65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 7. Sociologia
O MERCADO DE TRABALHO DOS CIENTISTAS SOCIAIS NO CARIRI PARAIBANO
Aparecida Gomes Correia - Unidade Acadêmica de Educação do Campo – UFCG
Paulo Cézar Silva Hilário - Unidade Acadêmica de Educação do Campo – UFCG
Gillianne de Oliveira Nunes - Unidade Acadêmica de Educação do Campo – UFCG
Jéssica Mayara Veríssimo de Oliveira - Unidade Acadêmica de Educação do Campo – UFCG
Janiele Guedes Santos - Unidade Acadêmica de Educação do Campo – UFCG
José Irivaldo de Oliveira Silva - Prof./Orientador - Unidade Acadêmica de Educação do Campo – UFCG
INTRODUÇÃO:
Com a institucionalização da sociologia no ensino médio (Lei nº 9.394), surge para o sociólogo mais uma oportunidade de adentrar o mercado de trabalho. Em nosso país, a formação superior (graduação) de professores de Sociologia está intimamente relacionada à implantação desta no Ensino Médio. Há no competitivo mercado de trabalho alternativas de emprego para este profissional, mas estas só existem em algumas regiões de nosso país. Faz-se necessário uma discussão acerca da qualidade no ensino superior em nosso país, porque não basta apenas a formação acadêmica para o exercício profissional, mas necessita-se de qualificação. Para que analisemos melhor o cenário do mercado de trabalho ao qual o sociólogo está inserido em nível nacional e particularmente no Cariri Paraibano, foi estabelecido um esboço sobre as diversas profissões da atualidade com o intuito de analisar as profissões mais valorizadas em nosso país para que se possa visualizar o posicionamento do sociólogo nestas hierarquias.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar o mercado de trabalho para os Sociólogos no Cariri Paraibano, abordar a importância da Sociologia no Ensino Médio; apresentar como está o mercado de trabalho em nosso país, destacando algumas áreas do conhecimento; investigar as áreas em que o sociólogo pode atuar; verificar a quantidade de profissionais formados na área que estão ou não atuando, no cariri.
MÉTODOS:
O presente trabalho classifica-se como uma pesquisa de caráter qualitativo e quantitativo. Utilizou-se pesquisa bibliográfica e coleta de dados secundários, artigos e revistas eletrônicas que abordam o tema, bem como analisar o panorama do mercado de trabalho na atualidade através de bancos de dados do IBGE. Deste modo, pretendeu-se saber quais áreas são mais procuradas em nosso país e ao mesmo tempo fazer analogias em relação à profissão a qual o trabalho do Sociólogo está focado. Outra estratégia utilizada foi a pesquisa de campo para coletar informações sobre a experiência dos profissionais formados em Ciências Sociais. Aplicaram-se questionários e entrevistas com a pretensão de entender a realidade vivenciada pelos professores pesquisados, comparando à realidade atual, com o uso de câmeras fotográficas e gravadores.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Em análise, percebeu-se que o mercado de trabalho é seletivo e em sua seleção, busca os peritos em sua área. Na região do Cariri Paraibano a sala de aula é o lugar mais específico para este profissional e há um fenômeno que persiste na região, assim como no Brasil: os vínculos de apadrinhamento ou partidários. Pode-se observar isto não só no âmbito de profissionais que ministram a disciplina de sociologia no ensino médio, mas para as demais disciplinas e outros cargos ocupacionais dentro do sistema público. Em concursos públicos é constitucional, o período de tempo para chamada dos aprovados. Não obstante, levando em consideração a necessidade e obrigatoriedade os prazos estipulados para ocupação de tal cargo, ultrapassa as determinações do ministério da educação - 2010 que todas as escolas deveriam ter professores de sociologia e filosofia no Ensino médio como componente curricular obrigatório. Entretanto, verificou-se que grande parte dos profissionais entrevistados, são formados não em Sociologia, mas em áreas não-afins.
CONCLUSÕES:
Como resultados da pesquisa, observou-se que o mercado específico para o sociólogo consiste na sala de aula. Entretanto, há outras possibilidades de trabalho que inexistem no cariri paraibano. Diante das entrevistas realizadas com os alunos observou-se que não há por parte dos mesmos, tanto interesse pelo curso de sociologia. Apenas estão cursando por não terem conseguido ingressar ou transferir-se para outro curso. Não obstante, menos de 50% dos entrevistados mostraram-se interessados em atuar no magistério, com objetivo de inovar na educação através de outros métodos não convencionais, bem como seguir a carreira acadêmica.
Palavras-chave: Ciências Sociais, Sociólogo, Mercado de trabalho.