65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
AVALIAÇÃO DO ÍNDICE, PORCENTAGEM E TEMPO MÉDIO DE GERMINAÇÃO DE TRÊS CULTIVARES DE Lactuca sativa L.
Milenna Vasconcelos Pantoja - Graduanda em Agronomia, Belém - UFRA
Tamires Borges de Oliveira - Graduanda em Agronomia, Belém - UFRA
Leandro Silva Barros - Graduando em Agronomia, Belém - UFRA
Renato Augusto Soares Rodrigues - Graduando em Agronomia, Belém - UFRA
Marcela Pereira Lourinho - Graduanda em Agronomia, Belém - UFRA
Roberto Cezar Lobo da Costa - Prof.Dr./Orientador-Depto de Ciências Agrárias-ICA/UFRA
INTRODUÇÃO:
A Lactuca sativa L. é uma planta anual, de ciclo curto, pertencente à família asteracea. É uma das hortaliças mais cultivadas no mundo e pode ser considerada uma boa fonte de vitaminas e sais minerais, destacando-se seu elevado teor de vitamina A, além de conter vitaminas B1 e B2, vitaminas C, cálcio e ferro. O conhecimento da biologia das sementes é fundamental para o entendimento do estabelecimento de plântulas e sabendo-se a temperatura e o substrato adequado tem-se uma produção de mudas uniformes e vigorosas. Alguns estudos têm sido realizados com o intuito de melhorar a porcentagem de germinação e expressar melhor o desempenho das sementes de alface.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo do presente trabalho foi avaliar o índice de velocidade, porcentagem e tempo médio de germinação em sementes de três cultivares de Lactuca sativa L. sobre determinada temperatura e substrato.
MÉTODOS:
O trabalho foi realizado no Laboratório de Fisiologia Vegetal da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA-Belém), o delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado composto por 3 tratamentos (T1: Cv. Simpson Black Seed, T2: Cv. Baba de verão e T3: Mônica SF 31), 5 repetições com 20 sementes, cada parcela foi representada por uma placa de petri, totalizando 15 parcelase 300 sementes. O substrato utilizado foi terra preta + casca de arroz carbonizada + húmus de minhoca + caroço de açaí, sendo colocados em placas de petri, previamente higienizadas com solução de hipoclorito de sódio.Em seguida as sementes foram dispostas sobre o substrato e cobertas por uma fina camada do mesmo e irrigadas com 10 mL de água destilada e colocadas na câmara de germinação (B.O.D.) na temperatura de 25 ºC. Os tratamentos foram irrigados diariamente com 10 mL de água destilada. As avaliações foram feitas durante 15 dias, anotando-se o número de plântulas emergidas em cada parcela. Ao final do experimento, foi calculado o IVE (índice de velocidade de emergência), TME (tempo médio de emergência) e a porcentagem de germinação. Os dados foram submetidos à análise de variância pelo programa ASSISTAT, v 7.6, onde as médias foram comparadas pelo teste Tukey a 5% de probabilidade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
De acordo com a análise estatística, a porcentagem de germinação diferiu estatisticamente entre os tratamentos, apresentando melhores médias para o T1 e T2 com 93,5% e 69,28%, respectivamente, e um pior desempenho para o T3 com 38,5%. Quanto aos resultados do IVE o tratamento que apresentou melhores índices foi o T1 enquanto o T3 novamente apresentou um menor índice quanto às demais.Com relação ao tempo médio de germinação, não houve diferença significativa entre os tratamentos, mas pode-se considerar que o tratamento T1 e T2 apresentaram melhores tempos médios de emergência, com 5,90 e 5.98 dias respectivamente.
CONCLUSÕES:
A cultivar Simpson Black Seed, apresentou melhor desenvolvimento, seguida da cultivar Baba de verão. Com isso, pode considerar que estas cultivares apresentaram melhores índices de germinação, respectivamente.
Palavras-chave: Alface, Simpson, Germinação.