65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 1. História da Cultura
AMOSTRA CULTURAL DA DIVERSIDADE AFRO ÁFRICA EM NÓS DOS GRILHÕES A LIBERDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
AUDA MARIA DE SOUZA GODOY - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE SERRA TALHADA
DANIELA PAULA DE LIMA MALTA - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE SERRA TALHADA
MARIA ENIDE DE MELO - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE SERRA TALHADA
MARIA CRISTINA XAVIER - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE SERRA TALHADA
REJANE CALADO PEREIRA - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE SERRA TALHADA
RAIMUNDA MARIA DAS DÔRES SILVA LOUREIRO - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE SERRA TALHADA
INTRODUÇÃO:
De acordo com a Lei de nº 10.639/96 e alterações, a escola deverá desenvolver atividades que integrem os alunos ao estudo étnico, cultural e indígena promovendo a associação entre as diversas áreas do conhecimento tais como: arte, linguagem e história. E, alem disso, promover reflexões que permitam a construção da atitude e a preservação do patrimônio cultural brasileiro em toda sua extensão.
Neste contexto, a Escola Municipal Cônego Tôrres, localizada em Serra Talhada-PE, desenvolveu atividades com estudantes da Educação Básica - Ensino Fundamental Anos Finais - tendo como foco a pesquisa sobre a cultura negra e afro-descendentes nos seus diversos aspectos. Para tanto, as atividades foram vivenciadas dentro e fora da sala de aula. Ademais, a valorização das manifestações culturais proporcionou aos estudantes uma aprendizagem significativa, composta por reflexões sobre a cultura trazida ao Brasil pelos africanos e, como suas tradições contribuíram para a construção da diversidade cultural nacional.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Proporcionar a criação de uma mentalidade crítica pelos jovens dentro e fora da escola fazendo com que os alunos de origem negra sejam tratados como iguais, ampliando a ótica sobre a origem afro e o legado deixado por eles termos de econômicos, cultral e social.
MÉTODOS:
A metodologia aplicada no projeto valorizou a pesquisa da cultura africana, que influenciou os costumes do povo brasileiro como, por exemplo, a culinária, a música, as artes, a religião,a literatura, as personalidades,e tantos outros traços. As atividades desenvolvidas foram realizadas com pesquisas, gráficos, construção de textos, palestras sobre os iorubas de panteão, apresentação das danças tais como: axé e capoeira, músicas, galeria de personalidades , e elaboração de um jornal para registrar os dados coletados na pesquisa.
Durante as apresentações os estudantes recepcionaram os convidados com comidas típicas e apresentação de painéis com fotos textos sobre a religião africana e suas descendências, tais como: candomblé, islamismo e catolicismo. Os estudos sobre todos os literários em defesa da abolição, monólogo “ Sou Negro porque encaro minhas Raízes”, Hino da Negritude, Jogral Filhos da Alforria, Poema Menino Negro.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Conhecer a diversidade do patrimônio étnico-cultural brasileiro, respeitar os grupos que as compõem, e reconhecer a diversidade cultural como um direito dos povos contribuíram para a construção de uma aprendizagem significativa. O conhecimento da origem do povo negro – a partir de informações genéticas - e a relação do trabalho para o desenvolvimento econômico no país não apenas integraram as discussões sobre o tema, mas ainda estabeleceram relações com o currículo da Educação Básica. Compreender que os castigos sofridos pelos negros deixaram marcas em toda sociedade e, com isso, criou uma série de dificuldades para o grupo assumir sua identidade cultural são fatores que levam o País a construir programas de inclusão social.
Assim, reconhecer o dia da consciência negra como conquista da comunidade negra e valorizar como forma de cultura e manifestação artística e de resistência – como a congada e os movimentos quilombolas – é perceber e estar inserido num processo de construção histórica que permeia por todas as áreas da educação dentro da sociedade.
CONCLUSÕES:
O ensino aconteceu numa organização interdisciplinar e, dentro desta perspectiva os professores dos diversos componentes curriculares puderam participar do estudo integrando o conteúdo ao tema. Pois, enquanto o estudo da Língua Portuguesa analisava os textos e relatórios trazidos pelos estudantes, o ensino de História abordava a influência da cultura afro para a formação do povo brasileiro. O conhecimento da origem do povo negro – a partir de informações genéticas - e a relação do trabalho para o desenvolvimento econômico no país não apenas integraram as discussões sobre o tema, mas ainda estabeleceram relações com os componentes curriculares de Ciências Naturais e Geografia. Podemos concluir que o projeto contribuiu para o fortalecimento do ensino interdisciplinar e estabelecer relação entre o ensino a aprendizagem e as novas posturas dos jovens estudantes diante da diversidade cultural brasileira nos grupos sociais e na escola.
Palavras-chave: ENSINO, CULTURA, APRENDIZAGEM.