65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 1. História da Cultura
O CAVALEIRO DA ESPERANÇA: O LUÍS CARLOS PRESTES PARA JORGE AMADO
Natália Caroline Alves Sarmento - Curso Técnico em Alimentos – IFRN
Michel Adão de Oliveira Fernandes - Curso Técnico em Alimentos – IFRN
Mario Jorge Barbosa - Curso Técnico em Alimentos – IFRN
Olivia Medeiros Neta - Profa. Dra. / Orientadora de História – IFRN
INTRODUÇÃO:
No Brasil, do início da década de 1920, crescia o descontentamento social contra o sistema oligárquico. Essa inquietação vinda da população e dos constituintes da força armada, que reclamavam do desrespeito sofrido, causando um clima de revolta. Diante dessa realidade, a Primeira República necessitava de uma reforma político-militar. Nese contexto tenentes empreenderam revoltas nas regiões do Rio Grande do Sul e São Paulo, na qual era liderada por Isidoro Dias Lopes, após ter que abandonar São Paulo, uniu forças com a coluna militar liderada por Luís Carlos Prestes. Nascia, assim, a Coluna Prestes. O governo, sem descanso, perseguiu a coluna, que, por meio de manobras militares conseguia escapar, esta também foi capaz de passar por lugares nos quais ninguém acreditava conseguir e por situações mais adversas. Por tudo isso, os soldados e a população acreditavam em Prestes, o Cavaleiro da Esperança, um homem apaixonado pelo Brasil que com sua coluna gerava mudanças e levava esperança a todos. Mesmo com o fim da coluna o herói nunca deixou de lutar e trazer mudanças para o Brasil, contudo parece que os feitos dele foram esquecidos durante o tempo, e estes precisam ser relembrados. De acordo com esse contexto, Jorge Amado, escritor baiano, escreveu a obra O Cavaleiro da Esperança.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar a obra O Cavaleiro da Esperança, de Jorge Amado, compreendendo como surgiu a representação de Prestes como o cavaleiro da esperança, dando ênfase ao tenentismo, a Coluna Prestes e o surgimento do PCB (Partido Comunista Brasileiro).
MÉTODOS:
Para a elaboração deste trabalho foi realizada leitura e análise da obra O Cavaleiro da Esperança de Jorge Amado. Entendemos que a escrita se constitui enquanto recorte para análise e é uma prática que (de)marca e institui sentidos. Por isso é possível relacionar o contexto da obra com o processo de formação do enredo e retratar a biografia e os ideais de Luís Carlos Prestes.
A pesquisa bibliográfica foi efetuada a partir de leituras de artigos e cordéis, seguido de leituras das obras e posterior discussão. Foi realizado também o fichamento de textos que tematizavam a personificação heroica de Luís Carlos Prestes, como também a análise do livro O Cavaleiro da Esperança do ponto de vista de variados escritores.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Obra O Cavaleiro da Esperança retrata de forma poética a biografia de Luís Carlos Prestes, que desde cedo conhecia e entendia a desigualdade vivida pelos brasileiros. Formou-se em colégio militar e nele demonstrou um excelente desempenho que serviu bastante na sua atuação durante a Coluna Prestes, resultado de sua integridade e patriotismo. Com o desgaste da Coluna, Prestes vai para a Bolívia e inicia seus estudos ao marxismo e quando retorna clandestinamente ao Brasil, nega apoio a Revolução de 30 e muda-se para a União Soviética. Quando retorna ao país, já ingresso ao PCB, trás Olga Benário e apoia a ANL, os dois então passam a receber apoio logístico e financeiro do partido. Após traições no grupo o movimento perde força e ocorre a Intentona Comunista, Prestes e Olga são presos. O regime político vivido pelo Brasil não agradava as massas e isso fez com que gerasse o movimento tenentista, que teve como marco ‘os dezoito do forte’. Dentro do movimento tenentista o destaque foi o surgimento da Coluna Prestes, que era a esperança da população de um país melhor devido as suas inúmeras conquistas a frente dos poderosos. O PCB sobre liderança de Prestes surgiu com seus ideais em contraposição ao fascismo imposto pelo Estado Novo.
CONCLUSÕES:
A análise da obra O Cavaleiro da Esperança possibilitou evidenciarmos a construção de uma figura da época vivida pela personagem, mostrando a realidade e como ele contribuiu para o fim da ditadura de Getúlio Vargas e, num segundo momento, compreendermos como foi possível a construção de Prestes como herói, consolidado pelos seus feitos durante o movimento tenentista até a ditadura militar. A análise e a revisão historiográfica foram importantes para montar o percurso histórico de Luis Carlos Prestes e evidenciar as suas contribuições para a história do país.
Palavras-chave: Tenentismo, Coluna Prestes, Partido Comunista Brasileiro.