65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Linguística - 1. Linguística Aplicada
OS ELEMENTOS GRÁFICOS DA ESCRITA UTILIZADOS PELO ALUNO: A VÍRGULA E O PONTO FINAL
BRENO LEAL MENEZES FEITOSA - UAST/UFRPE
Adeilson Pinheiro Sedrins - UAST/UFRPE
INTRODUÇÃO:
Numa perspectiva histórica, os sinais de pontuação, embora tenham surgido com a função de "indicar pausas para respirar" durante a oralização textual (Dahlet, 2006), não podem ser mais pensados nesses moldes atualmente. Ao contrário, os sinais de pontuação são essencialmente traços de operações de conexão e segmentação do texto, contribuindo na coesão e coerência textuais (Dolz & Schneuwly, 1998). O processo de produção textual, constituído de pelo menos três etapas: o planejamento, a própria escrita do texto e a revisão e reescrita (cf. Antunes, 2003), engloba nesta última etapa a revisão de pontuação e de aspectos ortográficos, bem como de divisão de parágrafos, na busca de se apresentar um texto coeso e coerente.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste trabalho é discutir o uso da pontuação, no que diz respeito ao Ponto Final e a Vírgula, em produções textuais escritas de alunos do primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual Antônio Timótio, localizada no município de Serra Talhada, região do sertão pernambucano, com a finalidade de apresentar um diagnóstico acerca do domínio de uso da pontuação por estes alunos.
MÉTODOS:
O corpus selecionado para análise foi constituído por dez produções textuais de caráter narrativo, produzidas por dez alunos de uma turma de primeiro ano do ensino médio da escola supracitada. Cinco produções selecionadas são de informantes do sexo masculino e cinco do sexo feminino. Selecionamos os contextos em que aparecem os sinais gráficos vírgula e ponto, buscando caracterizá-los, bem como os contextos em que esses sinais gráficos deveriam aparecer. Dos contextos selecionados, foram analisados os mais representativos em termos de ocorrência e não ocorrência de pontuação: a) contextos de coordenação (com ou sem conectivo), b) contexto de elemento adverbial deslocado; c) contexto com elemento intercalado entre sujeito e verbo e d) contexto provável de final de período. No total foram selecionados sessenta e cinco contextos em que ocorre vírgula e cinco contextos em que aparece o ponto final. Também foram selecionados cento e vinte e dois contextos em que deveria haver ocorrência de vírgula e vinte e nove contextos em que deveria haver ponto final.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os contextos mais frequentes em que a vírgula foi utilizada foram aqueles em que se esperaria o uso de ponto indicando final de período (38% das ocorrências) e aqueles contextos de orações coordenadas aditivas, introduzidas pela conjunção "e", em que a segunda oração apresenta o mesmo sujeito (11% das ocorrências). Nos casos de ponto final, encontram-se, em 40%, casos de presença de ponto indicando final de período. Os demais 60% dos casos se distribuem entre ponto no lugar de vírgula (ponto no lugar de vírgula após adjunto adverbial deslocado e ponto no lugar de vírgula para introduzir oração subordinada substantiva apositiva). Sobre os contextos em que deveria aparecer vírgula, ocorreram 81% dos casos de ausência em geral . As ocorrências mais frequentes são de ausência de vírgula após adjunto adverbial deslocado (21% das ocorrências), entre orações coordenadas assindéticas (12% das ocorrências), após orações adverbiais deslocadas (11%) e antes de adjunto adverbial deslocado (7%). Nos contextos em que deveria haver ponto final, ocorreu ausência em 19% dos casos. Entre esses casos, as maiores ocorrências foram casos de ausência de ponto indicando final de período (93% das ocorrências) e de ausência de ponto para finalizar o discurso direto (7% das ocorrências).
CONCLUSÕES:
Com estes resultados, é possível perceber que os produtores dos textos analisados apresentam menos domínio no uso da pontuação padrão para indicar final de período, como também em contextos de orações coordenadas aditivas introduzidas por conectivo. Além disso, é possível perceber que há contextos em que não é utilizada a vírgula, porém estes podem ser relevados pela norma padrão, como nos contextos de ausência de vírgula após adjunto adverbial deslocado (cf. Faraco at al., 2009). Entretanto, há casos de ausência de vírgula, como em contextos entre orações coordenadas assindéticas, que fogem à norma padrão. Os resultados apontam que os alunos sentem dificuldade em discernir quando se usa o ponto ou a vírgula em suas respectivas circunstâncias.
Palavras-chave: Produção Textual, Vírgula, Ponto Final.