65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 1. Áreas Clássicas de Fenomenologia e suas Aplicações
ANÁLISE DO ÍNDICE PLUVIOMÉTRICO DA REGIÃO DE SANTARÉM (PA), ENTRE 1969 E 2010
Adriano Ferreira Silva - Programa de Pós Graduação em Recursos Naturais da Amazônia - UFOPA
Miyuki Mitsuya - Programa de Pós Graduação em Recursos Naturais da Amazônia - UFOPA
Rodrigo da Silva - Prof. Dr./Orientador – Pós Graduação em Recursos Naturais da Amazônia - UFOPA
INTRODUÇÃO:
A precipitação é uma das variáveis meteorológicas mais importantes para os estudos climáticos de uma determinada região. O conhecimento desta variável serve de subsídios para diversos setores da sociedade e é de vital importância para a manutenção do equilíbrio do clima.
A variabilidade da precipitação na Amazônia tem sido alvo de muitas pesquisas devido a sua importância no clima da América do Sul por seu efeito no ciclo hidrológico regional, por sua grande biodiversidade e por sua relevância para o balanço global do Carbono (FIGUEROA e NOBRE, 1990). Segundo Marengo (2007) um dos fatores para que ocorra essa variabilidade de aumento e diminuição da precipitação são as alterações climáticas naturais e/ou antropogênicas. Nos últimos anos, a Amazônia tem sofrido um acelerado processo de modificação, causado pelas mudanças no uso e ocupação do solo, devido principalmente ao desmatamento e queimadas (FEARNSIDE, 2006).
Embora vários estudos numéricos tenham mostrado que o desmatamento possa provocar uma diminuição na precipitação local na Amazônia, nenhum estudo observacional detectou ainda esse possível efeito do desmatamento (D´ALMEIDA et al., 2007). Por outro lado, é evidenciado que o ciclo hidrológico na região Amazônica possui variabilidade climática natural em diversas escalas temporais, que ocorrem sob a influência de modos climáticos de grande escala (SOUZA et al., 2000).
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo do trabalho é analisar o índice pluviométrico da região de Santarém (Pa) e identificar a influencia dos eventos climáticos El-Nino e La-Ninã, entre 1961 e 2010.
MÉTODOS:
Os dados analisados neste trabalho são provenientes da estação pluviométrica, de código 254000, da Agência Nacional das Águas (ANA) instalada na região de Santarém (54°42` W, 2°26` S), no Oeste do Pará (Figura 1). Os quais correspondem à série histórica (1969-2010) de dados de precipitação em milímetros (mm). Coletados diariamente através de um pluviômetro ligado a um sistema de aquisição de dados (data logger).
Os registros diários de precipitação foram agrupados em somatório mensal e posteriormente em acumulado anual. Para cada ano foram identificados os três meses com maior e menor índice pluviométrico. Também, cada ano foi avaliado em função do número de meses com índice pluviométrico acumulado a partir de 100 milímetros e comparados com a ocorrência de El-Ninõ e La-Ninã ao longo do período dos anos de 1960 até o presente.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O regime pluviométrico é dividido em dois períodos: chuvoso (janeiro a junho) e menos chuvoso, agosto a novembro, sendo julho e dezembro os meses de transição do período chuvoso para o seco e do período seco para o chuvoso, respectivamente.
Os três meses com maiores índices foram fevereiro, março e abril, enquanto que setembro, outubro, e novembro e dezembro, foram os mais representativos da estação menos chuvosa. Sendo março e setembro os meses com maior precipitação de cada período.
A média anual pluviométrica da série foi de 2318,69 mm. Esse valor de precipitação encontra-se próximo ao valor máximo da faixa de 1,900 a 2,300 mm observado por Rocha et al. (2009) e entre um mínimo na região de 948,1 mm e valor máximo de 3511,3 mm. O menor índice deve – se possivelmente a ocorrência do fenômeno El Niño em 1992, de intensidade forte, que provocou 8 meses de estiagem. E, em 1985, ano da maior precipitação ocorreu La Niña de intensidade fraca que ocasionou 8 meses chuvosos, destacando – se o mês de dezembro com um volume atípico de 725,5 mm.
Já a precipitação total do ano de 2005 foi igual a 2543 mm.ano-1 e próximo a média anual da série. Tendo os meses de transição precipitações acima de 100 mm. Ou seja, a precipitação do ano de 2005, possivelmente, não foi afetada pelo fenômeno El Niño.
CONCLUSÕES:
Após a análise do registro de 41 anos de precipitação da região de Santarém e identificação dos fenômenos El Niño e La Niña atuantes nos índices pluviométricos da série histórica, podemos concluir que:
• O regime pluviométrico na região é divido em dois períodos (chuvoso e menos chuvoso),
• Os fenômenos El Niño e La Niña influenciam diretamente nos índices pluviométricos, aumentando e diminuindo, respectivamente,
• A precipitação acumulada nos anos analisados e as ocorrências e as intensidades dos fenômenos na região são dependentes da escala espacial e temporal.
Palavras-chave: Índice pluviométrico, El Niño, La Niña.