65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
A escolha pelas metodologias pedagógicas no Ensino de Química: refletir - praticar - refletir.
Camila Fernandes Mari - Deptº de Química e Física - CCAUFES
Marcos Vogel - Prof º Doutorando/ Orientador - Deptº de Química e Física - CCAUFES
INTRODUÇÃO:
Pesquisadores do ensino de química têm evidenciado, há algum tempo, a preocupação em colocar em prática um currículo que forme cidadãos críticos e participativos nas decisões de âmbito social (SANTOS e SCHNETZLER, 2003). No que se refere a pesquisas sobre formação à cidadania, existe um movimento denominado ensino de Ciências, Tecnologia e Sociedade (CTS), que busca promover metodologias de educação científica por meio da integração entre a sociedade, à ciência e suas tecnologias (SANTOS e SCHNETZLER, 2003; SOUZA e GONÇALVES, 2011). No entanto, percebe-se que as escolas ainda não se desviaram muito do ensino tradicional, que é centrado no professor e caracterizado pela excessiva memorização de fórmulas (SANTOS, 2007). Pensando em preparar melhor os profissionais docentes a superar essa realidade, já na formação inicial, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, tem incentivado a utilização de práticas inovadoras de ensino e pesquisa sobre a própria prática, que implica na reflexão sobre as metodologias utilizadas nas intervenções realizadas nas escolas, permitindo aos licenciandos, antes de chegarem ao estágio, discutirem sobre as escolhas metodológicas. A relevância dessa investigação é compreender como os espaços de formação, universidade e escola, contribuem para a discussão de metodologias apropriadas para o ensino de química.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo dessa comunicação é apresentar as impressões dos estudantes em relação às intervenções temáticas com abordagens investigativas no Ensino de Química, realizadas em uma turma de primeiro ano do ensino médio em uma escola pública da Zona Rural, do município de Alegre, Sul Capixaba.
MÉTODOS:
A presente pesquisa foi realizada durante o ano letivo de 2012, a partir de três intervenções na escola, envolvendo temáticas com abordagens diferentes, como leitura de textos, experimentação e investigação, respectivamente. No segundo semestre, desenvolveu-se uma atividade de caráter investigativo, com o tema Lixo. Esta intervenção teve seis etapas: a) busca pelo tema na região, estudo e elaboração da proposta de intervenção; b) negociação com a professora e estudantes sobre a realização da proposta; c) realização das intervenções; d) divulgação dos resultados prévios pelos alunos na feira de ciências da escola; e) verificação dos resultados; f) avaliação.
O tema foi escolhido por meio de estudos sobre a região e entrevistas com os moradores do distrito, com os alunos das turmas de ensino médio da escola e seus funcionários. A proposta apresentada foi a construção de um biodigestor caseiro pelos alunos, com o propósito de refletir sobre os problemas causados pelo lixo, conhecendo a química envolvida nesse processo e, ainda, apresentar o biodigestor como uma alternativa de reciclagem de lixo orgânico, já que próximo a localidade existe um lixão ilegal. A proposta envolvia a montagem do biodigestor em horários extraclasse; reflexões sobre os resultados prévios e conceitos; divulgação desses resultados na feira de ciências da escola; discussão final sobre os produtos formados e avaliação online.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
No início do segundo semestre, a maioria da turma estava motivada e interessada em participar das atividades propostas pelos bolsistas do PIBID. Porém, no decorrer dos quatro encontros que ocorreram em horários alternativos, observou-se a ausência crescente dos alunos. Os que compareciam, não traziam os materiais solicitados para a montagem do sistema, como cascas de frutas, esterco e garrafas PET. Ocorreram mais dois encontros em horários de aula, um para uma conversa formal e problematização sobre as transformações químicas observadas no sistema e, outro, após a feira de ciências, para a verificação da produção de metano.
Com base nos questionários, verificou-se, que dos 35 alunos, 22 responderam. Mesmo que uma parte dos alunos não tenham se envolvido da maneira esperada, a avaliação revelou que a atividade do PIBID, que alunos mais gostaram, foi a da construção e estudo do biodigestor. Em a relação aos conteúdos que os alunos mais lembraram, 10 escreveram apenas o tema estudado (O Lixo), ou o nome da atividade (construção do biodigestor), ao invés dos conceitos ou conteúdos, 9 responderam que não sabiam, ou que gostaram de todas as atividades, sendo que apenas 3 alunos responderam os conceitos relacionados as intervenções dos semestres anteriores.
CONCLUSÕES:
Com bases nos dados obtidos pela avaliação, constatamos que a intervenção do PIBID baseada em uma investigação temática foi a atividade que os estudantes mais gostaram, talvez isso tenha ocorrido pelo fato de se sentirem participantes do processo de realização das atividades. Mesmo que por meio da avaliação não tenha sido evidenciado como os estudantes se apropriaram dos conhecimentos químicos, pelo fato de não terem compreendido a pergunta ou por não terem se empenhado em responder as mesmas, acreditamos que a utilização de temas associados à investigação favorece o processo de ensino/aprendizagem, pois, além de motivar uma parte expressiva dos alunos, pode ser ferramenta potente para a construção de conhecimento e desenvolvimento de atitudes necessárias para a prática cidadã, se utilizados com mais frequência.
Palavras-chave: Investigação temática, Ensino de Química, PIBID.