65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 6. Recursos Florestais e Engenharia Florestal
UTILIZAÇÃO DE SENSORIAMENTO REMOTO E GEOPROCESSAMENTO NO MAPEAMENTO DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO DE FLORESTA, PERNAMBUCO, BRASIL.
Clériston Silva dos Anjos - Graduando em Engenharia Florestal - Depto. Tecnologia Rural - UFRPE
Hernande Pereira da Silva - Professor D.Sc. Adjunto do Departamento de Tecnologia Rural – UFRPE
Arthur Lourenço de Melo - Engenheiro Agrônomo - Depto. Tecnologia Rural - UFRPE
Ewerton Henrique Vieira Vasconcelos - Graduando em Engenharia Florestal - Depto. Tecnologia Rural - UFRPE
Daniel Melo Andrade - Graduando em Gestão Ambiental - Depto. Gestão Ambiental - IFPE
Allysson Moura da Silva - Graduando em Gestão Ambiental - Depto. Gestão Ambiental - IFPE
INTRODUÇÃO:
Sensoriamento remoto é a ciência que estuda propriedades físicas e químicas dos alvos, sem ter contato físico com os mesmos, baseando-se somente na interação desses com a radiação eletromagnética tornando-se uma poderosa ferramenta na aquisição, análise e manipulação de dados geográficos. Geoprocessamento é o conjunto de tecnologias de coleta, tratamento, manipulação e apresentação de informações espaciais georefenciadas, também conhecida como a área do conhecimento que utiliza técnicas matemáticas e computacionais para tratar os processos que ocorrem no espaço geográfico.
O município de Floresta está localizado no semiárido pernambucano, distante 433 km da capital, Recife, nos últimos anos vem apresentando alterações bastante significativas com relação a sua vegetação, ocasionando problemas ambientais.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Esse trabalho visa fazer um estudo espaço-temporal do uso e ocupação do solo por meio de técnicas de sensoriamento remoto e geoprocessamento, onde se possa identificar as área de vegetação que sofreram redução e expansão.
MÉTODOS:
Para a elaboração deste trabalho, foi adquirido junto ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) imagens do satélite Land Remote Sensing Satellite 5 (Landsat) referentes ao anos de 2000 e 2010, Em seguida as imagens foram importadas para um banco de dados no programa ArcGIS 10, onde foi georreferenciamento e realizada a classificação supervisionada da área de estudo. Através da classificação dos anos em estudo foi possível identificar 4 classes temáticas, a saber: hidrografia, vegetação arbustiva, vegetação herbácea e solo exposto. Em seguida foram comparadas para ver o quanto houve de expansão e redução das classes temáticas no município.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Através da realização de pesquisa e das analises das classificações este trabalho foi avaliado de forma qualitativa a partir da interpretação visual no período que compreende os anos de 2000 a 2010 houve uma expansão da bastante significativa vegetação herbácea, tendo o solo exposto e a vegetação arbustiva redução.
CONCLUSÕES:
De uma forma geral os resultados permitiram concluir que as técnicas utilizadas para o estudo da evolução do uso e ocupação do solo o município de Floresta, foram bastante satisfatórias, haja vista que a utilização das imagens do satélite Landsat 5 se mostrou eficaz quanto a geração de modelos de classificação supervisionada.
Palavras-chave: Vegetação, Semiárido, Florestal.