65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 1. Língua Portuguesa
PROJETO LETRAMENTO E TECNOLOGIA NAS CANTIGAS DO MEU DIA-A-DIA
Emanuelle de Almeida Rêgo - Profa. Escola Ministro Marcos Freire - SEDO
INTRODUÇÃO:
Afirma-se nesse projeto desenvolvido na Escola Ministro Marcos Freire - localizada na cidade de Olinda/PE, que apresentar atividades de forma criativa e prazerosa permite desenvolver habilidades na área de linguagem com mais facilidade, pois neste, além de utilizar os recursos tecnológicos para fins educacionais, se trabalha as cantigas, ou seja, algo com significado para os estudantes. Acredita-se que conhecendo e respeitando os estudantes é possível e mais interessante transmitir conteúdos curriculares, por meio de uma “educação problematizadora” e não realizar apenas um “depósito de informações”. (FREIRE, 1996).
Partindo dessa concepção, propõe-se uma leitura das cantigas de roda onde se permita interferências, interpretações, questionamentos e novas interpretações, isto é, os resultados devem ser não apenas o alcançar a leitura, mas a compreensão do conteúdo das cantigas e sua comparação com outros gêneros textuais. Enfoca-se no processo a utilização de recursos tecnológicos na aquisição e registro das aprendizagens.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente projeto tem o escopo de contribuir para a garantia da qualidade social da educação e promover a alfabetização e letramento dos estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental possibilitando a realização de atividades de leitura, escrita e interpretação de texto, com crianças que estão iniciando no processo de alfabetização e letramento e sentem prazer em utilizar novas tecnologias.
MÉTODOS:
O projeto desenvolveu suas ações, no intuito de alcançar melhoras na aprendizagem, bem como o constante aperfeiçoamento do letramento dos envolvidos e permitir a descoberta de que as cantigas que estes costumam cantar também são textos, e, portanto, podem ser lidas, escritas, cantadas, assistidas, etc., tudo isso a partir da aprendizagem já adquirida.
Ao longo do projeto buscou-se a participação constante de todos os estudantes, realizando diversas atividades individuas, em dupla e em grupo, sempre incentivando a participação ativa, a exposição de diferentes ideias e a cooperação entre crianças nos diferentes níveis de hipóteses de leitura e escrita.
Em seguida elaborou-se uma atividade pedagógica digital, no formato Word file, onde através de hiperlinks incluí-se o vídeo da cantiga “O Sapo não lava o pé” e algumas imagens que permitiram a realização de uma interpretação textual interativa. Utilizando o computador na sala de aula, os estudantes puderam, por exemplo, ler palavras e clicar num link para observar a imagem referente à palavra lida.
Os resultados foram monitorados por meio de avaliação continua onde se observou a participação, criatividade, interação e evolução da aprendizagem dos estudantes durante e após a realização das atividades propostas por esse projeto.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A utilização de cantigas despertou o interesse de todos os estudantes, pois ao invés de apenas realizar as atividades lendo ou escrevendo, os estudantes participaram de forma ativa: cantando, lendo, assistindo, interpretando textos, expondo o seu ponto de vista e as hipóteses utilizadas nas resoluções, resultando na troca de experiências.

A avaliação dos objetivos legitimou que é possível criar e inovar na alfabetização, valorizar o saber prévio do estudante e buscar sempre compreender como ocorre a sua construção do conhecimento, buscando a melhor forma de auxiliá-los na aquisição da aprendizagem. O uso das mídias na sala de aula, mostrou que atividades simples podem trazer aprendizagem aos estudantes e aquisição de novas habilidades como o “duplo clique”, “abrir, maximizar e fechar janelas”, fotografar, filmar, e isso os estimulou e motivou a realizarem outras atividades que envolvam tecnologias.
Ainda como resultado desse projeto se deu a criação de novos recursos pedagógicos, como: criação de álbum seriado (produzido pelos estudantes) tendo para cada letra uma cantiga escolhida que a destacava, e a busca por padrões silábicos que ainda não haviam sido estudados, mas que foram percebidos ao cantar ou visualizar a escrita de determinadas palavras.
CONCLUSÕES:
Verificou-se que a combinação entre música, leitura e tecnologias pareceu vantajosa para o ensino aprendizagem, pois mesmo não sabendo ler inicialmente, ao saber a canção, os estudantes puderam cantar e identificar muitas palavras do texto e os motivou a conseguir ler e cantar corretamente os textos trabalhados. Logo, a utilização das cantigas passou a ser algo constante na prática e ensinamento diário, bem como a utilização de mídias e registros fotográfico, gravações de áudios e vídeos, pela professora e estudantes.

Apesar das dificuldades que podem ocorrer ao modificar e ajustar os ambientes e os conteúdos, até mesmo a intensa agitação que parece surgir, principalmente por parte de estudantes que não utilizam tecnologias com frequência, parece convergir para que o resultado desse trabalho se mostre deveras satisfatório, uma vez que não se trata de mera aula diferente, mas a demonstração de que aprendizagens de alfabetização e letramento podem e devem ser adquiridas em todos os lugares, a todos os momentos, e que trabalhos como esse podem incentivar os estudantes a buscar por si mesmo novos conteúdos e novas formas de aprendizagens.
Palavras-chave: Alfabetização e Letramento, Tecnologias na Educação, Cantigas de Roda.