65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 11. Morfologia - 5. Histologia
RELATO DE EXPERIENCIA NO PROJETO PIBID BIOLOGIA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – UFPE COM AULAS PRÁTICAS DE MICROSCOPIA
Juliane Vanessa Carneiro de Lima da Silva - Depto. Ciências Biológicas- UFPE/CAV
Joélicia Clécia da Silva - Depto. Ciências Biológicas- UFPE/CAV
Gisele de Oliveira Silva - Professora de Biologia da Escola Antônio Dias Cardoso
Kênio Erithon Cavalcante Lima - Professor Dr./Orientador- Depto. Ciências Biológicas- UFPE/CAV
INTRODUÇÃO:
Ao reconhecermos que ainda existem dificuldades, e se faz desafio o ensinar biologia com aplicação de atividades práticas, compreendemos que também há a necessidade de se trabalhar propostas para os professores melhor manusearem recursos e estratégias metodológicas em sala de aula, envolvendo os estudantes no processo de aprendizagem dos conteúdos propostos (Kishimoto, 1996). Então, é importante dispormos de estratégias à utilização de atividades lúdicas como opção viável e de manuseio prático. Segundo Cunha (1988), a inserção do lúdico em atividades didáticas proporciona determinadas situações de aprendizagem onde é atingido determinados objetivos pedagógicos, e também influenciam na formação de um melhor convívio social. Acreditamos que a atividade prática e lúdica inseridas no programa PIBID Biologia de Vitória de Santo Antão – UFPE implica na maior interação entre professor, alunos e licenciandos, onde todos aprendem e ensinam no momento da atividade, melhorando no processo de aprendizagem. Assim, concordamos que a apropriação e a aprendizagem fazem-se significativas quando tomam a forma de atividade lúdica porque os alunos ficam entusiasmados por receberem a proposta de aprender de forma interativa e divertida, diferindo de outros momentos de ensino. (Campos et al., 2002).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Apresentar e discutir a experiência dos licenciandos PIBID Biologia na aplicação de estratégias e recursos que ampliam as possibilidades do ensino de biologia em uma escola pública através de atividades práticas interativas.
MÉTODOS:
Esse processo foi desenvolvido na Escola Estadual Antônio Dias Cardoso, localizada no município de Vitória de Santo Antão, PE. Realizamos duas atividades práticas sobre microscopia em turmas do primeiro ano do ensino médio, baseadas no conteúdo de histologia.
No primeiro processo foram utilizados slides, microscópios, lâminas prontas de sangue, esôfago e bexiga, onde iniciamos colocando a turma em uma sala de vídeo para uma abordagem sobre como utilizar um microscópio. Em seguida os alunos em dupla observaram as lâminas presentes, treinando o manuseio com o microscópio e na preparação de lâminas.
No segundo momento o material utilizado foi microscópio, lâminas, lamínulas e fragmentos de cebola. Neste momento os alunos foram para o laboratório de biologia da escola, onde cada dupla recebeu os pedaços de cebolas para a retirada do epitélio para a preparação histológica. Após a observação ao microscópio, realizamos discussões para situar os conceitos ressaltando o conteúdo de tecido epitelial, e aplicando o que já se havia abordado sobre microscopia.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Notaram-se resultados diferentes entre a primeira prática e a segunda. Na primeira prática os alunos apresentaram-se inibidos com relação ao tema estudado, histologia, e como se utilizava um microscópio. Já na segunda prática, os alunos se mostraram proativos e sempre levantando questionamentos durante a realização da atividade.
Um dos principais resultados obtidos neste trabalho foi à aprovação dos alunos em relação às práticas utilizadas, resultando no maior entendimento do conteúdo tecido epitelial, e maior interesse nas atividades práticas que depois foram desenvolvidas. Ainda foi acrescido a vida curricular dos alunos o uso de equipamentos como microscópio e lâminas.
Com este trabalho, observamos e vivenciamos dificuldades encontradas no ensino público, principalmente com relação à realização de atividades práticas. Apesar das dificuldades apresentadas nessas escolas com relação a materiais e espaços de laboratório, verificamos que é possível proporcionar um aprendizado mais eficiente e mais motivador que as tradicionais aulas expositivas. No referente ao exercício da docência, constatamos desafios e possibilidades de realizarmos trabalhos diferenciados para a nossa formação e para a educação básica pública de nossa região através da nossa participação no projeto PIBID.
CONCLUSÕES:
As atividades interativas desenvolvidas na escola obtiveram resultados positivos, compreendendo o envolvimento dos estudantes e de nossa participação em realizarmos atividades até então difíceis de acontecer em escolas públicas. Tais dificuldades não são de responsabilidade dos professores, os quais se vêem diante de turmas lotadas, pouco tempo e carência de materiais. Acresce-se ainda a prática que muitos não possuem em organizar e realizar atividades práticas. Da mesma forma, nos pibidianos vivenciamos momentos diferenciais em nossa formação a percebermos que nossas intervenções orientadas pelos professores se refletia na satisfação da maioria dos alunos que aprovou a realização destas dentro de classe como meio de aperfeiçoamento do conteúdo didático. Propostas estas que se utilizaram somente materiais de baixo custo, em que a escola já possuía. Constatamos que a relação dinâmica entre todos os indivíduos da sala também foi aprovada devido à sensação de entretenimento, onde todos aprendemos diante do proposto.
Palavras-chave: Ciências, Histologia, Atividade prática.