65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 11. Morfologia - 1. Anatomia Animal
Efeito da ingestão de Azadirachtinas no índice gonadossomático de ratos Wistar
Fernanda Carolina Ribeiro Dias - Universidade Federal de Pernambuco
Valdemiro Amaro da Silva Junior - Universidade Federal Rural de pernambuco
Wolfgang Harand - Centro de tecnologias Estrategicas do noredeste
Sílvia Regina da Silveira Neves - Universidade Federal de Pernambuco
Elizabeth Neves de Melo - Universidade Federal de Pernambuco
Maria das Graças Carneiro da Cunha - Universidade Federal de Pernambuco
INTRODUÇÃO:
Desde a antiguidade povos primitivos faziam uso do conhecimento das plantas, e através de tentativa e erro, procuravam amenizar os males acometidos (CUNHA, s.d.). A espécie Azadirachta indica A. juss, apresenta características de clima tropical e vem sendo utilizada há séculos para os mais variados fins (MOSSINI, KEMMELMEIER, 2005). Do ponto de vista químico, uma característica comum às espécies da família Meliaceae é a presença de uma classe de triterpenos, conhecidos como limonóides (NEVES et. al., 2005). Vários compostos com estrutura de limonóide são conhecidos por apresentar atividade contra insetos, interferindo no crescimento ou na alimentação. Vários compostos já apresentam atividade biológica comprovada (SENTHIL, et. al., 2006). Azadirachtin A é o composto mais estudado do nim, presente na raiz, casca, folhas e sementes em proporções variáveis. É um dos principais compostos amargos da semente, sendo esta uma característica geral dos limonóides (VIEGAS-JÚNIOR, 2003). Azadirachtin A está associado à ação supressora de apetite e inibidora de crescimento em insetos. Apresenta também ação repelente, antiovopositora, reguladora de crescimento, reguladora de fecundidade e redução da aptidão física do inseto(SCHUMUTTERER, 1990).
OBJETIVO DO TRABALHO:
O trabalho teve por objetivo caracterizar o efeito de um composto purificado da Azadirachta indica A. juss, as Azadirachtinas, sobre a anatomia do testículo. Através da avaliação do peso do órgão e peso relativo, além de analisar as características macroscópicas do mesmo.
MÉTODOS:
Foram utilizados 36 ratos machos (90 dias) da raça Wistar. Durante o experimento os animais foram mantidos em gaiolas com dieta (Labina ®- Purina) e água ad libitum, sendo submetidos a um ciclo invertido diário de 12 h/12h de escuro à 22±2ºC, no biotério do Departamento de Anatomia do Centro de Ciências Biológicas da UFPE. Os animais foram divididos em 3 grupos de 12 animas cada, escolhidos aleatoriamente, sendo os grupos: Controle (C): sem administração; Veículo (V): recebeu água (1ml) e tween 80% (1% do volume total); e Tratado com as azadirachtinas (T): recebeu 5mg do composto em 1ml veículo por dia. O tratamento foi realizado por 30 dias consecutivos e administradas via “gavage”. A eutanásia ocorreu 24h após a ultima administração, os animais foram pesados, anestesiados (associação-ketamina e xilazina), fixados por perfusão, com glutaraldeido 4% em tampão fosfato de sódio a 0,05 M, pH 7,4 e orquiequitomizados. O testículo foi avaliado macroscopicamente e os pesos devidamente aferidos. Foi realizado o cálculo do índice gonadossomático (IGS), (relação entre o peso do corpo e peso do testículo). Os valores foram comparados utilizando o programa sigmastat 3.0, o teste utilizado foi o Kruskall Wallis, e considerado significante os valores com p<0,05. Os resultados estão apresentados como mediana e limites de variação.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os testículos estavam morfologicamente normais, sem alterações externas aparentes, visto que esses órgãos se apresentaram em seu formato oval, no interior do escroto, envolvido pelas túnicas testiculares, sem hemorragias visíveis e relacionados posteriormente com o epidídimo. Peso corporal não apresentou diferença entre os grupos (Controle=326g (344-383); Veículos=372g (352-387); Tratados com Azadiractinas=361g (355-378)). O peso do testículo do grupo T apresentou um aumento significativo (p<0,05)de 51% em relação ao C (C=1,63g (1,58-1,70); V=1,55g (1,50-1,60); T=2,34g (2,20-2,53)). O peso do testículo está altamente relacionado com a reserva espermática e produção espermática (CARDOSO; QUERIOZ,1988). Autores relatam a importância desse dado na produção espermática que é diretamente correlacionada com o peso testicular (AMANN, 1970). O IGS não apresentou diferença entre os grupos (C=0,90% (0,83-0,95); V=0,80% (0,79-0,87); T=0,90% (0,82-0,91)). Existe grande variação para o IGS em mamíferos. Kenagy e Trombulack (1986) relatam que o IGS pode variar de 0,01% em baleias a 8,4% em roedores. Segundo estes mesmos autores, em geral, as espécies que apresentam menor peso corporal alocam maior percentual de massa corporal no peso testicular, desprendendo assim mais energia para este órgão.
CONCLUSÕES:
Os resultados sugerem que a administração de um composto purificado (azadirachtinas) embora não tenha provocado alterações morfológicas externas no testículo, promoveu um aumento do peso testicular, o que é compatível com possíveis alterações a nível celular, as quais podem afetar a produção espermática destes animais. Necessitando de estudos mais aprofundados para verificar a ação da azadirachtinas na reprodução.
Palavras-chave: Compostos purificados, Peso relativo do testículo, Orquiectomia.