65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 7. Química Orgânica
Obtenção dos compostos 5-(2-fluorbenzilideno)-3-(3-clorobenzil)-tiazolidina-2,4-diona e 5-(2,6-diclorobenzilideno)-3-(3-clorobenzil)-tiazolidina-2,4-diona
Cristiane Maria Pires Cunha - Departamento de Antibióticos – Universidade Federal de Pernambuco
Monize Santos Peixoto - Departamento de Antibióticos – Universidade Federal de Pernambuco
Priscila Brandão Gomes da Silva - Departamento de Antibióticos – Universidade Federal de Pernambuco
Ivanildo Mangueira da Silva - Prof.Dr - Depto de Antibiótico-UFPE, Depto Ciências Biológicas – FABEJA
Julianna Ferreira Cavalcanti de Albuquerque - Prof.Drª/Or - Departamento de Antibióticos – UFPE
INTRODUÇÃO:
As tiazolidinonas pertencem a uma importante classe de compostos heterocíclicos, com anel de cinco membros possuindo nitrogênio e enxofre como heteroátomos. A combinação do núcleo tiazolidínico com outros heterocíclicos é uma abordagem experimental que visa potencializar moléculas de drogas para alcançar novo perfil farmacológico, com reforço da atividade ou redução da toxicidade1. Estes compostos têm sido destacados por apresentarem amplo espectro de atividade biológica como anticâncer, antidiabéticos, antidepressivos, anti-inflamatórias entre outros, já descritas na literatura2. Diversos trabalhos foram publicados e apresentados em congressos mostrando o potencial dessas moléculas3,4. Na busca de novas moléculas com atividade biológica foram obtidos dois novos compostos substituídos nas posições 3 e 5 do núcleo tiazolidinônico.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Devido à necessidade de buscar novas moléculas com atividade biológica, este trabalho teve como objetivo obter dois novos compostos tiazolidínicos substituídos nas posições 3 e 5 do núcleo tiazolidinônico.
MÉTODOS:
A síntese dos derivados tiazolidinônicos descritos neste trabalho ocorreu pela substituição de hidrogênios do anel heterocíclico por reações de alquilação com cloretos de benzila, e condensação de Knovenagel com aldeídos aromáticos nas posições 3 e 5 respectivamente. As reações foram iniciadas com a condensação da tiouréia e ácido monocloroacético com posterior ciclização por aquecimento, em meio aquoso originando a tiazolidina-2,4-diona. Na etapa seguinte houve a alquilação de cloretos de benzila substituído na posição 3 do núcleo tiazolidínico na presença de KOH em metanol, produzindo os compostos intermediários, que em seguida foram condensados com benzaldeidos substituídos na posição 5 catalizados por acetato de sódio fundido na presença de ácido acético ou catalizados por piperidina em etanol sob refluxo para formar os compostos em estudo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os compostos foram sintetizados por reações de alquilação, usando 3-(3-clorobenzil)-tiazolidina-2,4-diona na posição 3 seguido de condensação com o 2- fluorbenzaldeído e 2,6- diclorobenzaldeído na posições 5 do anel, obtendo respectivamente 5-(2-fluorbenzilideno)-3-(3-clorobenzil)-tiazolidina-2,4-diona (Ju-240) com rendimento de 41%, PF 130-131ºC e Rf 0,47, sistema (CHCl3/0,4:0,6) em Hexano e o 2,6-diclorobenzaldeído, produzindo o 5-(2,6-diclorobenzilideno)-3-(3-clorobenzil)-tiazolidina-2,4-diona, (Ju-388) com rendimento de 53%, PF 110-111ºC e Rf 0,47, sistema (CHCl3/0,3:0,7) em Hexano. Os reagentes foram refluxados a 75ºC durante duas horas usando piperidina e etanol sob refluxo. Os compostos obtidos foram cristalizados em etanol e metanol, respectivamente. Suas constantes físicas foram determinadas e estão mostradas na tabela 1. Foi observado que o rendimento dessas reações depende da temperatura, pois, foram processadas em diversas temperaturas mais altas, mostrando rendimentos gradativamente reduzidos.
CONCLUSÕES:
As estruturas desses compostos foram determinadas por métodos espectroscópicos de IV, RMN 1H e Massas. O método foi otimizado de acordo com a temperatura de obtenção dos compostos finais.
Palavras-chave: Tiazolidina-2,4-diona, Tiazolidinona, Tiazolidina.