F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 5. Gestão de Pessoas |
|
GAME STORMING: ESTUDO DE CASO DO MASHMALLOW CHALLENGE |
|
Gunther Markos Penha de Almeida - UFMA Anderson Lourenço Miranda - UFMA
|
|
|
|
INTRODUÇÃO: |
O game storming tem sua origem nos anos 70, nos países da Alemanha, EUA e Grã Britânica essa ciência de design é um mecanismo utilizado para organizar a criatividade, colaboração e inovação. O desafio do Mashmallow Challenge é um game storming que tem como autores Peter Skillman e Tom Wucej formato estruturado, dinâmico e social permite lidar com a complexidade, problemas e incertezas de uma forma muito flexível e instigante. O Mashmallow Challenge consiste em criar uma estrutura com maior altura possível e que suporte um mashmallow inteiro no topo, utilizado os materiais indicados: 20 espaguetes crus de macarrão, um rolo de fita adesiva, um rolo de barbante mais um mashmallow. O desafio exige a formatação de grupos de no máximo 4 (quatro) integrantes. O tempo para sua realização são 18 minutos, na qual o mashmallow tem que estar inteiro, os outros itens não podem ser quebrados e não é obrigado utilizar todos os matérias. |
|
OBJETIVO DO TRABALHO: |
Estimular e desenvolver a criatividade, colaboração e inovação tendo como objetivo ampliar o trabalho em grupo e liderança. A abordagem constrói um sistema do mundo real em que insights e oportunidades podem ser gerados e estratégias podem ser testadas por vários públicos. |
|
MÉTODOS: |
Trata-se de uma pesquisa qualitativo-descritiva que utilizou como instrumentos para a coleta de dados: observações sistemáticas in loco nas apresentações do Mashmallow Challenge, e aplicação de 35 questionários com perguntas fechadas com os participantes do game storming. Os principais pontos observados e avaliados foram o feedback que o desafio resulta em seus participantes. A pesquisa diagnosticou os pontos fortes e oportunidades para importante ferramenta de gestão. |
|
RESULTADOS E DISCUSSÃO: |
Constatou-se que 95% dos entrevistados participantes do Mashmallow Challenge consideraram muito bom a dinâmica e os outros 5% relatam que a experiência foi boa, a maioria dos participantes do game storming na capital São Luis/MA, são motivados foram pelo desafio, oportunidades proporcionam a seus participantes atinjam resultados surpreendentes, ajuda a identificar os pressupostos ocultos à espreita dentro de seus projetos reais. Fornece equipes com uma experiência compartilhada sentida, uma linguagem comum e uma postura sólida para encontrar os protótipos de construção de seus projetos reais com êxito. |
|
CONCLUSÕES: |
O desafio Mashmallow Challenge exige todos os nossos sentidos para a tarefa e aplicar o melhor de nosso pensar, sentir e fazer o desafio. Às vezes, um protótipo pouco dessa experiência é tudo o que precisamos e o desafio marshmallow fornecem equipes com experiência compartilhada sentida, uma linguagem comum e uma postura sólida para encontrar os protótipos certos de construção de seus projetos reais com êxito. A maioria dos participantes descobriram lições profundas sobre a forma de sucesso que visa aprimorar a capacidade do trabalho em equipe, colaboração, criatividade e inovação estimulando ideias rápidas para o seu resultado ensinamentos essenciais para seus participantes. |
|
|
Palavras-chave: Game storming, Mashmallow Challenge, Desafio. |