65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 2. Economia e Sociologia Agrícola
Perfil dos consumidores de Açaí (Euterpe oleácea Mart.) do município de Garrafão do Norte- PA.
Charles Ramon de Medeiros Brito - Estudante da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
Pablo Wenderson Ribeiro Coutinho - Estudante da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
Gabriela da Silva Melo Carvalho - Estudante da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
Antonia Jucinéia Braga Sousa - Estudante da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
Leonardo Perote da Silva - Estudante da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
Carolina Simões dos Santos - Estudante da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
INTRODUÇÃO:
O açaizeiro (Euterpe oleácea Mart.) é nativo da Amazônia brasileira e o Estado do Pará é o principal centro de dispersão natural dessa palmácea. Populações espontâneas também são encontradas nos Estados do Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Tocantins; e em países da América do Sul e da América Central. As maiores concentrações ocorrem em solos de várzeas e igapós, também ocorre em áreas de terra firme próximas a essas áreas, compondo ecossistemas de floresta natural ou em forma de maciços conhecidos como açaizais. O açaizeiro se destaca, entre os diversos recursos vegetais, pela sua abundância e por produzir, importante alimento para as populações locais, além de ser a principal fonte de matéria-prima para a agroindústria de palmito no Brasil e também está sendo bastante visado pelas agroindústrias como insumo para bebidas energéticas e outros subprodutos. Haja visto ao grande interesse tanto econômico e social do açaí, mostrou-se o interesse em conhecer qual a sua inserção no mercado regional e quais suas contrições através dos consumidores.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo desse trabalho foi analisar os dados fornecidos pelos habitantes entrevistados do Município de Garrafão do Norte – PA. Afim, de avaliar o perfil do consumidor de açaí no município com o intuito de conhecer suas preferências.
MÉTODOS:
A área em estudo é o município de Garrafão do Norte- PA. O levantamento de campo foi realizado em setembro de 2012 e envolveu uma amostra de 50 questionários em suas área urbana e em diversos bairros da cidade e também na zona rural, foram aplicados aos domiciliares, pertencentes aos mais variados níveis de renda, escolaridade, origem e preferências. A pesquisa foi executada no período de dados primários que serviram de base a estrutura deste trabalho foram obtidos através de questionários estruturados com perguntas fechadas e abertas. A partir das informações obtidas, os dados foram processados com o auxílio da planilha do Excel, em forma de gráficos, para facilitar o entendimento dos resultados gerados na pesquisa. A análise estatística foi realizada através de descritiva dos dados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foi identificado no Município de Garrafão do Norte-PA, O obtido foi que a venda do produto ocorre em 66% ponto de venda, 28% em feira livre; 4% supermercado; 2% outros locais, também pode ser observado que dentre os entrevistados, 41% compram em uma frequência semanal; 25% diária; 22% quinzenal; 12% mensal, pois os entrevistados compram de acordo com a quantidade em relação ao consumo e renda. Observou-se que cerca de 68% dos habitantes o consomem principalmente pelo sabor do fruto; 12% pelo preço; 8% pelas propriedade nutricionais; 6% rico em vitaminas; 6% cor. A escolha do produto é feita através de vários processos dentre eles a seleção visual, que inclui preço; 58% qualidade; 34% costume e 8% sabor, etc. A faixa etária dos consumidores varia de 20 a 38 anos, tendo em média 40 anos, aproximadamente, e possuem a renda familiar média de 1 a 3 salários mínimos. A minoria dos entrevistados possui emprego formal, tendo em vista que o município de Garrafão do Norte tem como base de renda, a agricultura familiar.
A escolha do produto é feita através de vários processos dentre eles a seleção visual, que inclui preço, aparência, tamanho, etc. Outra etapa desse processo de seleção e por sua vez uma das mais importantes, é a qualidade do produto.
CONCLUSÕES:
Com isso concluímos que os consumidores são atraídos principalmente pelo sabor da fruta. Qualidade e costume são atributos decisivos no ato da compra. Destacou-se que os mesmos possuem uma preocupação com a higiene e a qualidade.
Palavras-chave: Consumo, Fruto, Qualidade.