65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
CONCEPÇÕES DOS ALUNOS QUANTO AOS INSETOS
Jonhosson Guilherme Ferreira Lima - Depto.de Ciências Biológicas – Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
Thamiris Pinheiro dos Santos - Depto.de Ciências Biológicas – Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
Lais Caroline da Silva Santos - Depto.de Ciências Biológicas – Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
Monica Lopes Folena Araújo - Profa./Orientadora, coordenadora PIBID Biologia - Depto.de Educação – UFRPE
INTRODUÇÃO:
Os insetos destacam-se por se tratarem do maior grupo de animais existente, extremamente bem sucedidos e, apesar do seu pequeno tamanho, estão associados a diversos aspectos da vida do ser humano podendo ser útil, nocivo ou sem interferência na vida do homem, porém fazem parte da cadeia alimentar de outros animais (BUZZI, 2002). Aliado a isso, encontramos pessoas que não são capazes de diferenciar os demais artrópodes e até mesmo animais vertebrados dos insetos. Tendo o exposto como pressuposto, identificamos a necessidade de estudos sobre concepções dos estudantes do ensino fundamental e médio acerca dos insetos, pois tais dados podem subsidiar a construção de novos para o ensino de ciências e de biologia.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Objetivo geral: analisar as concepções de estudantes do ensino fundamental quanto aos insetos. Especificamente objetivamos: identificar o conhecimento sobre o que seriam insetos, saber dos alunos qual a importância atribuída aos insetos e elencar os insetos conhecidos por eles.
MÉTODOS:
Foram aplicados questionários a quarenta e seis alunos do 7° ano do ensino fudamental no turno da manhã, de uma escola estadual de Camaragibe que é parceira do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
Os questionários foram aplicados durante o mês de novembro de 2012 e o critério utilizado para escolha dos sujeitos de pesquisa foi a disponibilidade dos mesmos em contribuir para a realização de nossa pesquisa. No instrumento de pesquisa utilizamos apenas questões abertas para possibilitar aos alunos a oportunidade ampla de expressão de suas concepções. Os dados coletados foram analisados à luz da análise de conteúdo (BARDIN, 1970).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados indicam que: Para a pergunta “o que são insetos?” 26% dos alunos associaram insetos a animais pequenos; 22% animais pequenos que voam; 20% são invertebrados; 11% animais com ou sem asas; 6% são animais nojentos; 6% animais insignificantes e insuportáveis; 4% são irritantes, desprezíveis e chatos; 4% grupo de animais com 20 milhões de espécies. Quando pedimos para que os alunos citarem dez insetos, ao todo foram elencados 40 animais onde 30 eram insetos e os demais pertencentes a outras classes. Essa questão mostra que ainda existe dificuldade na identificação dos animais o que foi constatado por Posey (1983). Popularmente os insetos abrangem outros animais que não pertencem à classe Insecta, como aranhas, cobras e ratos. Os dez insetos mais citados e seus respectivos números em porcentagem foram: mosquito (51), barata (35), mosca (34), formiga (30), abelha (28), besouro (21), borboleta (21), gafanhoto (10) e grilo (9). Os não-insetos citados e seus respectivos números foram: aranha (19), carrapato (9), escorpião (3), rato (2), centopéia (2), lagartixa (1), lesma (1), minhoca (1) e caracol (1). Quando perguntamos aos alunos qual a importância dos insetos as respostas mostraram o pouco conhecimento do assunto, 34% dos alunos responderam “não sei”, “sei lá” ou nenhuma.
CONCLUSÕES:
Podemos perceber que os insetos mais citados fazem parte do cotidiano dos alunos, tendo em vista que o contexto influencia bastante na construção do conhecimento, é mais fácil lembrar das informações passadas sobre algo que está presente na sua realidade do que algo fora do seu alcance. Muitos dos alunos ainda não conseguem mensurar a importância dos insetos para o ser humano, apontados no questionário em maior parte como vetores de doença. A terceira pergunta do questionário no que diz respeito à importância deveria exigir dos alunos justificativas, o que não ocorreu e gerou respostas bastante amplas. O estudo aponta a necessária abordagem no conteúdo da Classe Insecta na escola tendo como ênfase as relações homem-inseto, tanto benéficas quanto maléficas de forma que os estudantes possam melhor compreendê-las. Ademais, os insetos têm importância fundamental na natureza como, por exemplo, são excelentes polinizadores. Entretanto, o conhecimento popular muitas vezes torna-os vilões que precisam ser combatidos. Daí a importância do ensino de ciências e biologia levar à escola conhecimentos que desmistifiquem os insetos e que levem os estudantes a respeitar a vida em todas as suas formas.
Palavras-chave: Entomologia, Escola pública, Ensino-aprendizagem.