65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
QUAL A FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA QUE É PUBLICADA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
Wilson Gomes da Silva Junior - Prof. de Física e Eletricidade - EAMPE
Alexandro Cardoso Tenório - Prof. Dr. /Orientador - Depto. de educação - UFRPE
INTRODUÇÃO:
Pode-se dividir a Física em: clássica, que compreende desde os estudos desenvolvidos por Nicolau Copérnico, Galileu Galilei e Isaac Newton até a teoria clássica sobre o eletromagnetismo. Moderna, que surgiu a partir do início do século XX, com os trabalhos de Planck a respeito da Mecânica Quântica e Einstein sobre a relatividade e a Contemporânea que vem explorar as partículas “elementares” e suas aplicações. Aqui, tomaremos as duas últimas etapas como única denominando-a de Física Moderna e Contemporânea (FMC).
Nos últimos anos vários estudos foram produzidos sobre a inserção da FMC no Ensino Médio. Todos são unanimes em apontar a necessidade de sua introdução nesta etapa da educação básica. Na mesma linha do que indicam as pesquisas podemos citar também as Orientações Curriculares Nacionais e os parâmetros Curriculares Nacionais. Juntos eles apontam que a FMC é indispensável para a compreensão do mundo em que vivemos.
Neste cenário o governo federal lançou o Programa Nacional do Livro Didático do Ensino Médio (PNLEM). Mas será que as obras do PNELEM seguem as recomendações das pesquisas e dos documentos citados? Neste artigo, então, faremos uma inspeção nos livros com o intuito de contribuir com professores e alunos na escolha de material de pesquisa e de estudo.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisando as dez coleções de Física aprovadas no PNLEM em 2012 o artigo tem dois objetivos. Primeiro constatar se as obras estão trazendo a FMC e segundo identificar quais os tópicos de FMC estão sumarizados nas obras.
MÉTODOS:
Esta pesquisa é caracterizada como bibliográfica e seu procedimento metodológico é de analisar conteúdos. Maneira proposta por Bardin (1995). Deste método usaremos dois aspectos. A pré-analise, que consistiu na organização do material de pesquisa sendo aqui a reunião dos dez livros de Física do PNLEM 2012. A descrição analítica, que consiste em classificar e categorizar o conteúdo desejado. Os dois procedimentos tiveram como orientação a questão: Quais são os conteúdos de FMC sumarizados nas dez coleções de Física indicadas pelo PNLEM 2012 ?
Os livros didáticos de Física oferecidos e que foram analisados neste artigo são: Física aula por aula de Gonçalves Filho e Toscano (2010); Física de Biscuola, Villas Bôas e Doca (2010); Física para o Ensino Médio de Fuke e Yamamoto (2010); Física e Realidade de Gonçalves Filho e Toscano (2010); Física Ciência e Tecnologia de Torres, Ferraro e Soares (2010); Compreendendo a Física de Gaspar (2010). Curso de Física de Máximo e Alvarenga (2010); Física em contexto de Pietrocola et al (2010); Conexões com a Física de Sant‟Anna et al (2010) e Quanta Física de Kantor et al (2010).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Ao analisar as dez coleções de Física do PNLEM de 2012, verificamos em todas, que o conteúdo de Física Moderna e contemporânea (FMC) está presente e se concentra no terceiro volume de cada série.
Máximo e Alvarenga (2010) trazem Teoria da Relatividade e Física Quântica. Já Fuke e Yamamoto (2010), Gaspar (2010) e Sant’ Anna et al (2010) além dos dois tópicos traz a Física Nuclear. Em Torres, Ferraro e Soares (2010), Pietrocola et al (2010) e Biscuola,Villas Bôas e Doca (2010) fora os três itens acima temos no primeiro: tecnologia das comunicações, no segundo: natureza da luz e no terceiro: forças fundamentais da natureza, dualidade da luz e da matéria. Por fim, em Kantor et al (2010) vem: Teoria da Relatividade, Física Quântica e energia, economia e meio ambiente.
Na obra de Xavier e Barreto (2010) os conteúdos vêm em textos de FMC e saem do tradicional: Teoria da relatividade, Física quântica, Física nuclear, lixo atômico, meio ambiente, teoria das supercordas e matéria escura. O mesmo procedimento é utilizado por Gonçalves e Toscano (2010) que traz os seguintes tópicos. A teoria do Laser, as TVs de LCD e LED, monitores sensíveis ao toque, bomba atômica e radioterapia, ressonância magnética, núcleo atômico, força nuclear, partículas elementares e postulados da relatividade restrita.
CONCLUSÕES:
Não devemos ficar restritos a conteúdos com mais de 400 anos. As tecnologias atuais não são baseadas tão somente nas leis de Newton, mas no que aqui chamamos de Física Moderna e Contemporânea (FMC). Não fizemos uma seleção de livros. Apenas alertamos que essas obras fornecem abordagens diferentes e que cabe ao professor analisar o seu contexto escolar e optar pela que permitirá ao aluno compreender mais profundamente a realidade que o cerca.
Em uma visão geral, conclui-se que quase todos os autores continuam utilizando a distribuição tradicional dos conteúdos ao longo do Ensino Médio, ou seja, fechando suas coleções com a Física Moderna e Contemporânea. Exceção feita para Física e realidade de Xavier e Barreto onde os textos de FMC aparecem distribuídos sobre todo o volume 3.
Os livros didáticos de Física do PNLEM verificados mostram que todos satisfazem as Orientações Curriculares Nacionais, os Parâmetros Curriculares Nacionais. As últimas pesquisas que defendem a inserção da FMC no Ensino Médio. Também nos compreendemos que essa deva ser ministrada com a mesma ênfase que é dada aos carrinhos e bloquinhos da dinâmica ou mesmo dos espelhos e lentes da óptica.
Palavras-chave: Física Moderna e Contemporânea, Livros didáticos, Ensino Médio.