65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 6. Literatura
LITERATURA NO ENSINO MÉDIO : FERNANDO PESSOA E SEUS HETERÔNIMOS.
Alyson Francisco Bezerra Vieira - Discente, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE - UAST
Sávio Roberto Fonseca de Freitas - Prof.Dr./Orientador - Depto. de Letras - UFRPE - UAST
INTRODUÇÃO:
Com o ensino de uma literatura eficaz cada vez mais abolido nas escolas é preciso criar metodologias para que os alunos do ensino médio obtenham o hábito de leitura da literatura de forma prazerosa, através da análise crítica dos conteúdos propostos e a partir daí o surgimento da consciência do ser participativo na sociedade. Quando se pensa em poesia por ser um gênero textual considerado complexo muitas pessoas não conseguem ler sem sentir tédio ou sem a devida compreensão, falta interpretação e o texto se torna nebuloso. Por isso, Este trabalho, juntamente com o plano Literatura: A formação do leitor crítico no Ensino Médio, é parte de um projeto maior: o PIBID de Letras da UFRPE/UAST, cujo título é Ciência e contexto: letramento científico na educação básica. Apresenta uma proposta intertextual para o ensino da literatura, utilizando como métodos o estudo da obra e da heteronímia de Fernando Pessoa, dando destaque ao seus poemas e os seus principais Heterônimos Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho tem como objetivo o Estudo da obra de Fernando Pessoa sob o prisma da identidade, da alteridade e da multiplicidade; a sua importância e valorização dentro do cenário Literário, o desenvolvimento do leitor crítico e o prazer da leitura em sua suma essência, e estimular a relação interacionista de ensino/aprendizagem no âmbito da literatura .
MÉTODOS:
O conteúdo escolhido para ser desenvolvido em sala de aula foi aplicado no 3º ano do ensino médio da Escola de Referência Professor Adalto Carvalho em Serra Talhada, onde a Princípio foi feita uma explanação da biografia de Fernando Pessoa através de um Documentário produzido pela TV Globo e exibido em sala de aula em data show, em seguida com auxilio de Slides foi apresentado para discussão à definição da Heteronímia e a sua função dentro da Literatura. Partindo desse princípio foram apresentados os principais Heterônimos de Fernando Pessoa juntamente com suas características, estilo e temáticas Poéticas. Na prática em sala de aula, primeiro foram distribuídos vários poemas, para que os discentes em meio ao que foi discutido tentassem identificar o estilo poético de cada texto e o autor heterônimo de cada um. Foi proposto também que criassem um Heterônimo através de produção textual com a finalidade de obter uma maior absorção do tema.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A preocupação como a maneira com que a literatura tem isso ensinada nas escolas, foi o que motivou a execução deste trabalho, e como resultado pudemos comprovar que esta proposta contribuiu para que os alunos do ensino médio do 3º ano da Escola supracitada acima pudessem compreender e desenvolver as habilidades necessárias para o desenvolvimento e a compreensão de uma leitura crítica . O que se pôde ser notado com as atividades propostas foi a relevância de se aplicar metodologias simples e inovadoras nas construção do leitor crítico, onde os alunos puderam desenvolver uma temática considerada complexa e a partir daí desmitificar o fazer poético e a compreensão literária. A partir da aplicação dessa atividade foi notável a mudança e um melhor desenvolvimento nas aulas de Literatura, onde o professor pôde trabalhar as questões literárias com mais liberdade e participação da turma.
CONCLUSÕES:
As atividades propostas foram idealizadas para que o aluno pudesse assumir uma posição ativa durante o processo de ensino-aprendizagem no âmbito da literatura, criando condições para que ele, desta forma, adotasse uma postura participativa e autônoma, refletindo as atitudes que a sociedade espera de um cidadão atuante. Entendemos que as dificuldades implícitas a qualquer educador que vê o ensino de uma forma sócio interacional são inúmeras, a primeira delas é pensar que sua aplicação demanda tempo, preparo, experimentações e condições mínimas para um bom desenvolvimento das atividades. O professor que se deparar com a presente Sequência Didática, com certeza, terá que transpor muitos obstáculos, pois, como já é sabido de todos, não existe manual que os impulsionem rumo ao êxito profissional. É preciso pensar que todas as experimentações estão suscetíveis a sucessos e fracassos, mas o que de fato deverá nortear o seu trabalho é a reflexão que deve ser feita após cada tentativa, seja o seu resultado o esperado ou não.
Palavras-chave: Literatura, Heterônimos, Pessoa.