65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 6. Recursos Florestais e Engenharia Florestal
Diagnóstico do uso agropecuário de uma propriedade rural com a utilização de imagens de satélite gratuita.
Edson da Siva - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Brasília - IFB
Laerte Augusto de Oliveira Frade - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Brasília - IFB
Igor Alyson Alencar Oliveira - Prof. MsC/Orientador - IFB
INTRODUÇÃO:
O assentamento Rural Três conquistas fica localizado às margens da DF – 130 ao longo do KM 15 aos 23, na Zona Rural do Paranoá, cidade satélite de Brasília. O assentamento deve possibilitar o desenvolvimento rural sustentável do pequeno agricultor e criar condições para que as famílias assentadas subsistam em suas parcelas por meio da geração de renda. Dentre suas propostas de desenvolvimento está o design de propriedades que potencialize as interações entre as diferentes atividades produtivas, diminuindo os gastos e recursos empregados.
O uso da tecnologia disponível gratuitamente, e de fácil acesso a todos, conhecida como Google Earth, oferece um grande potencial no desenvolvimento, na mensuração e análise da propriedade como um todo. Este presente trabalho teve como objetivo realizar o diagnóstico da propriedade utilizando-se imagens de satélite para se avaliar os diversos setores de uma propriedade e o uso atribuído para cada um.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo do trabalho foi realizar o diagnóstico da propriedade utilizando-se imagens de satélite para se avaliar os diversos setores de uma propriedade e o uso atribuído para cada um.
MÉTODOS:
Foi realizada uma análise da imagem de satélite da área, disponibilizada pelo Google Earth com objetivo de identificar e mensurar as categorias de uso da propriedade. Após a análise da imagem, foram feitas duas visitas na propriedade com uma duração de três horas cada, com a participação da proprietária para averiguação dos dados sobre sistemas produtivos. Depois da coleta de informações, foram definidas as porcentagens relativas a cada categoria.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foram identificadas dentro da propriedade nove divisões de categorias distribuídos nos 15,7 ha. As categorias e as suas dimensões estão descritas em seguida. O quintal da moradora representam 4,45% da propriedade, a estufa de plantio de hortaliças representa 0,3% da área, o sistema agroflorestal 0,95%, o galinheiro 0,1%, o plantio de culturas anuais 6,4%, a suinocultura representa 0,07%, o galpão do caprino 0,95%, a pastagem dos caprinos representa 9,5%, o PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável) 0,75% e o arrendamento do plantio de culturas anuais 75,9%, assim somando 100% de utilização da propriedade. Evidenciando-se assim, uma grande diversidade de práticas, característica fundamental da agricultura familiar, e também sistemas agroecológicos ou em transição que indicam vontade da proprietária em trabalhar com produtos orgânicos.
CONCLUSÕES:
O uso de imagens de satélites gratuitas fornecidas pelo Google Earth possui grande potencial para pesquisas relacionadas ao uso da terra em propriedades rurais. As imagens do DF disponibilizadas são de excelente qualidade, fato que potencializa esta ferramenta. Estudar a imagem antes de ir a campo facilitou muito o trabalho, poupou tempo e permitiu melhor planejamento do diagnóstico. A visualização de toda área da propriedade e suas características (suas divisas, proximidade de rios, lagos, fontes de água em geral, vias de acesso para escoamento da produção, distâncias das cidades, pontos de venda, plantações etc.) possibilitou uma visão global para o diagnóstico. O acesso do agricultor a este tipo de ferramenta pode ser de grande valor no planejamento das propriedades.
Palavras-chave: Diagnóstico, Desenvolvimento Rural, Assentamento.