65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
ESTIMATIVAS DE PRODUTIVIDADE DDA BANANEIRA 'PACOVAN' E DE SEUS HÍBRIDOS, 'PACOVAN-KEN' E 'PV79-34'
Vagner Alves Rodrigues Filho - Graduando em Bacharelado em Agronomia/ Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi
Sérgio Luiz Rodrigues Donato - Eng. Agro. Professor Dr/Orientador. Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi-BA
Tânia Santos Silva - Graduanda em Bacharelado em Agronomia/ Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi
Alana Alves de Oliveira - Graduanda em Bacharelado em Agronomia/ Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi
Edson Perito Amorim - Pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura, Cruz das Almas - BA.
INTRODUÇÃO:
Nas regiões Norte e Nordeste destaca-se o cultivo das variedades tipo Prata, particularmente a 'Pacovan', e também tipo Terra. Ass variedades tipo Prata no País, respondem por 60% da área cultivada (Silva et al., 2002; 2008).
A despeito da importância da fruta, o seu cultivo enfrenta problemas relacionados à falta de variedades comerciais produtivas que apresentem, ao mesmo tempo, características agronômicas desejáveis, resistência às principais doenças e pragas e aceitabilidade pelo mercado. O porte elevado, particularmente na ‘Pacovan’, é uma característica indesejável, que limita o seu cultivo, principalmente em regiões com velocidade de vento elevada (Azevedo et., 2010), o que normalmente causa redução em sua produtividade.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo do trabalho foi avaliar e estimar rendimentos da 'Pacovan' e dos seus híbridos derivados 'Pacovan-Ken' e 'PV79-34' em dois ciclos de produção, no Perímetro Irrigado de Ceraíma, Guanambi, Sudoeste da Bahia.
MÉTODOS:
O experimento foi realizado na área experimental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Guanambi, localizado no distrito de Ceraíma, no municipio de Guanambi, BA, 14º13'30"S, 42º46'53"W, com altitude de 545 m e médias anuais de precipitação de 680,00 mm e temperatura de 26ºC.
Utilizou-se o delineamento experimental inteiramente casualizado, com três tratamentos e cinco repetições. Os tratamentos foram três cultivares de bananeira: a 'Pacovan' (AAB) e seus híbridos AAAB, 'Pacovan-Ken' (já lançado) e PV79-34 (em avaliação). As parcelas experimentais foram constituídas por quatro plantas úteis, dispostas perpendicularmente às fileiras das plantas, com bordadura externa.
Avaliou-se, nos estádios de colheita às características de rendimento, de cada planta útil nos ciclos de produção das plantas mãe e filho, seguindo os procedimentos adotados por Donato et al. (2006): A massa do cacho (MCA e das pencas (MPE), em kg; período para colheita (PDC). A produtividade quando se avalia mais de um ciclo, é calculada considerando três componentes, quais sejam, peso do cacho, população de plantas por hectare e duração do ciclo: (t ha-1 ano-1) = [produção (t ha-1) / duração do ciclo (meses)] x 12 (Robinson & Nel, 1988).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Produtividade alcançada pelos dois genótipos considerando as massas dos cachos e as massas das pencas colhidas em dois ciclos, uma população de 1.333 plantas por hectare e a duração para a colheita do segundo cacho, de acordo com a equação desenvolvida por Robinson & Nel. (1988). A 'Pacovan-Ken' foi a menos produtiva e apresentou produtividade de 25,68 e 22,37 t ha-1 ano-1, para massa do cacho e das pencas, respectivamente. A 'Pacovan' expressou produtivade intermediária, com 34,09 e 29,70 t ha-1 ano-1, para massa do cacho e das pencas, respectivamente.e a 'PV79-34' foi a mais produtiva com 36,87 e 31,68 t ha-1 ano-1, para massa do cacho e das pencas, respectivamente. A‘PV 79-34’ obteve maior produtividade. Algo já esperado, pois a mesma apresenta porte menor que a variedade Pacovan e a Pacovan-Ken, em regiões de vento com picos de velocidade elevada, plantas de porte menor apresentam produtividade maior (DONATO et al., 2006), independente do grupo genômico, pois o efeito do vento é maior nas plantas com maiores alturas, tanto pela dilaceração do limbo, quanto no abalamento do sistema radicular.
O importante não é somente a produtividade, assim, em ensaio realizado na Colômbia, o híbrido FHIA-02 apresentou boa produtividade, alta precocidade, porém não teve aceitação comercial, conforme relatado (Ventura & Hinz, 2002).
CONCLUSÕES:
A 'PV 79-34' é a mais produtiva.
Palavras-chave: Musa spp., Genótipo, Rendimento.