65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 11. Documentação e Informação Científica - 1. Documentação e Informação Científica
Os dilemas da comunicação científica: contradições e dificuldades na publicação dos resultados da produção do conhecimento no Brasil
Cláudio Nei Nascimento da Silva - Professor e pesquisador do Instituto Federal de Brasília - IFB / Câmpus Gama
Sara Regina Dias de Sousa - Bolsista PIBIC/EM- IFB / Câmpus Gama
INTRODUÇÃO:
A comunicação dos resultados das produções científicas, principalmente de pesquisadores de instituições voltadas para ciência e a inovação tecnológica deve ser vista como parte importante do processo de produção do conhecimento que se insere num contexto de afirmação da identidade institucional perante a sociedade. Trata-se, portanto, de um processo amplo e carregado de complexidade, que envolve, entre outros aspectos, a avaliação da produção científica pelos pares, a qualificação de periódicos científicos, os open archives como alternativas para comunicação científica, e os colégios invisíveis como espaços de trocas de conhecimento.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho tem por objetivo discutir alguns aspectos das implicações éticas na comunicação científica e as possibilidades de superação destes dilemas.
MÉTODOS:
Os métodos de procedimentos e técnicas ocupam-se do levantamento de informações mediante um conjunto de ações de natureza pragmática. Para este estudo, foi realizado um levantamento na base de dados ABCDM (Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência da Informação, Documentação e Museologia) da Universidade de Brasília/UnB a partir das categorias informação científica e informação tecnológica. Depois de analisar cada trabalho especificamente, foram levantados os seguintes aplicações da discussão ética na ciência da informação: produção e comunicação científica; gestão da informação; profissional da informação (deontologia); Biblioteconomia; acesso à informação; letramento informacional; competência informacional; e organização e representação da informação. Esta delimitação foi realizada a partir das seguintes informações levantadas: o título, as palavras-chave e o resumo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Diferentes produções tem se ocupado de abordar a ética ora de forma principal, tomando-a como eixo mediante o qual os temas da informação ficariam secundários; ora de forma secundária, sendo a ética uma contribuição acessória à discussão travada nos textos. De todo modo, há sempre uma preocupação em estabelecer parâmetros voltados à princípios universalistas, como a justiça e a verdade, por exemplo. Seja como orientadora da efetivação do pensamento reflexivo, com vistas ao apontamento de juízo crítico (GASQUE; TESCAROLO, 2004); seja como condição a partir da qual uma atividade profissional deva se orientar (MISCHIATI; VALENTIN, 2005; ARANALDE, 2005), a ética perpassa a ciência da informação e contribui para consolidar esta área como uma ciência autônoma e interdisciplinar, essencial na elucidação das novas configurações sociais que tem na informação um de seus mais importantes elementos explicativos.
CONCLUSÕES:
O estudo revelou que é preciso ampliar a reflexão da ética, tanto na Ciência da Informação como um todo, como na comunicação científica, em particular, cobrindo temáticas que ainda não foram abordadas a partir da ética. Revelou também que é preciso aprimorar os mecanismos da comunicação científica e redobrar os cuidados éticos, para não incorrer em injustiças, posturas antidemocráticas e favoritismos. Pensar nestes critérios e formas mais justos requer considerar a importância do conhecimento científico nesta sociedade atual. Embora não haja recompensa financeira à altura do esforço despendido, o prestígio e o reconhecimento social ainda são vantagens que precisam ser de maneira mais justa distribuídas. O problema parece estar ligado mais ao aprimoramento das formas existentes do que a substituição dos mecanismos que compõem a comunicação científica.
Palavras-chave: Comunicação científica, Ética, Conhecimento.