65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 2. Economia e Sociologia Agrícola
SISTEMA DE INTEGRAÇÃO LAVOURA PECUÁRIA E FLORESTA: PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
Jhonatan Wilhan de Melo Toze - Discente do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio - IFRO
Roseane da Silva Marinho - Discente do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio - IFRO
Rosimar da Silva Marinho - Discente do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio - IFRO
Maria Aparecida Gasquez de Souza - Docente orientadora do trabalho – IFRO
Márcia Rosa Uliana - Docente orientadora do trabalho – IFRO
INTRODUÇÃO:
Atualmente no Brasil, se têm buscado novas maneiras de aumentar a produtividade sem haver a necessidade de aumentar a extensão territorial já existente, visando cada vez mais diminuir os impactos causados ao meio ambiente. Uma técnica que está sendo utilizada é o Sistema de Integração, Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF), que promove a recuperação de áreas de pastagens degradadas, agregando, na mesma propriedade, diferentes sistemas produtivos, como os de grãos, fibras, carne, leite e agroenergia.
Dentre os fatores mais importantes relacionados com a degradação das pastagens destacam-se o manejo animal inadequado e a falta de reposição de nutrientes. A lotação animal excessiva, sem ajustes para uma adequada capacidade de suporte, e a ausência de adubação de manutenção têm sido os aceleradores do processo de degradação. (MACEDO, 2009)
Também busca melhorar a fertilidade do solo com a aplicação de técnicas e sistemas de plantio adequados para a otimização e a intensificação de seu uso. (MAPA, 2013)
Neste sentido, este trabalho possui relevância, pois o conhecimento técnico sobre ILPF é de fundamental importância para os profissionais que atuam na área de Ciências Agrárias. Ele estimulará um debate acerca da inserção desse assunto nos currículos dos cursos técnicos em agropecuária.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste trabalho é conhecer as percepções dos alunos do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, a respeito do Sistema de Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF) e a partir desse levantamento, obter dados para refletir sobre o assunto tornando-o mais conhecido pelos alunos do curso.
MÉTODOS:
O trabalho foi desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, Câmpus Colorado do Oeste. Realizou-se um levantamento de dados através de uma pesquisa com trinta (30) alunos do terceiro ano do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. Foram aplicados questionários, contendo quatro questões, dentre estas duas alternativas objetivas e duas dissertativas, referentes ao contexto do “ILPF”. Após a aplicação dos questionários, procedeu-se a análise dos dados. Para a elaboração deste trabalho, foi realizado uma revisão bibliográfica para se ter uma produção científica sobre o tema.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
De acordo com os dados obtidos, 70% dos alunos responderam que possuem conhecimentos sobre o assunto, e 30% disseram que não possuem este conhecimento.
Quando se perguntou: Como um técnico em Agropecuária, você gostaria de ter um conhecimento mais avançado sobre esse assunto, 93% dos alunos responderam que sim e 7% não. Dentre estes que marcaram a alternativa sim, seus principais argumentos são que possuir um conhecimento mais avançado do assunto, é uma das diversas maneiras de contribuir para uma produção mais ecologicamente correta, sem causar tantos danos ao meio ambiente, além de se utilizar a terra corretamente produzindo mais em menor espaço territorial.
Também foi respondido que ter esse conhecimento pode auxiliar na carreira de técnico, para obterem maiores rendimentos quando estiverem trabalhando em uma propriedade, seja ela produtora de grãos ou pecuária, pois são as duas principais atividades realizadas na região, podendo também os ajudar em trabalhos referentes ao assunto na graduação.
CONCLUSÕES:
Com base nas respostas obtidas nas perguntas dissertativas, dentre os 70% dos alunos que responderam ter conhecimento sobre o assunto, percebe-se que estes não possuem conhecimento, pois na pergunta: O que você considera mais importante a respeito do ILPF não obteve respostas coerentes ao assunto.
Dessa forma, essa falta de informação dos alunos referente ao sistema ILPF, pode ser pelo fato de professores nunca terem comentado sobre o assunto de forma aprofundada. Apesar de não terem conhecimento, a maioria tem interesse em aprender sobre o assunto, pois acredita que esse conhecimento pode contribuir para melhorar a sua prática profissional. Neste sentido, acreditamos que esse trabalho pode servir de estímulo não só para que esse assunto seja mais explorado nos currículos de cursos técnicos, mas também para que os alunos busquem aprender mais sobre o assunto através de leituras de artigos científicos, revistas e/ou outros meios de divulgação.
Palavras-chave: Meio anbiente, Conhecimentos técnicos, Rentabilidade.