65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
A INTERDISCIPLINARIDADECOMO PROPOSTA METODOLÓGICA: ALGUMAS REFLEXÕES
Rosimar da Silva Marinho - Discente do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio - IFRO
Roseane da Silva Marinho - Discente do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio - IFRO
Jhonatan Wilhan de Melo Toze - Discente do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio - IFRO
Maria Aparecida Gasquez de Sousa - Docente orientadora do trabalho – IFRO
Marcia Rosa Uliana - Docente orientadora do trabalho – IFRO
INTRODUÇÃO:
Este artigo tem como foco a interdisciplinaridade. A premissa da interdisciplinaridade enquanto metodologia de ensino está presente nas Orientações curriculares para o Ensino Médio ao propor a utilização de estratégias diversificadas ao abordar os conteúdos, dialogando e ampliando os conhecimentos já adquiridos e propondo novas situações de aprendizagem que se referencie em resoluções de problemas em perspectiva interdisciplinar. (BRASIL, 2006).
Segundo Santomé (1998, p. 63) a interdisciplinaridade implica na interação entre duas ou mais disciplinas, o que resultará em intercomunicação e enriquecimento recíproco e, consequentemente, em uma transformação de suas metodologias de pesquisa, em uma modificação de conceitos e de terminologias fundamentais. Entre as diferentes matérias ocorrem intercâmbios mútuos e recíprocas integrações, existe um equilíbrio de forças nas relações estabelecidas.
A relevância desse trabalho encontra-se na possibilidade de discutir sobre a questão da interdisciplinaridade, temática que vem sendo amplamente discutida por estudiosos da educação e pelos órgãos reguladores da educação em nosso país, como opção metodológica viável para a melhoria da qualidade do ensino.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho tem por objetivo verificar a percepção dos alunos do terceiro ano do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do IFRO, Câmpus Colorado do Oeste, sobre interdisciplinaridade, em especial sobre o projeto “I Festival Musical Na Onda do Repente. Tal projeto visou desenvolver assuntos das disciplinas de Agricultura, Produção Animal e Língua Portuguesa.
MÉTODOS:
Trata-se de uma pesquisa qualitativa, e a metodologia utilizada foi à aplicação de questionários a 30 (trinta) alunos, contendo seis questões dissertativas, referente à interdisciplinaridade e sobre o desenvolvimento do projeto “I Festival Musical Na Onda do Repente”. Após a aplicação do questionário, procedemos à análise dos dados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A partir da análise dos dados constatamos que 96% dos alunos avaliaram positivamente o desenvolvimento de projetos interdisciplinares, pois afirmam ter um aprendizado mais prazeroso, ajuda na formação profissional e sai da rotina; apenas 4% responderam que não. Quando questionados sobre as disciplinas que gostariam que fossem trabalhadas juntas, houve grande variação nas respostas. No entanto, grande parte dos alunos (70%) gostaria que fossem desenvolvidos projetos englobando os conteúdos de Física e Matemática; Gestão ambiental e Agricultura; Língua Portuguesa, História, Zootecnia III e Orientação para Prática Profissional e Pesquisa. Pressupomos que esses agrupamentos de disciplinas ocorrem devido às dificuldades apresentadas pelos alunos em algumas delas, e/ou também porque os alunos vislumbram possíveis relações de conteúdos entre elas. Quando questionamos os alunos sobre possibilidades/sugestões de atividades e procedimentos em projetos interdisciplinares, as respostas foram bastante diversificadas. Para a maioria (85%) seria interessante: ter maior peso no processo avaliativo; produção de seminários; dia de campo; atividades práticas; visitas técnicas; promover a visão dos conteúdos nas várias disciplinas e posteriormente comparar esses conteúdos.
CONCLUSÕES:
Percebemos, com o desenvolvimento deste trabalho, que os projetos interdisciplinares possibilitam um aprendizado mais prazeroso pelos alunos, que se sentem mais motivados para estudar, como aponta Santomé (1998). A interação entre as disciplinas, professores e alunos torna o conteúdo desenvolvido mais significativo também, como apontam as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (BRASIL, 2006). As possibilidades de agrupamentos de disciplinas, pelos alunos, deu-nos uma pista que aponta para a necessidade de projetos nas áreas de exatas, por exemplo, pelo fato de terem maior dificuldade nesses conteúdos. As possibilidades de atividades apontadas pelos alunos, nos próximos projetos, também contribuem para a construção de novos projetos interdisciplinares, através dos quais os alunos se sentirão mais envolvidos no processo ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: Metodologia de ensino., Projetos., Orientações curriculares..