65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
REDUZINDO O CONSUMO DE ENERGIA NO COLÉGIO MILITAR DO CORPO DE BOMBEIROS - CE
Sofia Queiros Vieira - Colégio Militar do Corpo de Bombeiros - CE
Alicia de Sousa Moreira - Colégio Militar do Corpo de Bombeiros - CE
Matheus Victor Silva - Colégio Militar do Corpo de Bombeiros - CE
Jefferson Monte de Oliveira - Colégio Militar do Corpo de Bombeiros - CE
Brena Duarte Brígido - Colégio Militar do Corpo de Bombeiros - CE
Enoe Cristina Barreto da Silva - Profa. Orientadora - SEDUC/CMCB
INTRODUÇÃO:
Nesta sociedade, o consumo excessivo e desnecessário de energia tem chamado a atenção da mídia e de diversas instituições sociais, como as escolas. Pretende-se através dessa pesquisa analisar o desperdício desse recurso no Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará (CMCB - CE).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Objetiva-se mostrar a quantidade de energia que é descartada pelos alunos e funcionários do CMCB e, além disso, alertá-los sobre a importância do uso consciente deste recurso.
MÉTODOS:
A metodologia utilizada foi do tipo hipotético – dedutiva com abordagem quanti-qualitativa, constando inicialmente de levantamento bibliográfico. Posteriormente, foram feitas pesquisas sobre os gastos com a energia no Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará (CMCB - CE), a fim de construir tabelas e gráficos que ajudem a entender essa problemática e, assim, estabelecer soluções.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Durante a realização da pesquisa observou-se que, no CMCB, alunos e funcionários não são sensibilizados a economizar energia. Desta forma, percebeu-se a necessidade de implantar campanhas de educação ambiental no colégio, envolvendo toda a comunidade escolar, a fim de mudar essa realidade.
CONCLUSÕES:
Conclui-se, portanto, que através da implantação de campanhas de Educação Ambiental no Colégio Militar do Corpo de Bombeiros, o desperdício de energia pode ser reduzido, contribuindo para a estrutura econômica da escola e obtendo soluções práticas para minimizá-lo.
Palavras-chave: Educação Ambiental, Desperdício, Energia.