65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 1. Antropologia - 5. Antropologia Urbana
LEVANTAMENTO ESTATÍSTICO DA DISTINÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO QUE RESIDE À BACIA DO TUCUNDUBA, NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM-PA.
Jorge Luiz da Silva Pereira - Universidade Federal do Pará - UFPA
Ellen Cristina Silva da Silva - Universidade Federal do Pará - UFPA
Francismélia de Azevedo Lima - Universidade Federal do Pará - UFPA
Adriana Lima Maia - Universidade Federal do Pará - UFPA
Kassia Priscila leal de Ataíde - Universidade Federal do Pará - UFPA
Antônio Claudio Lima Moreira - Professor MSc. Orientador - Depto.de Ciências Naturais - UFPA
INTRODUÇÃO:
A bacia do Tucunduba possui 14.175m de extensão, sendo que no leito principal há 7.865m de extensão, estando modificado ao longo de seu percurso com atividades antrópicas. Localizada no sudeste da cidade de Belém nos bairros do Guamá, Terra-Firme, Canudos e Marco, possui uma área de 1.055 hectares (ha) com aproximadamente 237.000 habitantes. Seu início de ocupação é datado no final do século XIX, até hoje esta área é habitada predominantemente por pessoas de baixo poder aquisitivo que se ressentem pela ausência de infraestrutura.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Levantar dados estatístico das diferenças socioeconômicas entre os moradores, para sugerir medidas que resultem em inclusão social.
MÉTODOS:
Tal estudo foi realizado através de metodologia informacional, com aplicação de um questionário socioeconômico com as variáveis: Educação, saúde e renda. Os resultados obtidos apontam predominantemente baixa escolaridade, ausência de qualificação profissional e revela a água o principal vetor das perturbações causadas à saúde dos moradores.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
No cômputo geral foram visitados 135 domicílios da área da bacia, registrando 854 pessoas com média de 6,37% para cada domicílio com aproximadamente (0,36%) da população da bacia, sendo 321 Crianças 438 adultos e 95 idosos. Apenas 394 pessoas declararam ser estudantes além de 76 pessoas possuírem curso superior. Com destaque para o bairro do Marco com 60 pessoas possuem nível superior seguida de Canudos com 12 e Terra-Firma com quatro. O bairro do Marco possui o maior número de estudantes com 163 pessoas, seguida de Canudos com 101, Guamá com 78 e Terra-Firme com 52. A bacia do Tucunduba está entre aquelas de maior grau de complexidade, precariedade, ausência de infraestrutura e menor nível socioeconômico.
CONCLUSÕES:
Conclui-se uma estratificação social entre os moradores o que ratifica a necessidade de aplicação de políticas públicas. Torna-se necessário que medidas estruturais e não estruturais sejam tomadas no que concerne à diminuição das desigualdades.
Palavras-chave: Sociedade, Desenvolvimento, Qualidade de vida.