65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 3. Gestão da Produção e Marketing
ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA: AVALIAÇÃO E MEDIDORES DE DESEMPENHO
Fernanda de Souza Mesquita - Estudante/Autora - Depto. de Administração - UFAM
Natália Mafra Silva - Estudante/Co-autora - Depto. de Administração - UFAM
Jafé Praia Lima Cordeiro - Estudante/Co-autor - Depto. de Administração - UFAM
Anne Kathleen Lopes da Rocha - Estudante/Co-autora - Depto. de Administração - UFAM
Dérick Vicent Melo Silva - Estudante/Co-autor - Depto. de Administração - UFAM
Armando Araújo de Souza Júnior - Prof. M.S.c/Orientador - Depto. de Administração - UFAM
INTRODUÇÃO:
Com o aumento da competição dos mercados e a rápida evolução das novas tecnologias e dos meios de comunicação, tornou-se crucial a utilização de medidores e indicadores de desempenho para proporcionar um diferencial nas organizações. Segundo Neely et al. (1995), compreende-se que a medição de desempenho é a técnica utilizada para mensurar a efetividade dos processos. Avaliação de desempenho constitui-se numa ferramenta para análise sistemática do desempenho organizacional com o intuito de colaborar com a execução do planejamento estratégico. No que se refere aos indicadores de desempenho, têm-se que estes são fundamentais para o uso de medidas claras, a fim de mensurar o desempenho da empresa de acordo com as necessidades de informação colocadas pela administração (REGINALDO, 2009). Utilizando indicadores e medidores de desempenho de forma integrada, o gestor controla o desenvolvimento dos sistemas sob suas responsabilidades, influenciando de forma positiva para a concretização dos objetivos pretendidos pela organização.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objeto deste trabalho foi realizar um estudo bibliométrico no qual apresenta uma análise das publicações da ABREPRO – Associação Brasileira de Produção acerca da temática “Indicadores e Medidores de desempenho” durante os anos de2001 a 2011, levando em consideração os tipos de pesquisas, métodos, perspectivas, categorias e autores utilizados em citações.
MÉTODOS:
A estratégia da pesquisa foi quantitativa, pois se entende que essa abordagem metodológica melhor se alinha com o objetivo da pesquisa (FREITAS et al., 2000). O método de estudo foi o bibliométrico que segundo Fonseca (1986) é entendido como técnica quantitativa e estatística para medir o índice de produção do conhecimento científico. Para obtenção de dados e informações, foi realizada pesquisa de artigos entre os anos de 2001 e 2011, na ABEPRO- Associação Brasileira de Engenharia da Produção. Esses artigos abordavam a temática “Indicadores e medidores de desempenho”; a partir desse critério foram selecionados 201 (duzentos e um) artigos de um total de 9.208, (nove mil, duzentos e oito), registrando as instituições das quais os autores dos artigos pertenciam, bem como o nome dos mesmos. Após a seleção, fez-se um levantamento dos autores citados na fundamentação teórica de cada um dos artigos e em seguida a mensuração para saber quantas vezes o mesmo autor foi citado. Realizou-se a verificação no que diz respeito ao tipo de categoria, estratégia, método de pesquisa e perspectiva em que os autores optaram por utilizar. As técnicas estatísticas foram utilizadas para gráficos descritivos e descrição tabular elaborados com o programa de planilha eletrônica, Microsoft Excel®.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os artigos dividem-se em duas categorias: “Medição e Avaliação de Desempenho” com 105 e “Indicadores de Desempenho” com 96. A preferência pela Qualitativa dá-se por sua característica descritiva, já que a Quantitativa visa mensurar opiniões pelas amostras que as representem estatisticamente. Nos métodos de pesquisa, foram mais utilizados, respectivamente: "Análise Fatorial", "Estudo de Caso" e "Análise de Conteúdo", sendo a primeira associada com a estratégia quantitativa. Em relação à perspectiva, equilíbrio entre a crítica/reflexiva e a prática, com 56% e 44%. A crítica/reflexiva tem vantagem por estar associada com a estratégia qualitativa, desenvolvendo um ponto de vista aprofundado e diferente do método quantitativo, que usa a estatística para explicar fenômenos ocorridos. Entre os autores mais citados, destacam-se: Kaplan & Norton, Neely e Porter, por suas respectivas obras, "Balanced Scorecard", “Medição de Desempenho Empresarial” e “Estratégia Competitiva”, sendo de suma importância na avaliação e medição de desempenho.
CONCLUSÕES:
Este trabalho objetivou apresentar um estudo bibliométrico sob os resultados obtidos a partir de avaliação de categorias, estratégias, perspectivas, métodos e autores citados na fundamentação teórica de artigos publicados na ABEPRO, entre 2001 e 2011. Totalizando 201 artigos analisados. O enfoque foi na temática: “Medição e Avaliação de desempenho” e “Indicadores de desempenho”. No que se refere às estratégias de pesquisa, concluiu-se que há equilíbrio entre as estratégias qualitativas e quantitativas nos artigos publicados, o que implicou nas perspectivas adotadas, sendo elas, prática e crítica/reflexiva. Esta também influenciou diretamente nos métodos de pesquisa, respectivamente, com maior direcionamento ao estudo de caso e à análise fatorial. Além disso, considerou-se relevante analisar os autores utilizados no referencial. A pesquisa foi importante, pois tornou possível a mensuração de dados presentes em publicações de uma conceituada instituição que se referem a “Indicadores e Medidores de desempenho”, uma temática que se destaca por sua forte influência no mundo organizacional.
Palavras-chave: Indicadores de Desempenho, Medidores de Desempenho, Avaliação de Desempenho.