65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 6. Zoologia
MACROINVERTEBRADOS BENTÔNICOS COMO FERRAMENTA COMPLEMENTAR NA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE RIOS
Rogério Conceição Lima dos Santos - Programa de Pós-graduação em Recursos Hídricos – UFMT
Anderson Wakinaguni Michiura - Programa de Pós-graduação em Recursos Hídricos – UFMT
Glieber Henriques Beliene - Programa de Pós-graduação em Recursos Hídricos – UFMT
INTRODUÇÃO:
Os macroinvertebrados bentônicos têm sido utilizados como bioindicadores da qualida-de da água devido a sua distribuição e abundância serem influenciadas por fatores biogeográficos e características do ambiente, como tipo de sedimento, variáveis físicas e químicas da água, presença de macrófitas, entre outros. Essas condições ambientais específi¬cas, como níveis diferenciados de poluição, podem possibilitar com que os gru-pos mais resistentes se tornem dominantes e os mais sensíveis, se tornem raros ou ausentes. A utilização desses organismos, como instrumento adicional na avaliação da qualidade dos rios, além dos atributos físicos e químicos da água, resulta em diagnósticos mais precisos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Dessa maneira, os macroinvertebrados foram utilizados como ferramenta complementar na avaliação da qualidade de água da microbacia urbana do córrego Quineira, município de Chapada dos Guimarães, Mato Grosso.
MÉTODOS:
Os pontos amostrais foram distribuídos ao longo da microbacia, compreendendo da nascente ao exutório, sendo P1 denominado área da nascente, P2 encontro de nascentes, P3 local de captação e P4 o exutório. Os sedimentos do córrego foram amostrados através de coletor-área, utilizando uma bandeja de plástico com área de 0,015 m2. O material foi acondicionado em sacolas plásticas e fixado com álcool 70%. Em laboratório, foram lavadas em peneira de malha 0,25mm, e posteriormente triado em microscopia óptica e identificado no menor nível taxonômico com bibliografias específicas. Através do estimador não-paramétrico Jackknife de primeira ordem do programa EstimateS, versão 7.51, calculou-se o valor estimado da riqueza dos macroinvertebrados bentônicos na área estudada, construindo uma curva do coletor associada a um intervalo de confiança de 95%.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foram amostrados 1.200 indivíduos, distribuídos em 9 ordens, 18 famílias, sendo as mais frequentes e abundantes foram Chironomidae, Tubificidae, e Pyralidae. Cordulidae, Libellulidae, Gomphidae, Naucoridae e Psephenidae apresentaram a menor frequência e abundância. A riqueza decrescente de famílias ao longo do córrego ocorre provavelmente devido ao estado de conservação mata ciliar e seu entorno. Em P1 e P2 ocorreram grupos de sensíveis à poluição como Trichoptera, Ephemeroptera, Plecoptera, evidenciando o bom estado de qualidade da água nessa região. Com o aumento da urbanização e ocupação diminui a mata ciliar, consequentemente a diminuição da riqueza das famílias, possivelmente devido a baixa disponibiliza de matéria orgânica oriunda da vegetação, necessária para a manutenção e funcionamento da biota aquática. Ocorrência de Chironomidae, que possuem estratégias para sobreviver em diferentes condições ambientais, assim como Oligachaeta que podem tolerar baixa concentração de oxigênio dissolvido e ser encontrados em grande número de habitats poluídos, evidenciam a degradação ambiental na área do exutório. O jackknife de primeira ordem estimou 26,25 (+ 3,35) famílias das 18 amostradas (68,75%), sugerindo um maior esforço de amostral para representar melhor a comunidade.
CONCLUSÕES:
A utilização de macroinvertebrados bentônicos como ferramenta complementar nos diagnósticos da qualidade de rios, além de ser um instrumento de baixo custo, é eficiente e pode ser realizado de maneira rápida. A ocorrência de grupos sensíveis na área de nascente da microbacia, e o aumento expressivo da abundância e diminuição da riqueza ao longo do córrego, infere a degradação na qualidade da água. As informações sobre a biota aquática pode auxiliar nas detecções da integridade desses ambientes aquáticos complementando a avaliação da qualidade da água.
Palavras-chave: Macroinvertebrados, Urbano, Diagnóstico.