65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
Construção de experimentos sobre o tema em Física: "Conservação de Energia".
Hebertt Leandro Silva - Fac. de Licenciatura em Física - IF Sertão PE
Erick Albuquerque Moura - Fac. de Licenciatura em Física - IF Sertão PE
Guido Ramos de Santana Albuquerque Aguiar - Fac. de Licenciatura em Física - IF Sertão PE
George Dourado Loula - Prof. Mestre/Orientador - IF Sertão PE
INTRODUÇÃO:
Física é um assunto de extremo fascínio para não apenas entendermos a descrição dos movimentos dos corpos aqui na Terra, mas a descrição de toda natureza em si e através de equações matemáticas, relacionar com o que é concreto e visto experimentalmente. O problema é que a Física ainda é tratada pela maioria dos jovens como não tendo importância alguma com o que vemos no cotidiano, sendo assim fica difícil para o docente tentar despertar algo em seus alunos chamando a atenção e trazendo a sala de aula para perto do mesmo.
Com a dificuldade apresentada os alunos do curso de licenciatura em Física junto com uma turma de 1ª ano do ensino médio da escola EJAD (Escola Jesuíno Antônio D’Ávila) participante do programa PIBID (Programa de Iniciação de Bolsas à Docência) elaboraram de forma bem simples e com materiais bem rudimentares a construção de experimentos sobre o tema que estava sendo abordado em sala de aula “Conservação de Energia”.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Com a construção dos experimentos (de trabalho e energia) os alunos do programa PIBID tiveram o intuito de despertar nos alunos em sala de aula trazendo uma aula nova criando assim um método diferente para a relação ensino-aprendizagem.
MÉTODOS:
Visando a condição financeira dos alunos da escola EJAD a utilização dos materiais foi de baixo custo. Primeiramente elaboramos três experimentos (um mini looping, uma mini-pista de “skate” e uma rampa com uma mola no final dela) e dividimos a sala em três grupos iguais e passamos um experimento para cada grupo os materiais dos experimentos serão listados a seguir:
* 4,5 metros de ripa (1,5 metros para cada grupo)
* 4,5 metros de caneleta (1,5 metros para cada grupo)
* 01 mola de caderno
* 01 borracha
* pregos, martelo e serrote (esses materiais foram levados pelos bolsistas do PIBID para evitar qualquer acidente).
O experimento foi feito de uma forma que eliminasse, não totalmente, o atrito, sendo assim verificados experimentalmente resultados obtidos a partir do experimento.
Os experimentos foram realizados pelos bolsistas do PIBID com a participação direta dos alunos em sala de aula.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Devido ao interesse dos alunos em participar da montagem dos experimentos, o objetivo de despertar o interesse dos alunos tanto pela matéria como pelo assunto abordado foi de resultados satisfatórios e condizentes com o que esperávamos. O resultado foi tão bom que os experimentos foram apresentados pelos alunos na Feira de Ciências do EJAD.
CONCLUSÕES:
Foram observados através das apresentações dos alunos na Feira de Ciências do EJAD que os mesmos captaram a relação entre o assunto e o tema do experimento apresentado.
Palavras-chave: Energia mecânica, Experimento, Física.