65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
NOVA VISÃO SOBRE A MATEMÁTICA COMO INSTRUMENTO PARA AVANÇO TECNOLÓGICO
Assis Anderson Ribeiro da Silva - Curso Ciências da Natureza e Matemática, Bolsista Pibid/UNILAB, PLI/U.C.
Francisca Angerline de Lima da Silva - Curso Ciências da Natureza e Matemática, Bolsista Pibid/UNILAB
Jacqueline Cunha da Serra Freire - Profa. Dra./Orientadora - UNILAB
Aluísio Marques da Fonseca - Prof. Dr./Coordenador de Área - Pibid/UNILAB
INTRODUÇÃO:
A educação no Brasil, de uma forma geral, revela dificuldades e uma grande carência na área das ciências exatas e, principalmente na matemática. Isso traz implicações e dificulta muitas situações como, por exemplo, quando no ensino superior, ante uma mobilidade acadêmica internacional. Neste contexto, se procurou soluções cabíveis para uma série de desafios a partir do modelo educacional europeu, mais precisamente na cidade de Coimbra-Portugal, na tentativa de novas ideias para superações das dificuldades e implantações de novos conceitos que possam contribuir para um novo e mais bem sucedido cotidiano escolar. Este trabalho buscou detectar e comparar os principais entraves no ensino de matemática da rede pública de educação no município de Redenção-CE, através de observações feitas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em contrapartida com observações e informações feitas em visitas a escolas públicas primárias e secundárias da cidade de Coimbra, através da participação de um licenciando da Unilab, no Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI). Foi possível um olhar mais reflexivo sobre o assunto, analisar e defender a necessidade de unificar, acompanhar a exigência e o nível universal de conhecimentos; garantindo assim iguais oportunidades.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho pretende contribuir para a inovação da matemática, a partir de uma mobilidade acadêmica internacional que permitiu comparações com a realidade brasileira. Defender a necessidade de um seguimento e maior fixação dos conteúdos matemáticos na travessia dos níveis de Ensino Fundamental/Médio/Superior na preparação de alunos em nível de potencialidades universal.
MÉTODOS:
O trabalho foi concretizado a partir de visitas, observações e recolha de informações feitas em 4 (quatro) escolas públicas do Ensino Primário e Secundário em Coimbra – Portugal, entre os meses de novembro e dezembro de 2012. Foi realizado no âmbito da disciplina Unidade de Observação e Intervenção, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE-UC), na qual se participou como voluntário nas visitas. O trabalho realizado esteve em sintonia com as experiências que seus autores têm no PIBID 2011-2013, da Capes/Unilab, que instigou e concretizou a real necessidade de novas perspectivas para o sistema educacional brasileiro e que na oportunidade de mobilidade acadêmica através do PLI 2012-2013, possibilitou a confecção deste trabalho. Os vínculos estabelecidos foram através da partilha de informações com uma licencianda ainda ativa no PIBID, em Redenção/Brasil, firmando assim ponte de informações Brasil e Portugal no quesito Sistema Educacional necessário para um novo Brasil, a fim de fortificar as potencialidades do País, em programas como o PLI.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Todas as escolas portuguesas, desde o primário, funcionam de forma integral, projeto que aos poucos também é adotado no Brasil, porém a qualidade e estrutura das escolas públicas portuguesas ultrapassam as privadas. O curso secundário é ofertado de acordo com o perfil da escola e as áreas que desejam formar. É no ensino secundário que são preparados para dar continuidade no ensino superior em áreas estabelecidas por suas afinidades e habilidades, e por isso as escolas deste nível tem disciplinas de tronco obrigatório, mas o trabalho é feito e melhor aperfeiçoado nas disciplinas específicas. No caso da matemática, o nível de conhecimento acentua-se em teorias e práticas, possibilitando os estudantes refletir e entender a origem de cada técnica e teorema matemático, habituados a pensar em estratégias de resolução de problemas desde o primário. Um papel importante são as parcerias com a Faculdade de Matemática da Universidade de Coimbra, habituando-os ao “espaço acadêmico”, participam de preparações mensais para as olimpíadas mundiais de matemática. É curioso como os estudantes portugueses são estimulados para intensificar os estudos e o quanto se empolgam em aceitar desafios desta disciplina. Condições que o estudante brasileiro, de uma forma geral, ainda não tem.
CONCLUSÕES:
Diante do que foi observado e analisado, pôde-se constatar que o Brasil deve intensificar a reinvenção da escola pública, voltar-se cada vez mais em áreas específicas, sendo assim o discente dominará muito mais teoria e prática, com maior aproveitamento e dará apenas continuidade na Universidade, ao invés de ainda ir aprender o básico que foi fragmentado no ensino médio ou no fundamental; além de maiores estimulações que elimine o receio e medo da matemática, fazendo-os admirar e resgatar uma das disciplinas mais antigas de toda a história. Nessa perspectiva cabe um papel importante à Universidade Brasileira e aos futuros novos docentes, cada vez mais criar condições para que esses estudantes desenvolvam tal habilidade. Ressalta-se que só será possível a partir de novas iniciativas, uma intensificação dos conteúdos de forma atrativa, e que cada série e ciclo, verdadeiramente, complementem e alcancem os propósitos necessários, para que no ciclo a seguir não haja a necessidade de aprender o que não foi possível no percurso formativo anterior. Nesta forma o Brasil tem capacidade de tornar-se grande potência educacional e seus estudantes brasileiros não terão dificuldades ao estudarem no exterior, tornando o percurso mais vitorioso e aplicando novas tecnologias no próprio País.
Palavras-chave: Pibid, Matemática, Inovação.