65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
O OLHAR DOS PROFESSORES QUE ATUAM NA EJA SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA OFERECIDA PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO AMAPÁ
Romualdo Tavares de Oliveira - Secretaria de Educação do Estado do Amapá -SEED
Klívia Renata Pacheco Bruno - Universidade Federal do Amapá - UNIFAP
Dina do Socorro Paiva Borges - Universidade Federal do Amapá - UNIFAP
Isabel Cristina dos Santos - Secretaria de Educação, Esporte e Lazer da Cidade do Recife - SEEL
Santana de Jesus Miranda Melo - Secretaria de Educação do Estado do Amapá -SEED
INTRODUÇÃO:
É consenso entre muitos estudiosos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que a formação inicial e continuada do professor da EJA é um dos caminhos para a superação de ranços, práticas conteudistas, tradicionais e excludentes no interior das escolas que oferecem essa modalidade de ensino. Esse espaço de formação, segundo Pires (2006) e Arroyo (2005), deve ser, na verdade, momentos de trocas, socialização, e construção de material pedagógico. Segundo Menezes e Abreu (2010), é nesse espaço que o professor passa a ser um mediador do processo de ensino-aprendizagem, desenvolvendo uma consciência crítica de sua ação. Além disso, é durante esses encontros que o docente se apropria de teorias que irão fundamentar a práxis, garantindo, a efetivação do direito dos jovens e adultos em ter uma educação que considere suas necessidades. Para Freire (2006), o professor só estará à altura de sua tarefa como educador quando não negligenciar a sua formação. Diante dessa discussão, percebe-se a importância das ações das instituições mantenedoras dessa modalidade de ensino com relação à formação continuada de seus professores.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Esse estudo teve como questão central investigar o olhar dos professores que atuam na EJA sobre a formação continuada oferecida pela Secretaria de Educação do Estado do Amapá. Como questões periféricas, buscou-se identificar a formação e o tempo de atuação dos docentes na EJA; averiguar a participação, o grau de satisfação e os temas a serem desenvolvidos nas formações oferecidas pela SEED/AP.
MÉTODOS:
Participaram dessa pesquisa 25 (vinte e cinco) professores do quadro efetivo e que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA) das escolas da rede de ensino do Estado do Amapá na cidade de Macapá. Foi aplicado um questionário com cada um dos participantes, onde responderam a questões fechadas. Estes instrumentos, após aplicação junto aos docentes, foram tabulados e analisados por categoria numa abordagem quantitativa.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Após a tabulação dos dados, verificou-se que 76% dos docentes eram pós-graduados e 24% tinham apenas a graduação completa. Quanto ao tempo de atuação na EJA, verificou-se que 84% atuam há mais de 10 anos; 8% entre 5 a 7 anos; 4% entre 8 a 10 anos os outros 4% entre 2 a 4 anos. Com relação à participação em encontros de formação continuada promovidas pela SEED/AP, 70% dos entrevistados disseram que nunca participaram; 16,6% que participaram de 2 a 4 encontros; 6,6% que participaram de 1 encontro e outros 6,6% afirmaram que participaram de mais de 4 encontros durante o tempo de atuação na EJA. Quando indagados a respeito do grau de satisfação em relação à formação continuada oferecida pela SEED/AP, 48% disseram estar insatisfeitos; 32% revelaram que estavam pouco satisfeitos e 20% afirmaram que estavam satisfeitos. Sobre os temas que gostariam que fossem abordados nas formações, 49,9% apontaram o ensino da leitura e escrita; 23,2% indicaram o uso dos recursos tecnológicos; 12,5% a pedagogia Freireana; 10,7% apontaram o ensino da Matemática e 3,5% revelaram que queriam discutir outros temas nas formações.
CONCLUSÕES:
Diante dos resultados desse trabalho, verificou-se que os professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos da rede estadual de ensino do Amapá têm procurado se qualificar para estar à altura de sua tarefa como educadores. A maioria desses docentes atua há bastante tempo nessa modalidade de ensino. Porém, verificou-se que a Secretaria de Educação do Estado do Amapá não tem conseguido envolver os professores nos seus encontros de formação continuada. É necessário, então, que a SEED/AP realize com mais frequência encontros de formação, investigue as causas dessa baixa participação dos docentes e redimensione suas ações em relação a estes encontros. Os achados desse trabalho mostram claramente que os professores têm lacunas na sua formação com relação às metodologias. Ou seja, em saber fazer. Eles indicam que querem saber “como” se faz o aluno escrever, a ler, a realizar as operações e expressões matemáticas; como se usa este ou aquele recurso tecnológico, visando o aprendizado do aluno da EJA. Desse modo, espera-se que a SEED/AP também procure promover um encontros de formação em que o planejamento deste surja a partir das necessidades dos educadores. Estas formações precisam corresponder aos anseios dos educadores de forma satisfatória.
Palavras-chave: Formação Continuada, Formação Docente, EJA.