65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 1. Físico-Química
A IMPORTÂNCIA DA SERRAPILHEIRA NA QUALIDADE DO SOLO NO CENTRO DE APOIO A PESQUISA DO ISB/UFAM DE COARI/AM
Cristiane do Nascimento Ramos - ISB-Campus UFAM-Coari/Am
Fabio Gomes da Silva - ISB-Campus UFAM-Coari/Am
Helder Manuel da Costa Santos - Prof. Dr./Orientador-ISB-Campus UFAM-Coari/Am
INTRODUÇÃO:
O terreno do Centro de Apoio a Pesquisa do Médio Solimões do Instituto de Saúde e Biotecnologia-ISB/UFAM de Coari-Am possui uma área de 12 Km2 com cobertura de vegetação primária em quase 99% de sua área. A produção de serrapilheira é a devolução de nutrientes em ecossistemas florestais que representam à principal via de ciclagem de nutrientes solo-planta-solo, A produção de serrapilheira está relacionada com a densidade e diversidade de árvores presentes no local. Os estudos sobre a importância da serrapilheira na qualidade do solo permitem adquirir conhecimentos importantes sobre as suas características físico/químicas e informações que devem auxiliar na sua proteção, conservação e orientação do uso/ocupação adequado. A ausência de estudos sobre a importância da serrapilheira na qualidade do solo do Centro de Apoio a Pesquisa motivou a realização do presente trabalho.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O trabalho teve como objetivo avaliar a importância da serrapilheira na qualidade do solo e analisar a produção de serrapilheira no período de estiagem e de chuvas, bem como determinar as características físicas e químicas e as propriedades do solo.
MÉTODOS:
No primeiro momento foram construídos três coletores e instalados em diferentes locais da área de estudo, para coletas mensais das amostras da serrapilheira para a quantificação e classificação da produção da serrapilheira. Foram também coletadas amostras da serrapilheira na superfície do solo e do solo nas profundidades (0-5, 5-10 e 10-20 cm) que serviram para análises da umidade, do pH e dos macro e micronutrientes. As amostras foram coletadas no período de estiagem (outubro de 2011) e de chuvas (maio de 2012) para verificar a diferença da quantidade produzida e de suas propriedades no período de estudo. Cerca de 20g aproximadamente de solo foi pesada e levada para estufa a uma temperatura em média de 60ºC no laboratório de química do ISB-UFAM onde permaneceram até obter a massa seca para a determinação da umidade natural. O mesmo procedimento foi realizado para determinação da umidade da serrapilheira. As análises dos macro e micronutrientes foram feitas no laboratório da EMBRAPA-AM.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A serrapilheira é composta por frações foliares, galhos, sementes e outros. A quantidade de folhas produzidas, durante o período da pesquisa, oscilaram de 24 à 399 com umidade de 118,48 à 183,99%, os galhos de 26 à 123 com umidade de 11,34 à 21,70%, de sementes de 1 à 756 com umidade de 201,11% à 500%, material definido como outros oscilou em média 500 com teor de umidade de 1000%. Observa-se que materiais definidos como outros obtiveram destaque em relação aos demais materiais. Nas análises físico/químicas, os resultados revelaram que o Ca teve concentração de 0,05 Cmolc/dm3 no solo e na serrapilheira 0,86 g/kg e o Cu obteve altas taxas tanto no solo 0,45 mg/dm3 quanto na serrapilheira com 9,85 mg/kg. O P no solo com 3,3 mg/dm3 e na serrapilheira com 0,55 g/kg, o K no solo com 29,6 mg/dm3 e 2,1 g/kg na serrapilheira, o Mg com 11 Cmolc/dm3 no solo e na serrapilheira 1,4 g/kg, o Zn com 0,58 mg/dm3 no solo e com 14,58 mg/kg na serrapilheira, o Mn 0,864 mg/dm3 no solo e com 129,13 mg/kg na serrapilheira e o Fe obteve taxas elevadas tanto no solo 367,2 mg/dm3 quanto na serrapilheira 4512,46 mg/kg. O pH das amostras de serrapilheira foi em média de 4,6 e do solo 3,8. Em todos eles as concentrações apresentaram redução com o aumento da profundidade do solo.
CONCLUSÕES:
Durante a realização do trabalho percebeu-se que as camadas superficiais do solo são mais ácidas do que da serrapilheira. Os resultados das análises dos macros e micronutrientes e do pH mostram uma estreita relação entre o solo e a serrapilheira indicando que a mesma influência na qualidade do solo. Por outro lado, as características físico/químicas podem estar relacionadas ao tipo de solo da área de estudo que variam de franco arenoso, franco argiloso e franco argilo siltoso. As altas taxas de umidade da serrapilheira e a grande quantidade e variedades de materiais encontrados é devido à densidade de vegetação primaria que influenciará na umidade do solo. Sendo assim, além de contribuir como fonte de nutrientes para as plantas, a serrapilheira também tem fundamental importância na conservação dos ecossistemas florestais.
Palavras-chave: Importância da Serrapilheira, Qualidade do Solo, Município de Coari.