65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 10. Educação Rural
EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE:UMA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA
Quiteria Costa de Alcântara Oliveira - Profa. Especialista / IFTO - Campus Araguatins
Hédio da Silva Oliveira - Prof. Especialista/Rede Pública de Educação do Estado do Tocantins
Guilherme Oliveira da Silva - Acadêmico de Licenc. em Ciências Biológicas - IFTO/Campus Araguatins
Lidiane Rodrigues da Fonseca Santos - Acadêmica de Licenc. em Ciências Biológicas - IFTO/Campus Araguatins
Marina Cabral dos Santos - Acadêmica de Licenc. em Ciências Biológicas - IFTO/Campus Araguatins
Lucenir Barbosa de Souza - Acadêmica de Licenc. em Ciências Biológicas - IFTO/Campus Araguatins
INTRODUÇÃO:
Este trabalho aborda experiências extensionistas desenvolvidas de junho a dezembro de 2012 através do Projeto Educação e Sustentabilidade: novas perspectivas para os assentados da Fazenda Dezesseis, comunidade semirrural localizada no Município de Augustinópolis-TO, vinculado ao Programa de Bolsas de Extensão–PBEX do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins-IFTO, Campus Araguatins. Nesse contexto configurou-se a importância da extensão universitária como percurso de troca de saberes entre os sujeitos comprometidos com o desenvolvimento sustentável local, considerando diversos fatores como: localização estratégica, crianças e adolescentes sem muitas perspectivas e forte sinalização para parcerias, visível na disponibilidade de espaço físico e colaboração da equipe da Escola Estadual Fazenda Dezesseis o que nos lembra Paulo Freire quando diz que ”A educação é comunicação, é diálogo, na medida em que não é a transferência de saber, mas um encontro de sujeitos interlocutores que buscam a significação dos significados.” (p. 69).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Fortalecer os processos de produção, educação ambiental e organização social com vistas à construção do desenvolvimento sustentável local, assim como, despertar nos educandos a valorização do espaço agrário e contribuir com a formação cidadã dos graduandos, tornando-os profissionais críticos, éticos e formadores de opinião.
MÉTODOS:
Inicialmente reuniu-se com as instituições parceiras (Secretarias municipais: Assistência Social, Saúde e Agricultura e Meio Ambiente, SEBRAE e SEDUC) a fim de apresentar a demanda de recursos humanos e apoio logístico. No transcurso do Projeto foram realizados encontros para apresentação das propostas aos servidores da U.E e à comunidade escolar, cursos de capacitação para plantio de hortas (10 h) e criação de galinhas caipiras (8h) para a comunidade em geral; também foram realizadas palestras com os pais e associação de moradores sobre empreendedorismo e sustentabilidade.
Implementou-se oficinas e palestras direcionadas aos 131 alunos do ensino fundamental dentro das seguintes temáticas: Folclore e Meio Ambiente, Higiene e Saúde (2º ao 5º ano), Adolescência, Sexualidade, Preconceito e Drogas (6º ao 9º ano) e produção de vídeo documentário sobre a história do assentamento, cuja pesquisa foi objeto de aproximadamente 04 meses de trabalho e contou com a participação direta dos alunos do 9º ano que realizaram entrevistas com moradores antigos e atuais da localidade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As ações foram realizadas semanalmente na Vila Dezesseis. Obteve-se total adesão dos professores da UE local que atuaram interdisciplinarmente das oficinas propostas. Percebeu-se uma participação mais concreta entre os alunos menores, os quais estavam sempre motivados. Também as parcerias atuaram efetivamente nas ações, com: monitoria no curso de hortas (Sec. Mul. de Agricultura e Meio Ambiente) e curso de capacitação para criação de galinha caipira (téc.do IFTO), contribuindo para elevar a fonte de renda e sustentabilidade local. O Grupo Agentes da Alegria (Sec. Mul. de Saúde) interagiu com os alunos discutindo sobre sexualidade e drogas sem deixá-los constrangidos. Brandão afirma que “Não há uma forma única nem um único modelo de educação; o ensino escolar não é a sua única prática e o professor profissional não é o seu único praticante”. (1995, p.9). A produção do documentário sobre a história da comunidade foi uma atividade prazerosa por despertar a valorização dos moradores locais. As reuniões mensais para análise das avaliações coletadas com alunos e servidores da escola comprovaram o êxito da equipe, fazendo com que o trabalho em geral oportunizasse a reflexão sobre o saber-fazer enquanto educadores e futuros profissionais docentes
CONCLUSÕES:
De acordo com a percepção ambiental de alunos e professores, além de observações realizadas no ambiente escolar, em seu entorno e na comunidade, constatou-se a necessidade de mais intervenções educativas, quer escolar e familiar. Há Falta de perspectiva de vida e iniciativas da maioria dos moradores locais. As oficinas pedagógicas e atividades direcionadas à comunidade em geral despertaram novos valores.
O vídeo documentário foi um marco de orgulho para todos que protagonizaram o enredo, pois a maioria dos participantes veio assistir e parabenizar a equipe do Projeto pela iniciativa; evidenciando o nosso compromisso com uma das funções da Universidade que é atuar junto à Comunidade, devendo ambas, comungar esforços para tal atuação.
Enfim, as atividades demonstraram o quanto esse trabalho foi de fundamental importância para a construção de novas atitudes sociais de todos os agentes envolvidos, em particular, dos acadêmicos que enfrentarão o mercado de trabalho a partir de uma consciência cidadã comprometida com os problemas da coletividade.
Palavras-chave: comunidade, parceria, valorização.