65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
O CONHECIMENTO POPULAR DAS PLANTAS MEDICINAIS NO MUNICÍPIO DE CURUÇÁ
Ligia Paula Cabral do Rosario - Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA Castanhal
John Clayton do Vale Modesto - Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA Castanhal
Alcione Antonia de Lima Nascimento - Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA Castanhal
Maria Suzane Lavareda de Oliveira - Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA Castanhal
Adebaro Alves dos Reis - Prof. Msc/Orientador – IFPA Castanhal
INTRODUÇÃO:
A região amazônica acumula uma enorme diversidade biológica de espécimes vegetais nas comunidades tradicionais que mantém essa transferência de conhecimento através de gerações para atua como via de instrumento cultural e religioso nessas populações. Delwing, et al.(2007); Albuquerque; Andrade,(2002) determina que esse saber acumulado pelas sociedades tradicionais como o uso das plantas tem contribuído como ferramenta das quais desenvolvimentistas e conservacionistas podem se valer no planejamento de ações para manutenção e conservação dos recursos genéticos vegetais.
Diegues (2000) define que a natureza mostrar-se ao conhecimento tradicional destes indivíduos um ambiente de observação, pesquisa e reprodução de saberes.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente estudo teve como objetivo realizar um levantamento etnobotânico no município de Curuçá para o fortalecimento do conhecimento popular das plantas medicinais pelos seus moradores.
MÉTODOS:
O estudo foi realizado no município de Curuçá localizado na mesorregião do nordeste Paraense, a 130 km da cidade de Belém, estado do Pará. O levantamento das informações sobre as plantas medicinais ocorreu no período de dezembro a janeiro desse ano com os moradores do km 58, totalizando 24 pessoas. Foi realizado por meio de entrevista, que consistiu de um questionário semi-estruturado com abordagem qualitativa definida por Posey (1987). Os questionamentos abordaram as questões sobre plantas medicinais: gênero e procedência dos entrevistados e de que forma esse conhecimento sobre as plantas foi obtido.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As entrevistas no município de Curuça, sendo que as mulheres (62,5%) são as maiores detentoras do saber popular de uso das espécies do que os homens (37,5%). O estudo do Gonçalves & Martins (1998) apresentou dados semelhantes.
Nesse estudo, 95,8% das pessoas eram de procedência rural e os demais do meio urbano. O que discerne do estudo apresentado por Calábria no qual a maioria dos entrevistados era pertencente à zona urbana (2008).
Dos entrevistados, 70,9% afirmaram ter aprendido com seus pais sobre as plantas medicinais, 8,3% com avós, 12,5% com vizinhos e outros como revistas e livros totalizam 8,3%. Existem alternativas de conhecimento citadas por Diegues (2000), como o uso de livros, autoconhecimento, televisão e radio que contribuem para o conhecimento.
CONCLUSÕES:
As informações obtidas no trabalho demonstraram que entre os entrevistados, as mulheres são as maiores retentoras do conhecimento popular. A maior parte do saber repassado deve-se aos pais. A maioria dos consultados era de procedência rural com preferência ao uso de plantas medicinais.
Palavras-chave: Conhecimento popular, Ervas medicinais, Pará.