65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 1. Astronomia - 7. Astronomia
MANOBRAS CONTÍNUAS PARA A SONDA ESPACIAL BRASILEIRA – RENDEZVOUZ COM O ASTERÓIDE 2001 SN263 (PROJETO ASTER)
Abreuçon Atanasio Alves - Universidade Estadual de Feira de Santana
Antonio Delson Conceição de Jesus - Universidade Estadual de Feira de Santana
Rafael Ribeiro de Sousa - Universidade Estadual de Feira de Santana
INTRODUÇÃO:
O Projeto Aster trata da primeira missão brasileira a espaço profundo. Sua proposta é a construção de uma sonda espacial de pequeno porte, para explorar o asteroide triplo (2001 SN 263). Este projeto agregará o maior envolvimento brasileiro possível, seja na plataforma, em sub-sistemas, na integração, na carga útil, bem como, no rastreio, guiagem e controle. Neste projeto multi-institucional, a UEFS comprometida com a análise de curvas espectrais, sugeriu uma estratégia de manobras contínuas e tempo otimizado.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Desenvolvimento e a qualificação brasileira em tecnologias espaciais. A meta é descer sobre o maior dos três corpos, após orbitar por um determinado tempo.
MÉTODOS:
A metodologia utilizada neste trabalho foi o estabelecimento de um conjunto de manobras que caracterizam a estratégia para a sonda sair de uma órbita da Terra e chegar ao asteroide. Logo após a escolha da estratégia foi calculada o incremento de velocidade associado a cada manobra. Utilizamos simulação numérica dos dados e sua interpretação em linguagem Fortran.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O sistema triplo de asteróide foi escolhido levando em conta a proximidade com que ele passa da Terra, tornando viável alcançá-lo. Foi calculado previamente a posição de cada astro envolvido na estratégia. A sonda partirá da Terra, utilizando propulsão iônica e receberá um incremento de velocidade ao realizar um swing-by em Marte. E alcançará o alvo mantendo o mesmo tipo de propulsão.
CONCLUSÕES:
Neste trabalho apresentamos a expressão para o incremento total da velocidade de uma sonda espacial (Projeto Aster) para alcançar o alvo asteroide 2001 SN263 de forma viável e otimizada com respeito ao consumo de combustível. Utilizamos estratégias de manobras contínuas e swing-by.
Palavras-chave: Projeto ASTER, Sonda Espacial, Manobras contínuas.