65ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil |
REGISTRO DE OBSERVAÇÃO DA CRIANÇA (COR/ NOÇÃO DO SELF): ATOS REALIZADOS NATURALMENTE. |
Cintya Mari da Cruz Silva - Instituto de Educação - UFMT Edileuza Ferraz de Araújo - Instituto de Educação - UFMT Marcilene Marques Pereira - Instituto de Educação - UFMT Naiana Rodrigues da Silva - Instituto de Educação - UFMT Rafaela Maria de Oliveira - Instituto de Educação - UFMT Solange Manoel - Instituto de Educação - UFMT |
INTRODUÇÃO: |
O presente trabalho apresenta uma pesquisa realizada pelas alunas do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso, realizada durante a disciplina de Projetos Integradores da Prática Docente II. Trata-se de uma observação realizado na Creche Municipal Benedita Dias Evangelista, localizada no bairro Pedregal, em Cuiabá. Para tanto, utilizamos a ferramenta Noção de Self, relacionada ao conceito de identidade. Através desta observação percebemos que nesta fase a criança começa a perceber-se como ser individual. |
OBJETIVO DO TRABALHO: |
O objetivo desta observação foi apresentar relatos sobre a Noção de Self com crianças na faixa etária de 0 a 3 anos de idade. |
MÉTODOS: |
Como metodologia, foi feita uma pesquisa bibliográfica acerca da educação infantil, da noção de Self e uma observação na Creche Municipal Benedita Dias Evangelista. |
RESULTADOS E DISCUSSÃO: |
A noção do Self pode ser observada a partir do momento em que a criança começa a descobrir a si mesma, ela já começa a realizar suas tarefas sozinhas desde vestir uma roupa até ir ao banheiro. Durante observação vimos que a criança na maioria das vezes de forma autônoma resolvia suas dificuldades necessitando pouco da mediação do professor, nesta fase de resolução de problemas a criança começa a perceber e compreender que têm influência no ambiente em que vive e que suas ações têm consequências previsíveis. |
CONCLUSÕES: |
A experiência adquirida foi gratificante, pois vivenciamos um pouco o dia de uma criança numa creche, tivemos contato com a realidade desta, aprendemos a distinguir e denominar cada ação realizada por elas, isto facilitou muito a compreensão deste universo da infância. Conclui-se então que, para observarmos uma criança, é necessário um olhar acurado, acerca de suas atitudes para percebemos e caracterizarmos realmente o sentido real daquele ato de acordo com a noção de Self. |
Palavras-chave: Ações, Infância, Identidade. |