65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
Aprender Inglês: do lúdico ao divertido
ADRIANA PESSOA FERREIRA DE SOUZA - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE SERRA TALHADA - PE
JOSECLEIDE BEZERRA BARROS - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE SERRA TALHADA - PE
MARCIA CILENE DA SILVA PEREIRA - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE SERRA TALHADA - PE
MARIA CRISTINA XAVIER - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE SERRA TALHADA - PE
MARIA DE FATIMA SILVA OLIVEIRA - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE SERRA TALHADA - PE
INTRODUÇÃO:
O projeto “Aprender inglês é divertido” tem como finalidade oferecer o ensino da língua inglesa a estudantes do 6º e 9º Ano do Ensino Fundamental, com os alunos do Colégio Municipal Cônego Tôrres. O espaço físico de realização do trabalho será nas dependências da Escola (auditório), localizada no centro da cidade. O projeto terá a duração de 6 horas. O objetivo desse presente projeto é: Ensinar a língua inglesa de uma forma agradável e conscientizar os alunos à importância de aprender outro idioma. É inegável que a língua inglesa, esteja cada vez mais se tornando universal no Brasil, pois o conhecimento em língua estrangeira é hoje considerado um direito, um requisito para o exercício de uma cidadania plena, não apenas para os alunos em fase escolar, mas para a maioria da população. Entretanto, para que se viabilize como um instrumento eficaz nesta época em que se encurtam as distâncias físicas, mas, em muitos casos, se aprofundam as distâncias sociais, é preciso pensar na construção de alternativas concretas que representem, na prática, iniciativas de democratização em todos os níveis, e, relevantemente, no campo do acesso ao conhecimento.
OBJETIVO DO TRABALHO:
A possibilidade de usar uma língua estrangeira para se comunicar se constitui numa necessidade nos dias de hoje. Não só porque existe uma expectativa social estimulada pelo crescimento dos intercâmbios culturais e pela circulação de informações e conhecimentos,mas também porque o aprendizado de uma língua estrangeira tem contribuído na formação educativa daquele que aprende.
MÉTODOS:
A metodologia utilizada para a aplicabilidade na execução desse projeto se dará através da Abordagem Comunicativa, utilizando o método Áudio Lingual, também não descartarmos a possibilidade de estar utilizando, ou seja, dando ênfase em outras abordagens e métodos, pois haja vista que os procedimentos de ensino da língua inglesa vão muito além de uma simples aula formal, no entanto as abordagens e métodos que contribuem para compor esse cenário metodológico são de suma importância no processo de ensino e aprendizagem. Pretende-se também estar utilizando no início das atividades a serem desenvolvidas, dinâmicas relacionadas ao conteúdo, visando desinibir os alunos para que haja durante as atividades propostas, interação tanto com os alunos e com professor.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Com o anseio de alcançar os objetivos desta proposta pedagógica, pretendemos desenvolver atividades que tornem a aprendizagem da Língua Inglesa prazerosa e eficiente,tais como: Apresentação de fitas de vídeo com musicas e figuras para fixação da pronúncia e do vocabulário;
• Apresentação de estrangeiros com a oração universal “Pai Nosso”.
• Apresentação de cartazes com figuras e respectivas denominações em inglês,lousa e giz para melhor compreensão e assimilação dos conteúdos;
• Respostas orais para estimular o desenvolvimento da oralidade;
• Dramatização - Os alunos dramatizaram em grupos a letra da música ou parte dela em forma de bale.
• Interpretação de texto - Elaborar questões para responderem de acordo com a letra da
música
CONCLUSÕES:
A possibilidade de usar uma língua estrangeira para se comunicar se constitui numa necessidade nos dias de hoje. Não só porque existe uma expectativa social estimulada pelo crescimento dos intercâmbios culturais e pela circulação de informações e conhecimentos,mas também porque o aprendizado de uma língua estrangeira tem contribuído na formação educativa daquele que aprende.O ensino de língua inglesa propicia ao aluno a oportunidade de engajamento e interação no mundo social (acadêmico, científico, tecnológico, humano), e também o faz entrar em contato com outras civilizações e culturas, competência enfatizada como um dos principais eixos do ensino. Para tanto é necessário incentivar o estudante, desde o princípio, a observar as diferenças de valores e costumes que permeiam a compreensão de textos,diálogos, histórias, mensagens eletrônicas, etc., podendo o entendimento dessas diferenças interferir de forma positiva ou negativamente na comunicação e harmonia entre os povos ou até mesmo entre os grupos sociais de um país, pois a linguagem é usada no mundo social como reflexo de crenças e valores. Esse enfoque interacional do ensino da língua inglesa permite uma melhor compreensão da importância da percepção da pluralidade cultural que hoje direciona o ensino de inglês. Além de comunicar-se em inglês, o aluno precisa inteirar-se dos valores que norteiam outras culturas
Palavras-chave: EDUCAÇÃO BÁSICA, CULTURA, COMUNICAÇÃO.