65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 4. Turismo e Hotelaria - 2. Planejamento e Projetos Turísticos
TURISMO RURAL, UMA FONTE DE DESENVOLVIMENTO PARA FAMÍLIAS DE PEQUENOS AGRICULTORES, CASO COLÔNIAS RURAIS DE PARANAGUÁ- PR.
Priscila Cristina dos Santos - UFPR- Setor Litoral
Renata Cristina dos Santos - IFPR- Campus Paranaguá
Didier Aurelio Belarmino Santana - UFPR- Setor Litoral
INTRODUÇÃO:
O turismo em comunidades rurais tem se mostrado uma importante alternativa de renda para famílias de agricultores familiares. No Brasil algumas experiências tem comprovado isto através do turismo de base comunitária. Segundo o ministério do turismo, o TBC (turismo de base comunitária) busca a construção de um modelo alternativo de desenvolvimento turístico, baseado na autogestão, no associativismo/cooperativismo, na valorização da cultura local e, principalmente, no protagonismo das comunidades locais, visando à apropriação por parte destas dos benefícios advindos do desenvolvimento da atividade turística.
As comunidades rurais de agricultores familiares possuem grande potencial para desenvolvimento do TBC, pois normalmente são comunidades com traços culturais bastante fortes, beleza cênica local incomparável, grande conhecimento empírico e principalmente a hospitalidade da população.
Neste sentido as Colônias rurais de Paranaguá- PR se encaixam perfeitamente, possuem aproximadamente 1555 pessoas distribuídas em 322 domicílios (BUZZATO, 2009).
Estão localizadas no entorno do Parque Nacional Saint Hilare Lange, as margens da rodovia PR-508, principal porta de entrada dos turistas que visitam Matinhos e Guaratuba, além de ter um traço histórico muito importante desde a sua fundação.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho teve por objetivo pesquisar o potencial turístico da região das Colônias Rurais de Paranaguá e a vontade dos agricultores em ter o turismo como uma fonte de renda e segurança financeira.
MÉTODOS:
Esta pesquisa se deu em duas fases, a primeira delas foi à revisão bibliográfica sobre o assunto, e a segunda fase foi a observação, acompanhada de conversas com os agricultores, bem como algumas entrevistas semi- dirigidas que segundo Verdejo (2007) esta ferramenta facilita criar um ambiente aberto de diálogo e permite à pessoa entrevistada se expressar livremente, sem as limitações criadas por um questionário.
Através da pesquisa bibliográfica foi possível subsidiar metodologicamente a pesquisa de campo, desde o planejamento das saídas, até a aplicação das entrevistas semi- dirigidas.
A observação se deu no decorrer de toda a pesquisa (Novembro de 2011 a Março de 2012), onde foram feitas travessias pelas colônias, georreferenciamento de pontos de interesse, além de fotografias dos locais visitados.
Para as entrevistas semi estruturadas, foi escolhida uma das 7 colônias, a Colônia São Luiz, onde foram entrevistados 11 agricultores, aqueles que já tinham alguma iniciativa (mesmo que pequena), de oferecer em sua propriedade atrativos aos visitantes. Também foram feitas conversas com agricultores de todas as colônias, abordando o tema do turismo na região.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Com a pesquisa bibliográfica, verificou se que o TBC necessita da organização popular, buscou-se então compreender a forma com que os agricultores da região estavam organizados. Eles possuem uma associação de moradores com 26 anos, que possui aproximadamente 300 sócios e tem como principal função a mediação entre agricultores e prefeitura, para projetos de aquisição de alimentos do governo federal, porém esta associação não possui reuniões regularmente para debater sobre a mesma.
Apesar da pouca comunicação entre agricultores e associação, percebeu-se por parte de ambos, grande vontade de contribuir com o desenvolvimento do turismo, o que pode ser caracterizada como um fator positivo.
Constatou- se que para o desenvolvimento do TBC é necessário também alguns elementos básicos, observou-se então as redes de infraestrutura das comunidades, verificou-se então que algumas são falhas, principalmente o transporte e a comunicação, porém a localização das colônias ao longo da PR-508 facilita o acesso às mesmas.
A pesquisa levantou também a beleza da região que se localiza em uma das áreas de mata atlântica mais bem preservadas do Brasil. Outro ponto positivo é a grande quantidade de agroindústrias familiares, que são um imenso diferencial para o desenvolvimento do TBC.
CONCLUSÕES:
Percebeu-se nestas comunidades grandes potenciais para desenvolvimento do turismo rural, devido à beleza cênica da região, proximidade com vias de acesso e a municípios do litoral, presença de agroindústrias familiares com produções variadas e o desejo dos agricultores em desenvolver esta atividade que significaria um meio para aumentar a sua renda mensal, de forma harmônica, valorizando sua propriedade e o seu estilo de vida, vale ressaltar que este desejo é fundamental, pois o desenvolvimento do turismo só será possível mediante a participação ativa da população local principalmente no que condiz ao planejamento e gestão da atividade.
Apesar das comunidades não possuírem infraestrutura adequada e organização para o desenvolvimento do turismo, a mesma possui potencial para que isto aconteça, acredita-se que a associação deva ser o elo entre a vontade de fazer acontecer do turismo e a possibilidade real para que isto aconteça.
Palavras-chave: Potencial Turístico, Colônias Rurais, Litoral Paranaense.