65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
Flutuação Populacional de Crisopídeos (Neuroptera: Chrysopidae) em cultivo de citros em sistema Orgânico e Convencional no Município de Capitão Poço, Pará.
Wendel Kaian Oliveira Moreira - Estudante do curso de agronomia, UFRA
Alexandre Roger de Araújo Galvão - Estudante do curso de Agronomia, UFRA
Lana Rosa Costa Paraense - Estudante do curso de Agronomia, UFRA
Leilane Ávila Bezerra - Estudante do curso de Agronomia, UFRA
Wilson José de Mello e Silva Maia - Pesquisador, Dr. Instituto de ciências agrárias, UFRA
Candido Ferreira de Oliveira Neto - Profº. Dr./ Instituto de ciências agrárias, UFRA
INTRODUÇÃO:
A citricultura é uma atividade de grande importância socioeconômica na Amazônia Oriental, pois possibilita a fixação do homem ao campo, gera empregos e apresenta bons retornos financeiros ao citricultor. O Brasil é o maior produtor mundial de frutas cítricas com aproximadamente um milhão de hectares dedicados a Citrus spp. (FAO, 2003).
Espécies da família Chrysopidae vêm sendo reconhecidas pelo papel cada vez mais importante no controle biológico de um grande número de artrópodes praga, como pulgões, moscas-brancas, cochonilhas, ácaros, ovos e lagartas de lepidópteros. Em geral, esses insetos encontram condições de adaptabilidade a diferentes ambientes, o que lhes permite uma ampla distribuição geográfica. Por exemplo, as espécies do gênero Chrysoperla Steinmann, 1964, desenvolveram mecanismos de resistência ao inverno em regiões temperadas e encontram-se distribuídas por todo mundo (Brooks e Barnard, 1990).
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste trabalho foi conhecer a flutuação populacional deste inimigo natural importante no agroecossistema em cultivo de citros orgânico e em sistema convencional no município de Capitão Poço, Pará.
MÉTODOS:
As coletas foram realizadas em um talhão na propriedade S.O.S Agroecológico, situado na camunidade do Barro Vermelho, na travessa São Francisco a 10km do município de Capitão Poço – Pará, com aproximadamente 25 hectare, o inicio do cultivo de laranja pêra rio em porta enxerto de limão cravo, foi no final da década de 80 e a conversão para a produção de laranja orgânica foi iniciada em 1997. O plantio com espaçamento de 7,0 m x 5,0 m. No sistema convencional de citros situado a 7 km da cidade de Capitão Poço - Pará, a área utilizada para as coletas pertencem ao empresário Ornelas com dimensões de 1 hectare, com o espaçamento 6,0 m x 5,0 m inicio do cultivo de laranja pêra rio em porta enxerto de limão cravo, são adotados medidas de controle de plantas daninhas através de herbicida e no manejo de pragas é aplicado inseticida quando está obtendo dano econômico. Para as coletas dos adultos foram realizadas mensalmente no período da manhã, entre janeiro de 2012 a outubro do mesmo ano, em dez plantas ao acaso, na qual tiveram ramos levemente agitados com as mãos para provocar o deslocamento dos insetos que durante o dia ficam abrigados sob as folhas, ao abandonarem as plantas, os adultos foram capturados com uma rede entomológica de 30 cm de diâmetro, conforme proposto por Souza e Carvalho (2002). Os dados referentes ao número de adultos de Crisopídeos coletados mensalmente foram transformados para √x+0,5 e submetidos à analise pelo teste F (P < 0,01).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O número de adultos coletados em ambas as propriedade de cultivo convencional e orgânico apresentou um diferença significativa, pois as características das formas de cultivo influenciaram a quantidade de adultos coletados resultados semelhantes à de Galvão et al.,( 2012). Os meses que foram coletados maiores números de adultos no sistema orgânico foi nos meses de setembro e outubro de 2012. Já em sistema convencional os maiores índices de adultos coletados foram no mês de junho e julho. Mais a diferença ocorreu nos número de adultos coletados no sistema orgânico, pois os tratos culturais não estavam utilizam nenhum meio que por ventura possa diminuir a população do inimigo natural no agroecossistema, diferente no sistema convencional que adota condições que acabam com a permanência do inimigo natural por longo tempo. Resultados semelhante ao de Costa et al., (2010).
CONCLUSÕES:
O maior número de adultos coletados foi no sistema orgânico de citros onde apresentou uma diferença significativa.
Palavras-chave: Capitão Poço, coleta, população de adultos.