65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 6. Enfermagem Psiquiátrica
DROGAS ENTRE JOVENS: um olhar sobre os discentes do ensino médio.
Sonia Maria da Silva Garcia - Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Pernambuco, Campus Belo
Thiago Gregório de Oliveira - Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Pernambuco, Campus Belo
Valmira de Assis Silva - Faculdade de Ciências da Saúde de Belo Jardim, FAEB. Discente do Curso de Bachar
Patrícia Maria de Oliveira Andrade Araújo - Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Pernambuco, Campus Belo
Luciana Uchôa Barbosa - Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Pernambuco, Campus Belo
INTRODUÇÃO:
O uso de drogas é um fenômeno bastante antigo na história da humanidade e constitui um grave problema de saúde pública com sérias consequências pessoais e sociais no futuro dos jovens e de toda a sociedade. A adolescência é um momento especial na vida do indivíduo. Nessa etapa, o jovem não aceita orientações, pois está testando a possibilidade de ser adulto, de ter poder e controle sobre si mesmo. É um momento de diferenciação em que "naturalmente" afasta-se da família e adere ao seu grupo de iguais. Se esse grupo estiver experimentalmente usando drogas, o pressiona a usar também. Ao entrar em contato com drogas nesse período de maior vulnerabilidade, expõe-se também a muitos riscos. O encontro do adolescente com a droga é um fenômeno muito mais frequente do que se pensa e, por sua complexidade, difícil de ser abordado.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliar o consumo de drogas entre os discentes do IFPE – Campus Belo Jardim.
MÉTODOS:
Foi feito um estudo exploratório descritivo com abordagem quantitativa, utilizando como instrumento de coleta dos dados um questionário, preenchido por 92 discentes do Campus Belo Jardim do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Estes estudantes se encontravam devidamente matriculados no IFPE-Campus Belo Jardim e preencheram os seguintes critérios de inclusão: idade superior a dezoito anos e aceitar voluntariamente o convite para participar do estudo, através da assinatura do Termo de Compromisso Livre e Esclarecido (TCLE), de acordo com a Resolução 196/96 (BRASIL, 1996), haja vista que isto é um fator indispensável para pesquisas que envolvam seres humanos. A coleta de dados foi realizada de Agosto a Outubro de 2011.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O consumo de bebidas alcoólicas entre os estudantes do IFPE Campus Belo Jardim atingiu taxas preocupantes, pois 65 (70,60%) referiram ingerir bebida alcoólica e apenas 27 (29,30%) não ingerem bebida alcoólica. Entre o total de escolares 43 (46,70%) relataram que haviam feito uso de bebida alcoólica pelo menos uma vez por semana e 21 (23%) tomou no último ano. As altas prevalências do consumo de álcool, descobertas neste estudo advertem que tal uso é acentuado e inquietante. Hoje em dia, as maiores partes dos estudiosos avaliam que o uso de drogas por estudantes não é ocasionado por um excepcional fator, mas por uma associação de diversos deles, tais como os genéticos, psicológicos, familiares, socioeconômicos e culturais. Deste modo, percebe-se que o uso e a dependência de álcool são fenômenos muito complexos que não podem ser restringidos a um aspecto da dimensão biológica, psicológica ou social. Portanto, necessita ser considerada a necessidade de ações educativas, preventivas e terapêuticas para os estudantes pesquisados.
CONCLUSÕES:
Portanto, o consumo do álcool é um problema de saúde pública, principalmente na adolescência, pois o abuso dessa substância pode desencadear comportamentos de riscos como violência e acidentes de trânsito. O estudo indicou que o uso de drogas, mais precisamente o álcool, é uma questão complexa que perpassa inúmeros subsistemas da vida individual e social, e que diversas características estão associadas ao seu uso pelos adultos-jovem. Pode-se assegurar que o abuso e a dependência do álcool é decorrente do encontro de três fatores: um produto (álcool), uma pessoa com a sua história e vulnerabilidades individuais e um contexto social, cultural, político e econômico. Esta pesquisa possibilitou a compreensão integral do consumo do álcool e gerar projetos mais ajustados à realidade brasileira, ações de promoção a saúde que também devem ser direcionadas a família, já que esta exerce importante influência no comportamento do jovem.
Palavras-chave: Adolescente, Bebidas Alcoólicas, Drogas.