65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
Decifrando os usos da TV Escola na prática docente da Escola Municipal Naro Ribeiro de Souza, município de Tenente Laurentino Cruz/RN.
Franciely dos Santos Ferreira - Departamento de Geografia/UFRN
Clarissa Maria Bezerra de Araújo - Departamento de Educação/UFRN
Marcos Alexandre Costa de Araújo - Departamento de Geografia/UFRN
Jaiane Pereira Maia - Departamento de Geografia/UFRN
Hyago Brendoll Bezerra Dantas - Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas/UFRN
Sandra Kelly de Araújo - Profa. Dra/Orientadora - Departamento de Geografia/UFRN
INTRODUÇÃO:
A TV Escola é um canal de televisão do Ministério da Educação que capacita, aperfeiçoa e atualiza educadores da rede pública desde 1996. Sua programação exibe, durante as 24 horas diárias, séries e documentários estrangeiros e produções próprias. Os principais objetivos da TV Escola são o aperfeiçoamento e valorização dos professores da rede pública, o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem e a melhoria da qualidade do ensino. Este trabalho apresenta considerações acerca do uso da programação da TV Escola na prática docente, atualmente. Tais considerações foram feitas no âmbito do assentamento Chã da Curicaca, no município de Tenente Laurentino Cruz/RN. Nesse sentido, este trabalho buscou investigar as possibilidades de uso da TV Escola no aperfeiçoamento da prática em sala de aula dos professores da referida localidade, afim de que os mesmos possam desenvolver estratégias de utilização de tecnologias educacionais, mais especificamente, o vídeo, com o intuito de atrair a atenção do aluno à aula.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Investigar de que forma a programação da TV Escola é utilizada de modo a contribuir para a prática docente dos professores do município de Tenente Laurentino Cruz/RN, no âmbito do assentamento Chã da Curicaca, Escola Municipal Naro Ribeiro de Souza.
MÉTODOS:
A metodologia utilizada nesta pesquisa consistiu, basicamente, na coleta de dados referentes à utilização das tecnologias educacionais em sala de aula, no Assentamento em questão, através de visita in loco. Durante a mesma, foi aplicado questionário aos professores e aos gestores das instituições de ensino da localidade, com o intuito de coletar informações acerca do processo de ensino que se efetiva na localidade. Este questionário é baseado em dados do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI - BR), de onde foram retiradas questões pertinentes à utilização das tecnologias educacionais em sala de aula. Assim, com os dados coletados, foram feitas reflexões, baseadas em autores que tratam da questão educacional, enfatizando o uso das tecnologias educacionais, tomando como ponto de partida os depoimentos dos próprios professores.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O questionário aplicado aos docentes da referida localidade permitiu coletar dados fundamentais para que se pudesse fazer uma análise de como se dá o ensino rural nos dias atuais, além de possibilitar a investigação referente ao acesso dessas localidades às tecnologias educacionais. Em suas respostas, os professores demonstraram seus anseios e desafios em trabalhar com os recursos tecnológicos como instrumento de ensino-aprendizagem, visto que, para eles, os recursos tecnológicos, quando utilizados como ferramentas do ensino-aprendizagem, tornam-se produtivos e atraentes. Além disso, eles estão convictos sobre a competência das tecnologias para garantir um trabalho qualitativo no âmbito educacional. Isso é possível desde que o profissional tenha consciência do que realmente esse instrumento didático tem de positivo a oferecer para ser utilizado na aprendizagem. Mas, para que isso aconteça, de fato, faz-se necessário que sejam oferecidos cursos de capacitação para aperfeiçoar e conscientizar os profissionais.
CONCLUSÕES:
Constatou-se a preocupação dos docentes da localidade em apresentar novas metodologias de ensino na sala de aula, deixando de utilizar somente o livro didático, que por vezes, aborda os conteúdos não fazendo a conexão necessária com a realidade dos alunos. O professor pode realizar tal ato com a mediação das tecnologias educacionais Com essa abordagem local fica mais fácil compreender fenômenos que ocorrem em uma escala mais ampla. É preciso mostrar que há muito mais que conteúdos a serem transmitidos, mas sim concepções de “mundo” a serem criadas e reformuladas no ambiente escolar. Por isso é tão importante que o conteúdo se torne significativo para os alunos. Cabe aos professores vencer o pensamento de educação estática, que foi por muito tempo repassado nas escolas, como forma de manutenção da sociedade hierarquizada. Para isso, é preciso instigar a curiosidade do aluno para que ele possa trazer suas contribuições para a sala de aula, gerando um espaço onde haja trocas de conhecimento, diálogo e contato com realidades diferentes. Essas possibilidades não podem ser desperdiçadas, pois a escola deve possibilitar situações para que o educando desenvolva a sua autonomia, adquirindo criticidade para se posicionar diante dos desafios.
Palavras-chave: Tecnologia educacional, Inclusão digital, Prática docente.