65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 13. Serviço Social - 7. Serviço Social
AGROECOLOGIA: UM ENFOQUE PARTICIPATIVO NO ENSINO E NA EXTENSÃO
Wellington Martins dos Santos - Tecnólogo em Agroecologia - Instituto Federal de Brasília-Campus Planaltina
Edson da Silva - Tecnólogo em Agroecologia - Instituto Federal de Brasília-Campus Planaltina
Laerte Augusto de Oliveira Frade - Tecnólogo em Agroecologia - Instituto Federal de Brasília-Campus Planaltina
Wanderson Moreira dos Santos - Tecnólogo em Agroecologia - Instituto Federal de Brasília-Campus Planaltina
Vânia da Costa Pimental - Profa/Orientadora - Instituto Federal de Brasília-Campus Planaltina
INTRODUÇÃO:
O Projeto Agroecologia com enfoque participativo no ensino e na extensão iniciou-se no dia 02 de fevereiro de 2012, com a participação de cinco bolsistas, foi elaborado com objetivo articular ensino pesquisa e extensão favorecendo a visão integrada de todas as dimensões da realidade social dos assentamentos do entorno, diagnosticando em um primeiro momento questões a serem sistematizadas, como: Históricos das comunidades, caracterização ambiental (extrativismo), caracterização produtiva, caracterização cultural (festas populares, religião, encontros, presença de rezadeiras e benzedeiras, etc.), grupos organizados (associações, cooperativas, grupo de mulheres movimentos sócias e sindicais), infraestrutura da comunidade (escolas, estradas, áreas coletivas, posto médico) Instalações Rurais (casa de farinha, luz, água, equipamentos coletivos), problemas e potencialidades das comunidades.
O projeto usou como base trabalha as ferramentas do Diagnóstico Rural Participativo (DRP), este consiste em um conjunto de técnicas e ferramentas que permite que as comunidades façam o seu próprio diagnóstico e a partir daí comecem a autogerenciar o seu planejamento e desenvolvimento (VERDEJO, 2006 pág. 12).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Articular ensino, pesquisa e extensão favorecendo a visão integrada de todas as dimensões da realidade social dos assentamentos do entorno do Distrito Federal.
MÉTODOS:
A metodologia empregada foi de realização de reuniões uma vez por semana, dividindo em grupos liderados por professores de acordo com sua área de atuação, e assim realizando visitas, diálogos, entre outros, utilizando metodologias de acordo com o professor e área de diagnostico.
Na primeira etapa, reuniram-se dados secundários provenientes de diversas comunidades, coletados por alunos moradores desses assentamentos e instituições como INCRA, EMATER, UnB entre outras, que foram compilados e sistematizados. Logo após foi realizado visitas aos assentamentos, com o objetivo de avaliar os dados reunidos e complementação dos mesmos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As visitas e trabalhos desenvolvidos nos assentamentos contribuíram para a formação de uma nova leitura das comunidades. Além da complementação dos diagnósticos, foi observado outros aspectos não percebidos apenas com a leitura dos trabalhos dos alunos, constatado que grande parte das famílias vindas de outros estados perderam muitos traços de sua cultura, como exemplo algumas vindas da Bahia que perderam traços de suas comidas típicas, festas entre outras, pois foram regionalizadas e incorporaram outros gostos a sua cultura. Podemos observar também que em algumas dessas comunidades existem ação de grupos dispersos como o grupo de teatro, músicas e outras que realizam atividades culturais, contribuindo assim para um resgate a cultura de muitos que vivem nos assentamentos que vieram de lugares distantes e diferentes culturas. Constatou-se, junto à comunidade e alunos, que uma das questões e moradores das comunidades mais ressaltaram, foi a necessidade de se realizar trabalhos voltados para a formação sociativista e cooperativista dentro dos núcleos das comunidades. Alguns trabalhos são desenvolvidos por instituições dentro dos assentamentos, porém nenhum voltado para essas finalidades.
CONCLUSÕES:
Com o trabalho realizado nos assentamentos, viu-se a importância do Projeto e da participação dos alunos, sendo um dos processos de regularização das terras, é uma possível área de atuação futuramente após a conclusão do curso, pois como estudantes de Agroecologia, os envolvidos no projeto puderam ver na prática processos que futuramente possam trabalhar, e também contribuindo para o desenvolvimento do país e da comunidade em si, contando também com o aprendizado teórico dentro de sala e o aplicando em campo. Um fator importante a destacar foi que com o envolvimento neste projeto, pudemos também amadurecer uma visão crítica da realidade em assentamentos no Brasil, e também acrescentar conhecimentos práticos ao curso e ao currículo, para no futuro haver profissionais mais qualificados.
Palavras-chave: Assentamentos, Realidade social, Visão integrada.