado Thermoform, destinada a alunos cegos e outra em fonte 24 e com ilustrações ampliadas em cores vivas e contrastantes para alunos com baixa visão.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Entre os resultados alcançados por esta Proposta Metodológica, podemos citar: o aumento do contato desses alunos com o Meio Ambiente, o ganho de informações em relação aos problemas ambientais e à respeito de atitudes para a conservação ambiental e o aumento da sensibilização e conscientização ambiental desses alunos. Em relação aos recursos didáticos produzidos, que são as cartilhas de Educação Ambiental Adaptadas, entende-se que se trata de uma inovação na área de Educação Ambiental para alunos com Deficiência Visual, visto que, até o momento não se tem conhecimento de material didático semelhante. Faz-se necessário então, ressaltar aqui o pioneirismo da iniciativa.
CONCLUSÕES:
Verificou-se que essa Proposta se constituiu numa oportunidade de ampliar os conhecimentos e vivenciar a prática da Educação Ambiental, tão necessária na atualidade. Constatou-se como a aprendizagem com qualidade por parte de alunos com deficiência visual é possível, desde que lhes sejam oferecidas todas as condições favoráveis, inclusive a interação por meio da linguagem com o outro, que conduza de forma adequada as orientações e informações, mediando a relação entre estes sujeitos da educação especial e o objeto do conhecimento. Acrescenta-se ainda a utilização de recursos adequados às necessidades educacionais específicas desses alunos, sendo que, dispõe-se para isso de um arsenal de tecnologias, das quais podemos fazer uso para atingir este objetivo.
Palavras-chave: Educação Ambiental, Deficiência Visual, Proposta Metodológica.