65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: POPULARIZAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS
Nádja Cajado da Silva - Colegiado de Ciências da Natureza - CCNat, UNIVASF - Senhor do Bonfim/BA
Ludmilla Dayube da Silva Cruz - Colegiado de Ciências da Natureza - CCNat, UNIVASF - Senhor do Bonfim/BA
Mônica Dias dos Santos Cavalcante - Colegiado de Ciências da Natureza - CCNat, UNIVASF - Senhor do Bonfim/BA
Carlos Wagner Costa Araújo - Prof. Me./ Orientador - CCNat, UNIVASF - Senhor do Bonfim/BA
INTRODUÇÃO:
A popularização da ciência ou divulgação científica busca a socialização do conhecimento científico para o público em geral, trazendo uma linguagem acessível para que o homem comum possa entender os processos desenvolvidos através da ciência. A implementação da Divulgação Científica voltada para a popularização do ensino de ciência no cotidiano escolar pode propiciar uma nova percepção das relações entre o ser humano, a sociedade e a ciências. Além de promover uma reavaliação de valores e atitudes na convivência coletiva, individual e tecnológica, buscando o desvendamento e a solução dos problemas relacionados a fenômenos já cientificamente estudados, visando estimular-lhes a curiosidade científica enquanto atributo humano.
Para Roald Hoffmann (1992), os cientistas têm a responsabilidade de ensinar ciências às pessoas. A razão principal para fazer isso não é atrair mais pessoas para química, por exemplo, mas informar o público geral. Quando as pessoas adquirem algum conhecimento científico, podem compreender melhor as decisões, o que é fundamental numa sociedade democrática.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Motivar a vocação dos alunos para as carreiras científicas e tecnológicas. Ampliar nos educandos uma visão crítica e autocrítica sobre as questões científicas, visando à formação de cidadãos detentores de atitudes voltadas para divulgação científica.
MÉTODOS:
O trabalho foi desenvolvido na Escola Municipal Nívea Seixas em Senhor do Bonfim – Ba, com 23 alunos na faixa etária entre 13 e 16 anos, foram utilizados textos científicos, vídeos, jornais e revistas para despertar o interesse e a curiosidade os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II. Os métodos propostos foram: a ambientação das salas de aula com textos e imagens. Criação do “Cine Cientifico exibindo vídeos e programas de rádios que eram objetos de discussão e debate”. Nas ações foi ainda proposto à criação de um grupo de teatro usando os textos científicos. Além da produção de um pequeno manual de divulgação científica, espaço de leituras e debates, preparação de cartazes informativos e palestras para apresentar a comunidade escolar e comunidade local.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As atividades propostas foram bem recebidas pelos alunos por serem dinâmicas e criativas, com participação direta dos mesmos no desenvolvimento dos cartazes, manual de divulgação científica e criação das peças teatrais. Os temas foram debatidos em rodas de leituras, logo após a exibição dos vídeos e das peças teatrais. Os alunos foram motivados por estarem divulgando as Ciências para comunidade e entenderam a importância de transmitir essas informações para as pessoas de seu convívio para que tenham uma conscientização científica e tecnológica.
CONCLUSÕES:
Este trabalho pode constatar a ausência de informações dos alunos em relação à Divulgação Científica, pois a mesma é descrita de forma limitada na escola, que não enfatiza a sua importância para que a sociedade entenda desenvolvimento tecnológico. Além disso, os livros didáticos acabam sendo a única fonte de consulta dos docentes que fizeram parte do desenvolvimento deste trabalho e nenhum dos livros abordam o tema em questão.
No que se refere ao conceito de Divulgação Científica os alunos apresentaram respostas evasivas, relatando o que ouviram ou leram em fontes, tais como revistas e programas de televisão.
Portanto, é relevante que os educadores atualizem seus conhecimentos, sobretudo no que diz respeito à relação ser humano, ciência, tecnologia e sociedade, trabalhando com práticas educativas sobre a popularização da ciência na escola e comunidades envolvidas.
Palavras-chave: Comunidade Escolar, Desenvolvimento Tecnológico, Ciência em Cena.