65ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 6. Engenharia de Produção
PRODUÇÃO DE SABÃO A PARTIR DE ÓLEO COMESTÍVEL PÓS-CONSUMO NO MUNICÍPIO DE CATU-BA
Affonso Sena - Estudante Engenharia de Produção - FSSS
Sandro Teixeira Moreira - Estudante Engenharia de Produção - FSSS
Adeildo Moacir Costa Magalhães - Prof. M.Sc. / Co-orientador/ Coordenador do curso Engenharia de Produção – FSSS
Maria José Dias Sales - Profa. M.Sc. / Orientadora/ Corpo docente do curso Engenharia de Produção - FSSS
INTRODUÇÃO:
O óleo comestível é usado em residências e restaurantes na produção de frituras e, apesar de ser um resíduo gerado em todos os lares, pouco se fala a respeito do destino final para este. Na maioria das vezes, é descartado diretamente em pias, causando o mau funcionamento das estações de tratamento, poluição dos rios com danos irreparáveis ao meio ambiente (PARAÍSO, 2008).
Segundo a Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental (CETESB), cada litro de óleo vegetal comestível pós-consumo derramado em água polui cerca de um milhão de litros de água, inviabilizando o consumo desta, acarretando em graves problemas de saneamento e rede de esgoto.
É válido ressaltar que o óleo pós-consumo possui valor comercial, já que é matéria prima para diversos produtos (ração animal, resina para tintas, glicerina, biodiesel, massa de vidros), dentre os quais o mais conhecido é o sabão.
Por conhecer os impactos causados pelo descarte inadequado deste resíduo e acreditar que a fabricação de sabão contribui não só na redução dos problemas ocasionados pelo rejeito como também colabora na renda de pessoas carentes, este estudo se faz importante uma vez que permite estimar o volume de óleo gerado em estabelecimentos comerciais do município, como também a forma de descarte.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Estimar o volume de óleo pós-consumo gerado em estabelecimentos do ramo alimentício no município de Catu - BA, e identificar os diferentes destinos atribuídos ao resíduo.
MÉTODOS:
A pesquisa foi realizada em duas etapas: a primeira consistiu na revisão de literatura sobre o tema e levantamento do número de estabelecimentos existentes no município de Catu – BA. A segunda etapa ocorreu durante o mês de dezembro de 2012, por meio da aplicação de questionários semi-estruturados em 8 restaurantes, com questões sobre quantidade gerada, forma de acondicionamento, destinos e conhecimento dos funcionários dos estabelecimentos sobre o impacto do descarte inadequado do resíduo. Os dados foram tratados e confrontados com a literatura pertinente. Apesar de parecer um universo de pesquisa pequeno, deve-se levar em conta o fato da cidade de Catu ter 51.077 habitantes (IBGE, 2010) não haver estabelecimentos do ramo de grande porte.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A aplicação dos questionários permitiu conhecer o volume aproximado de resíduo oleoso gerado, sendo que 75% dos estabelecimentos entrevistados afirmaram gerar mais de 10 litros por semana. Esse é um dado preocupante, já que o óleo de fritura pós-consumo é um dos principais poluentes de rios e lagos. Segundo dados do Instituto Pensamento Nacional de Bases Empresariais – PNBE (2008), de 4 bilhões de litros de óleo que são consumidos no mundo, cerca de 1,5 bilhão é descartado após a utilização e apenas 15% desta quantia é coletada e reciclada. Quando inquiridos sobre a forma de armazenamento e descarte, 50% confirmaram descartar no lixo, sendo que os demais acondicionam em pets e doam a catadores independentes.
Cerca de 87,5% dos funcionários entrevistados afirmaram conhecer que o descarte indevido do resíduo oleoso gera impactos ambientais, e 100% reconhecem o óleo como matéria-prima para produção de sabão. A produção de sabão utilizando óleo de cozinha é uma opção excelente para minimizar os impactos do descarte inadequado deste resíduo, por ser de simples execução e baixo custo de produção, exigindo EPI’s básicos.
CONCLUSÕES:
Percebe-se que a quantidade de óleo gerada mensalmente é significativa, sendo necessária a implantação de um sistema de coleta diferenciado para estimular a segregação na origem deste resíduo. É notória a urgência em orientar os dirigentes dos estabelecimentos comerciais do município de Catu para a coleta, acondicionamento e destino final adequado para o óleo pós-consumo. Há produção de sabão artesanal na cidade, em paróquias, escolas, que, em parceria, poderiam receber o resíduo e reciclá-lo. Desta forma, o óleo de cozinha usado, retorna à produção, e além de afastar a degradação do meio ambiente e os consequentes custos socioeconômicos, também cumpre o papel de evitar o consumo de recursos naturais.
Palavras-chave: Catu, Sabão, Óleo pós-consumo.