65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 2. Química Ambiental
TRATAMENTO DE EFLUENTES CONTAMINADOS COM CORANTENTE ALARANJADO DE METILA POR TÉCNICA DE ADSORÇÃO EM CARBONO ATIVADO
Viviane Aparecida Ferreira da Silva - Curso Técnico em Alimentos – IFRN
Amanda Graziely da Silva - Curso Técnico em Alimentos - IFRN
Diôgo Pereira Bezerra - Prof. MSc./Orientador - IFRN
INTRODUÇÃO:
O desenvolvimento da atividade industrial resultou em uma série de produtos de primeira necessidade que fizeram essenciais o seu papel na sociedade atual. Dentre os processos industriais está a indústria têxtil e seus métodos de tingimento utilizando uma variedade de corantes. O parâmetro da cor apresenta-se como fator precursor da contaminação das águas prejudicando não somente a beleza natural dos rios, mais sendo também extremamente tóxico para a vida aquática, pois interfere na transmissão de luz solar reduzindo a ação fotossintética. Nesse contexto, o carbono ativado pode ser utilizado para a remoção desses efluentes, devido sua capacidade de coletar seletivamente gases, líquidos ou impurezas no interior dos seus poros, apresentando, portanto um excelente poder de clarificação, desodorização e purificação de líquidos ou gases.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este estudo tem o objetivo de agregar valor aos resíduos da indústria de alimentos convertendo-os em materiais adsorventes (carbono ativado) para sua aplicação na adsorção do corante alaranjado de metila. Este estudo tem por finalidade a obtenção de processos de purificação dos recursos hídricos utilizados no abastecimento humano.
MÉTODOS:
Na síntese do carbono ativado foi utilizado como percussor o bagaço do caju. Esta matéria-prima foi seca em estufa, macerada e lavada com água destilada. Para o processo de carbonização e ativação foi adicionado solução de ácido fosfórico e elevado a temperatura a 400 oC. O carbono ativado obtido foi levado sucessivas vezes com água destilada com intuito de retirar o excesso de ácido. Para determinar a curva de calibração do corante alaranjado de metila foram realizadas varias diluições para obter concentrações distintas, logo após foram medidas em espectrofotômetro. Para os experimentos de capacidade de adsorção, foi realizado um ensaio por método batelada, em um bequer com solução de alaranjado de metila foi adicionado 0,5 g de carbono ativado e mantidos em agitação moderada a temperatura ambiente. Foram retiradas alíquotas da solução a cada 10 minutos e medido sua absorbância em espectrofotômetro até o tempo de 2 horas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O carbono ativado apresentou um rendimento superior a 50% na sua síntese. Esse valor mostrou boa eficiência no processo de conversão do material precursor à carbono ativado. Os resultados obtidos nos experimentos da curva de calibração não apresentaram bom ajuste a equação da reta, sendo necessário a eliminação de um dos pontos medidos. Este fato decorre de possíveis problemas nas sucessivas diluições das soluções utilizadas, contudo este fato não afeta na confiabilidade da equação da reta. Os resultados de capacidade de adsorção do corante alaranjado de metila revelaram elevados parâmetros cinéticos. Isso decorre de uma afinidade química e física (estrutural) entre o carbono ativado e o corante. Esse resultado foi atribuído a estrutura porosa do adsorvente, podendo este ser classificado como mesoestruturado.
CONCLUSÕES:
O presente estudo revelou grande importância ambiental, pois utilizou resíduos agroindustriais, técnicas simples e de baixo custo para síntese carbono ativado e aplicação no tratamento de efluentes industriais. Devido a rápida cinética observado, o carbono ativado mostrou-se eficiente no processo. Além disso, foi possível atribuir uma relação de afinidade de química superficial e estrutural entre o adsorvente e o corante.
Palavras-chave: Adsorção, Alaranjado de Metila, Carbono ativado.